Hoje precisei instalar o CD-ROM do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa num Desktop Linux Debian Sid. Foi simples. Carreguei o CD-ROM e executei o instalador através do wine.
Quando já estava quase acabando de copiar os arquivos apareceram diversas mensagens com código numérico, pensei que não daria certo, mas fui dando "enter" e a instalação ocorreu sem problemas.
Depois foi a vez de instalar o dicionário num netbook (eeePC da Asus). Agora vem a dica! O Houaiss tem um dispositivo que só permite a instalação a partir do CD-ROM. Quanto tentei executar a partir da pasta do HD onde havia gravado os arquivos, nada feito.
Abri as configurações do wine --> aba Unidades --> Adicionar --> E: (apontei para a pasta, no meu caso /home/user/Houaiss) --> Abri a aba Show Advanced --> Type (selecionar CD-ROM) --> OK
Dessa forma o Wine "engana" o programa de instalação do Houaiss e faz ele pensar que está rodando diretamente do CD-ROM.
Aí é só ir na pasta do HD e executar o instalador através do Wine. No final do processo aparecem as mensagens numéricas de erro. Dê enter seguindo de enter até terminar a instalação. O dicionário funciona perfeitamente!
Francamente, esse recurso do wine é fantástico. No Windows XP do netbook nem saberia como fazer esta instalação.
[2] Comentário enviado por fabiolm em 29/08/2009 - 07:29h
Não sei se existe algum dicionário que possa ser usado sem o wine. Mas, considere que o Houaiss tem uma qualidade realmente superior, além de ser muito vasto. (opinião sem conflito de interesses, ou seja, não ganhei nada para falar isso).
Utilizava o Houaiss através do site do UOL Biblioteca, como assinante. Só que, numa jogada de marketing, quando lançaram o Novo Houaiss (conforme as mudanças ortográficas e com CD ROM incluso), simplesmente tiraram o link de acesso da biblioteca UOL, numa tentativa de "turbinar"as vendas do dicionário. O site do UOL passou apenas a fazer a propaganda deste e a mensalidade do UOL continuou a mesma, revoltanto muitas pessoas, inclusive eu. Como dicionário no UOL ficou apenas o Michaelis, que é de qualidade inferior.
[3] Comentário enviado por fabiolm em 31/08/2012 - 13:41h
Recentemente atualizei o kernel do sistema para o 3.5.2 (conforme comentei em outra "dica") e percebi que a inicialização deste dicionário pelo wine tornou-se sensivelmente mais rápida (em comparação com o kernel 3.2 que vem por padrão no debian wheezy).