Recentemente, um artigo (
GoboLinux? Que distro é essa? (Parte 2 - Instalação)) me chamou a atenção para uma distribuição que nunca havia usado:
Gobolinux. Fiquei impressionado em encontrar algo que já estava pensando, mas não sabia que já haviam feito: "reprojetar" o sistema de diretórios.
Só há um problema: o Gobolinux não se dá muito bem com dual boot. Parece o Windows: ele some com as outras distros do grub. Sofri muito com isso, pois uso quatro sistemas em minha máquina. Parece loucura, mas no meu caso é útil.
Enfim, como colocar o Gobolinux em multi boot? Ele parece escapar de todas as tentativas automáticas. E nem a sugestão dada pelo
Bruno de Jesus Barreira Pereira em seu artigo funcionou comigo. Então segue a dica, uma mistura de automação com mão na massa!
Primeiro, a parte "automática". De dentro do GoboLinux LiveCD, como root, faça como abaixo:
# grub
Vai iniciar o 'ambiente' grub:
grub>
root (hdX,Y)
grub>
setup (hdX,Y)
grub>
quit
Nos comandos acima, X e Y vêm da partição onde você instalou seu GoboLinux. No meu caso, embora pareça maluco, a partição estava num hd sata (único) em sda8. Portanto, no meu caso ficou:
(hd0,7)
O zero vem do fato de ser o primeiro hd. Se for o segundo, o X passa a ter valor igual a 1, e assim por diante. O sete vem de sda8. Isso ocorre pois o grub começa a contar a partir do zero, lembre-se.
Agora copie o setor de boot para o começo da partição. Vou usar o meu caso como exemplo:
# dd if=/dev/sda8 of=gobo.lnx bs=512 count=1
Está quase tudo pronto. Quase, pois se parar por aí seu grub nem sequer nota a presença do GoboLinux.
Lembre-se que estamos supondo uma máquina com outra distribuição já instalada. Assim, logue-se na outra distribuição onde o grub está sendo usado, e vamos alterar o grub na mão mesmo!! É isso aí.
Como root, abra com qualquer editor de texto simples o artigo /boot/grub/menu.lst e acrescente as linhas abaixo (após as outras distros):
# Adicionado por mim para Gobolinux
title Gobolinux
root=(hdX,Y)
kernel /System/Kernel/Boot/kernel root=/dev/sdaW vt.default_utf8=0 vga=791
Nas linhas acima, lembre que em (hdX,Y) vem da sua partição onde o Gobolinux está instalado. Segue a notação padrão do Grub, ou seja, se sua partição está no primeiro hd na partição 8, então deve colocar (hd0,7).
Já em 'root=/dev/sdaW' você coloca a partição com o GoboLinux na notação normal, sem seguir a notação do Grub. No exemplo dado no parágrafo anterior, se o hd é tipo sata devemos colocar 'root=/dev/sda8'.
Pronto!!! Agora é só salvar o arquivo e está pronto! Da próxima vez que iniciar a máquina, o GoboLinux aparece no menu de boot. E o mais incrível: funciona!!!!
?comentario=Juliaojunior, eu também uso quatro distros no meu hd, e realmente a gobolinux é antisocial, quando instalo distribuições com estas carcteristícas, eu parto logo para uma solução radical, no meu caso primeiro instalei a gobolinux e posteriormente uma distro buntu qualquer(ubuntu, kubuntu, edubuntu, xubuntu, etc), ocorre tudo certinho desde que você não instale a gobolinux na mbr. Voltando a gobolinux verifiquei a ausencia de documentação principalmente em português para a distro, caso tenha alguma dica repasse para o vol.