O
KPowesave é um programa muito bom para KDE que gerencia a bateria do seu laptop, sendo possível definir perfis de uso para seu computador quando ele está usando bateria ou corrente alternada. Bom, feita a introdução, vamos à dica.
Seu
kernel já deve estar com os módulos ACPI carregados, você pode conferir indo no Centro de Controle > Controle de energia > Bateria do Laptop. No console temos o
acpitool, disponível pelo pacote para versão 10 do
Slackware, mas funciona bem:
Com o acpitool instalado, basta dar o comando:
# acpitool
e você verá o status da bateria, ac e thermal.
(se aparecer os dados da bateria em quaisquer uma das duas alternativas, está tudo certo para prosseguir)
Começando a instalação
Será necessário ter privilégios de root para poder prosseguir.
O KPowesave dá um pouco de trabalho para instalar, mas eu achei ele melhor que o gerenciador padrão do KDE (klaptop), você irá precisar compilar os fontes, nenhum dos pacotes TGZ que eu encontrei funcionaram, aí a melhor solução foi compilar (na verdade compilar é sempre a melhor solução, pacotes são apenas mais práticos).
Vamos à lista:
lazylibs
powersave
unsermake
kpowersave
Instalando o LazyLibs:
Este é um pacote um tanto quanto difícil de se achar, então estou facilitando e disponibilizando através do link:
Para compilar é fácil, eu aconselho não mudar nada na compilação porque depois irá facilitar na hora de instalar o powersave, então digite o seguinte:
# ./configure
# make
# make install
Instalando o powersave:
Agora que o Lazylibs está instalado, basta fazer a mesma coisa:
# ./configure
# make
# make install
Particularidades:
Antes de prosseguir você terá que fazer um pouco de "trabalho sujo", pois as libs do lazylibs e do powersave serão necessárias para compilar o kpowersave, e elas precisam estar como link simbólico na pasta /lib (agora não me perguntem porque, mas tem que ser link simbólico!). Então, vá até o diretório /lib:
# cd /lib
# ln -s /usr/local/lib/liblazy.so.0 liblazy.so.0
# ln -s /usr/local/lib/libpowersave.so.11 libpowersave.so.11
Instalando o KPowerSave:
Agora você terá que instalar o unsermake, para conseguir compilar o kpowersave, não sei bem da utilidade deste programa a única coisa que notei é que o make ficou colorido, mas por hora basta saber que o kpowersave não compila sem ele. ;)
Baixe o unsermake, descompacte em alguma pasta, eu particularmente descompacto essas coisas no /opt, mas fica a seu critério. Descompactado, você deve adicionar a pasta ao PATH do seu sistema, simples, não?!
# export PATH=/opt/unsermake:$PATH
Você pode alterar o arquivo /etc/profile e colocar esta linha no final do arquivo, andei pesquisando e vi que existem alguns outros programas que utilizam o unsermake para conseguir compilar. ;)
Agora é só seguir com o kpowersave:
# cd <diretorio-do-kpowersave-descompactado>
# ./configure
# make
# make install
Reinicie o KDE e execute o kpowersave.
Pronto, tudo instalado, funcionando...
Nenhum comentário foi encontrado.