Para quem usa Debian ou derivados e como eu acha legal ter um guia Linux na área de trabalho para servir de socorro, vocês podem usar o Foca Linux, ele é um pouco desatualizado, mas vale a pena.
Procedimento para o KDE:
Aperte alt+F2, digite "konsole" (sem os "") e confirme, em seguida estando conectado na internet digite "apt-get update" (confirme com enter) e depois "apt-get install focalinux-html".
Agora ele está instalado, você pode conferir apertando alt+F2 e digitando "konqueror /usr/share/doc/focalinux/html/iniciante/index.html".
Para colocá-lo na área de trabalho, clique com o botão direito do mouse sobre ela (a área de trabalho) e selecione a opção "Criar novo", agora clique na aba "Aplicativo" e depois em "Link para aplicativo...". No nome eu coloquei "Iniciante", na parte de comando coloque "konqueror /usr/share/doc/focalinux/html/iniciante/index.html", já pode clicar em concluir se quiser ou pode ir na aba "Geral", clicar em "Sem Ícone" e mudar o visual do lançador.
Vem duas outras versões junto: Intermediário e Avançado.
Eu criei lançadores para as três versões e coloquei dentro de uma pasta que eu mudei o ícone para um pinguim.
Agora para o Gnome:
Aperte alt+F2, digite "gnome-terminal" e confirme, em seguida estando conectado na internet digite "apt-get update" e depois "apt-get install focalinux-html".
Agora ele está instalado, você pode conferir apertando alt+F2 e digitando "epiphany-browser /usr/share/doc/focalinux/html/iniciante/index.html".
Para colocá-lo na área de trabalho, clique com o botão direito do mouse sobre ela (a área de trabalho), selecione a opção "Criar Lançador", agora no nome eu coloquei "Iniciante", na parte de comando coloque "epiphany-browser /usr/share/doc/focalinux/html/iniciante/index.html", já pode clicar em concluir se quiser, ou podem clicar em "Sem Ícone" e mudar o visual do lançador.
Vem duas outras versões junto: Intermediário e Avançado.
[1] Comentário enviado por rrodrigues345 em 04/06/2010 - 21:07h
Opa! que dica legal! Kra, quando eu li eu nem acreditei que podia baixar o guia pelo apt-get: isso foi esquisito! rsrs! Isso só mostra a importância que este guia teve e ainda tem, não é mesmo?!
Antes, o que eu fazia era simplesmente criar um lançador para o firefox abrir o site do foca linux, mas o inconveniente era que eu precisava estar conectado sempre! Dai eu baixava os PDFs, ms pdf não servia para os meus propósitos (leia abaixo) =D!
Outra recurso interessante, é que agora, com os htmls já no seu computador, o usuário pode copiar a pasta para o seu smartphone e assim ter um guia completo sobre linux no seu bolso! É verdade que ele é um pouquinho antigo, e em se tratando de internet, ontem sempre é muito velho para qualquer situação, mas existem coisas ali que servem perfeitamente até os dias de hoje, da mesma forma como um bom livro de faculdade continua servindo de referência por um longo período!!
Muito boa a sua dica, e fica aí minha sugestão para aqueles, que assim como eu, adoram entupir seus smartphones, de guias, livros e muito conhecimento, hehehe!