Em 22/02/2007 foi publicada a dica que escrevi sobre "Iniciantes em
Linux". Como mencionei anteriormente, iniciei com Kurumin 3.0 (apanhei bastante), fiz upgrade para a distro Kurumin 6.0 (será que falei certo ou ainda tenho resquícios de Windows!) e já no início do mês de janeiro estava com o Mandriva-Free-2007 instalado... e acreditem, funcionando beleza.
Bom, não quero dizer que esse "beleza" é que eu tenha deixado ele redondinho por passe de mágica. Não! Apanhei bastante, mas com o que fui lendo por aqui, e confesso que só busquei informações aqui no VOL, eu consegui aprender bastante. Vejam que consegui aprender até a escolher onde buscar as upgrades e updates, consegui mexer no sources.list, instalei pacotes ".tar.gz", ".rpm" e até entendi as tais "dependências". Também entendi que precisamos levar em conta que temos pacotes para PCs com processadores de 32 bits(.i586), para PCs com processadores de 64 bits(.x86_64) e pacotes independentes de arquitetura de processador... olha só que avanço! :)
Mencionei, na ocasião, que talvez uma das opções para que eu conseguisse avanços em Linux seria me desligar um pouco daquelas idéias da filosofia Windows, não fazer comparações, e quando estivesse rodando o Linux, que pensasse em Linux somente, deixando o resto todo de lado. Assim como se eu nunca tivesse tido contato com Windows e que na minha máquina tivesse somente Linux instalado.
E o resultado foi que durante todo o mês de janeiro praticamente eu só usei Linux! E digo a vocês que deu certo! Consegui avançar mais que nos 5 meses anteriores. Claro que apanhei muito, mas sempre obtive ajuda. E o melhor: a ajuda que consegui sempre deu certo.
Sei que é muito difícil a gente se desligar completamente e pensar só em Linux, ainda mais quem usa Windows desde o MS-DOS 3.1 e passou pelo Windows 3.11, 95, 98, 2000...UFA! Mas garanto que é mais uma vitória. Confesso que ainda uso Windows para aquelas aplicações que ainda não conheço bem como funcionam em Linux, mas para as que eu já conheço só as uso em Linux.
Escolhi esse método e está dando certo pra mim, pois sinto que aos poucos estou usando mais o Linux que o Windows. Quero aproveitar e agradecer aqui a ajuda inicial que recebi (e recebo até agora) do
richardy lá de Natal-RN, pois chegamos a ficar no aMSN resolvendo problemas até quase 4 hs da madrugada! Quando que pessoal da Microsoft faz isso?! Pior, nem respondem as dúvidas encaminhadas a eles.
Espero que esta dica sirva de incentivo aos iniciantes que estão passando por isso tudo. E acreditem, é questão de filosofia, é questão de encarar de frente, é questão de querer... e procurar ajuda aqui, pois sempre tem alguém irá te ajudar a resolver.