Bom, um dos primeiros passos dos programadores em C ou C++ é conhecer as bibliotecas e suas funções. Resolvi criar essa dica para explicar como funcionam algumas delas.
#include <stdio.h>
Acredito que todo programador ou iniciante de programação conheça essa, mas pra quem não conhece, vai conhecer agora. hehehe
Essa biblioteca é responsável pela entrada e saída "Standard In/Out", ou melhor, entrada e saída padrão. Nela encontramos funções para esse tipo de coisa, o que pode ser a leitura do teclado, escrita formatada (ou não) na tela e operações com arquivos.
Algumas funções dessa biblioteca: fprintf, printf, fscanf, scanf, getchar, putc, getc, fopen e fclose.
#include <ctype.h>
Esta biblioteca serve para testar caracteres. Aí você me pergunta:
- Junior, como assim testar caracteres?
Bom, quando eu digo testar caracteres, digo testar se é maiúsculo, testar se é minúsculo, testar se é espaço, testar dígito decimal... Além disso essa biblioteca permite converter maiúscula em minúscula e vice-versa. Algumas funções dela: isupper, islower, isspace, isdigit, toupper e tolower.
#include <string.h>
A biblioteca string é responsável por disponibilizar funções para trabalhar com conjuntos de caracteres, isto é, "strings". Este "header" possui dois grupos de comandos, os que começam com str e os que começam com mem.
O primeiro grupo permite, por exemplo: copiar, concatenar, comparar e ver o tamanho de uma string. As funções referentes a isso são: strcpy, strcat, strcmp e strlen. As funções do segundo grupo mencionado fazem coisas semelhantes como copiar, mover e comparar: memcpy, memmove, memcmp.
#include <math.h>
Está biblioteca declara funções matemáticas que podem servir para: achar a raiz quadrada, achar o seno, co-seno, tangente, logaritmo na base 10. As funções referentes a isso são: sqrt, sin, cos, tan, log10.
Fora isso, um outro uso para declaração desta biblioteca é a possibilidade de arredondar um número! Para isso usamos a função que retorna o valor absoluto: fabs.
#include <stdlib.h>
Ela é responsável pela conversões de números, as alocações na memórias e outras funções. Com ela podemos converter um "char" em um "double", converter um "char" para "long", criar um número randômico, alocar na memória, realocar na memória, desalocar da memória, execução de comandos do sistema operacional respectivamente. As funções citadas são: atof, atol, rand, malloc, realloc, free e system.
Também não podia deixar de falar que ela retorna o valor absoluto de um número inteiro usando abs.
#include <time.h>
Esta biblioteca declara funções para manipularmos a data e hora. Podemos usar esta biblioteca para pegar o horário do processador, pegar o horário do sistema, fazermos a diferença entre dois horários. As funções referentes são: clock, time e difftime.
[3] Comentário enviado por removido em 17/10/2009 - 09:11h
Como o Amigo falou não iremos confundir o iosteam com o stdio.h, mas a Dica e Muito Legal.
Não sabia detalhado quais as caracteristicas das bibliotecas do C;