Olá a todos.
Eu sou o cracker Fênix e essa é a minha primeira contribuição no VOL.
Introdução
Explicação dos termos hacker, cracker e derivados by The Fenix.
Resolvi criar essa dica, pois mesmo na era digital em que vivemos, é muito comum ocorrer confusão entre os termos
hacker e
cracker, o mesmo acontece com seus derivados.
Eu sou um cracker mesmo, isso não significa que eu vivo destruindo tudo o que vejo, não é bem assim. Muitos chegam ao
GNU/Linux com o propósito de se tornar um hacker sem ao menos saber o significado da palavra, a culpa desse erro é de alguém certo?
Sim, mas é claro, eu digo a todos: a culpa é da mídia sensacionalista que diz o que quer sem ligar a quem vai prejudicar. Então, vamos lá.
Hacker
O termo hacker começou a ser disseminado por volta dos anos 60 e era usado para definir qualquer pessoa que possuísse um conhecimento ou habilidade superior às outras. Com a popularização dos computadores, logo foi empregado aos programadores que faziam modificações aos sistemas.
É isso que um hacker é: apenas um programador ou técnico em determinada área da informática. Ao contrário do que todos pensam, os hackers não invadem, quebram ou roubam pois, eles estão presos ao código de ética hacker.
Se o hacker violar o código, ele se torna automaticamente um cracker, do qual falaremos a seguir.
Cracker
O termo cracker foi criado pelos hackers para se defenderem da tarja de cibercriminosos. Com o surgimento dos hackers de computadores, alguns não só modificavam e aprimoravam os softwares, eles o faziam de maneira que danificassem aos outros.
Ou seja, os crackers pegavam um sistema e se empenhavam a quebrá-los para obter informações que fossem úteis a outros ataques, no início, apenas para divertimento, como o Capitão ZAP.
O termo ficou mundialmente conhecido depois da batalha travada por Tsutomu Shimomura contra o cracker Kevin Mitnick, ou seja, os crackers são os verdadeiros invasores, os donos do conhecimento. Os crackers sim quebram, invadem, roubam e etc.
Script Kiddie
Os script kiddies (garoto dos scripts) são os crackers iniciantes que partem ao sistema
Linux e começam a testar suas habilidades. O nome vem do ato de gravar o que se aprende em scripts para automatizar os trabalhos, pois não podem perder tempo.
A caminhada que seguem é árdua, pois cada vez mais as pessoas se tornam mais burras e encontrar um professor no meio disso tudo é praticamente impossível que dirá um bom professor.
A maioria dos ataques atualmente, são feitos por script kiddies testando seu conhecimento e suas armas, portanto, não adianta você tentar se manter livre de confusão, pois mesmo sem motivos, o seu sistema pode ser atacado por um kiddie que fará um estrago apenas para provar que é "bom" (nem tanto).
Lammer
O Lammer é o típico otário que se diz hacker, sem ao menos saber o significado da palavra. Não possui nenhum tipo de conhecimento, usa Windows e se acha o cara porque instalou um backdoor no computador do amigo de escola, desativando o antivírus e o Firewall. Só usa "receitas de bolo" (tutoriais) e "bolos prontos" (programas).
Conclusão
Muito obrigado a todos por lerem e vivam a força.
Lembrando que conhecimento não é crime, mas sim os atos que ele os leva.