Drivers do Dell 5470 no Ubuntu 14.04, Linux Mint ou derivados
Abaixo, você encontrará passos para a resolução de alguns problemas que tive.
Temos quatro problemas básicos após a instalação do GNU/Linux no Vostro 5470:
O botão direito do touchpad não funciona;
Áudio baixo e o subwoofer não funciona;
Sem driver para a placa de vídeo NVIDIA GT 740M;
Leitor de digitais não funciona no GNU/Linux, mas mesmo assim, continua sugando energia, eu acho...
Para fazer os passos, utilizaremos linhas de comando e um pouco de edição de arquivos usando o GEdit, por isso, tenha em mãos o terminal e um pouco de atenção. :)
* Atenção: substitua a parte do código que tem "seu-nome-de-usuário" pelo nome do seu usuário (exemplo: lucas) e adicione o código modificado por você antes de "exit 0":
cd /home/seu-nome-de-usuário/mouse && make && sudo cp psmouse.ko /lib/modules/`uname -r`/kernel/drivers/input/mouse/psmouse.ko && sudo rmmod psmouse && sudo modprobe psmouse
- Pergunta: O que os passos acima fazem?
- Reposta: baixam um driver postado por um usuário num fórum da Canonical e adicionam comandos para que o driver seja instalado toda vez que você reiniciar sua máquina. Isso é necessário, pois após as atualizações do kernel, o driver seria quebrado/removido sem essas linhas de código.
Desabilitando o leitor de digitais que não funciona no GNU/Linux, mas continua sugando energia:
Essa é fácil, basta desabilitá-lo na BIOS:
Pressione F2 durante o boot;
Vá até a aba: Advanced;
Selecione: Miscellaneous Devices;
E desative: Finger Print.
Notas
¹ Se você não for jogar, ou se for jogar mas não for jogar nada muito pesado, não precisará usar a placa da NVIDIA, portanto, ela só gastará mais energia.
Desativando-a, você terá uma maior duração de bateria, se você também quer fazer isso, pesquise "NVIDIA" no Dash (similar ao iniciar do Windows) e abra o NVIDIA x Server Settings. Na seção PRIME, selecione Intel e clique em Sair.
Para já colocar suas configurações em prática, basta encerrar sua sessão e entrar novamente com seu usuário.
² Como não pretendo usar a placa de vídeo, não cheguei a testar isso, a dica veio de alguém com o mesmo aparelho. :)
³ Não tive nenhum problema com isso, nem acho que tenha algo a ver, maaaas, se você tiver, pode ser que isso resolva. E se não resolver, fale com a gente aqui, que lhe ajudaremos. :)
[1] Comentário enviado por eldermarco em 09/06/2014 - 10:13h
Fala Lucas! Excelente dicas!
Como um usuário empolgado dessa máquina, também tenho algumas coisas a dizer, rsrs:
Em relação ao clique com o botão direito não funcionar, eu registrei um bug contra o kernel no bugzilla da Red Hat e o problema já foi resolvido. Inclusive, recebi um e-mail dizendo que o patch já foi aplicado ao kernel. Creio que nas próximas atualizações -- não as primeiras -- não vamos mais precisar fazer um procedimento desse tipo:
Eu apliquei esse patch na libfprint e gerei novamente o pacote para o fedora, além de ter tido que reempacotar o fprintd também. O dispositivo foi detectado, mas eu não sei se sou muito ruim para gravar uma impressão digital ou se esse tipo de dispositivo é que não é muito preciso. Só uma vez que funcionou o reconhecimento. Em todos os outros ele dizia que a impressão digital lida não batia com a gravada. Tentei de várias formas e nada.
Já em relação ao áudio, funcionou legal aqui. Mas parece que o som é um pouco mais baixo que em outras máquinas, não? Vou ver isso.
Em relação a placa Nvidia, eu acho que é porque não há suporte pra ela nas versões de driver que se encontram nos repositórios. Mas creio que em breve eles devem atualizar!
[2] Comentário enviado por removido em 09/06/2014 - 23:47h
Salve Lucas! O lance da placa NVIDIA, o que me deixou bastante satisfeito no Ubuntu 14.04 foi o aplicativo prime-indicator. Com apenas um click, caso seja necessário, você troca da placa da Intel para a placa da NVIDIA. Literalmente um clique mesmo.
Para instalar basta apenas já ter o driver atualizado da NVIDIA (sugiro instalá-lo pela central de programas do ubuntu - é a versão testada) e, logo após instalado, não precisa nem fazer log out na máquina e dar o seguinte comando:
ps: aqui não funcionou a instalação do driver para controle do subwoofer. Não aparece as opção de PIN. Apenas "options" e "select codec". De qualquer forma vou tentar mais uma vez após fazer um upgrade do sistem. Assim que obtiver o resultado posto aqui.
[3] Comentário enviado por thiagomundo em 11/06/2014 - 09:47h
Lucas, instalei o ubuntu 14.04 no meu vostro 5470, tenho esses problemas que vc mostrou ai e mais alguns.
Não consegui arrumar o Touchpad, e quando fiz o comando para o som, o pc ficou mudo.
Sou novato com o Linux não sei se fiz os comandos certos. Se puder me diz se os comandos do jeito certo os comandos:ou comantar passo a passo como fiz:
2º ainda no terminal copiei e colei o comando: $ sudo gedit /etc/rc.local
3º Depois disso abriu o rc.local (/etc) -gedit
nessa janela que abriu eu copiei e colei o comando: cd /home/thiago/mouse && make && sudo cp psmouse.ko /lib/modules/`uname -r`/kernel/drivers/input/mouse/psmouse.ko && sudo rmmod psmouse && sudo modprobe psmouse
(com meu nome de usuário inserido, conforme você orientou)
essa janela ficou assim:
#!/bin/sh -e
#
# rc.local
#
# This script is executed at the end of each multiuser runlevel.
# Make sure that the script will "exit 0" on success or any other
# value on error.
#
# In order to enable or disable this script just change the execution
# bits.
#
# By default this script does nothing.
# cd /home/thiago/mouse && make && sudo cp psmouse.ko /lib/modules/`uname -r`/kernel/drivers/input/mouse/psmouse.ko && sudo rmmod psmouse && sudo modprobe psmouse
exit 0
4º ai salvei a alteração e voltei para o terminal
e fiz update.
Não sei se fiz tudo certo, deve ter alguma falha nesse processo pode me ajudar com isso?
[4] Comentário enviado por lucasljj em 11/06/2014 - 11:13h
@thiagomundo, primeiramente, faltou um comando nessa dica, (tar zxvf mouse.tgz) logo depois do "wget..." após executar esse comando, faça novamente os passos a partir do 2º seguindo a ordem do seu comentário :) depois, remova o "#" que vocẽ colocou ali antes do código no /etc/rc.local, com esse "#" o código passa a ser somente um comentário e não fará nada
Quanto ao áudio, vá nas configurações do sistema e entre na parte do Som, lá, se por algum motivo obscuro houver alguma outra saída selecione ela, aumente o volume e teste, se não resolver mande uma screenshot (envie ao imgur.com) da janela do hdajackretask na parte em que você fez as modificações pra eu dar uma olhadinha no que você marcou
@eldermarco, queria responder depois de alguns testes, mas, esse é um dos meus males, sempre esqueço que notícia ruim é melhor que notícia nenhuma kkk, enfim, interessante a sua contribuição ao Kernel :) achei que seria beem complicado fazer um report de algo assim e preferi trilhar o caminho das pedras (gambiarra hahaha)
Quanto ao leitor de digitais, seria muito bem vindo um driver que funcione, vou esperar sair alguma versão nova dele com esse path, ou não, e vou testar ;)
Já quanto ao áudio, o Kernel 3.15 resolve (aparentemente de forma parcial no Ubuntu, vou testar com o Fedora nessa tarde, vai que é a algum controle energético a mais do Ubuntu... quem sabe...), o bendito subwoofer só liga mesmo quando eu desligo o áudio (fn + f6) e religo novamente, assim o áudio fica perfeito, isso sem fazer aquela dica ali do áudio, fazendo a dica ele fica 100% do tempo ligado, o que não é o ideal, já que distorce o som real, mas, fica BEEm alto, eu prefiro "baixo" com uma maior qualidade sonora, é uma pena não ter como editar a dica :/
@renatomaciel Legal a dica do Prime Indicator, vou lembrar dela caso queria usar a placa dedicada. Se ainda tiver problemas com o áudio é só dizer :)
[5] Comentário enviado por eldermarco em 11/06/2014 - 12:23h
Em relação ao som ficar alto, isso não ocorre no fedora também não. Mas eu havia lido que o volume desse computador não era alto mesmo e por isso não achei estranho. Se tu quiser testar o fedora já com essa correção, me avise que eu faço o upload do pacote do kernel com esse patch que corrige o problema com o mouse. Acho que ainda vai demorar alguns dias ou semanas até essa atualização chegar no fedora, embora ela já faça parte do kernel.
Se tu quiser testar o leitor de impressões digitais, também tenho os pacotes recompilados com o patch aplicado.
Update: Vi agora que o kernel com o patch para corrigir o problema já foi gerado pelo projeto fedora. São os pacotes kernel-3.14.7-200.fc20 e kernel-3.14.7-100.fc19. Devem já estar no repositório updates por esses dias e não será necessário mais nenhuma gambiarra. Eu também informei ao pessoal do Ubuntu em um bug similar no launchpad.
(gedit:2759): Gtk-WARNING **: Calling Inhibit failed: GDBus.Error:org.freedesktop.DBus.Error.ServiceUnknown: The name org.gnome.SessionManager was not provided by any .service files
(gedit:2759): Gtk-WARNING **: Calling Inhibit failed: GDBus.Error:org.freedesktop.DBus.Error.ServiceUnknown: The name org.gnome.SessionManager was not provided by any .service files
root@thiago-Vostro-5470:~#
[7] Comentário enviado por eldermarco em 12/06/2014 - 07:58h
Thiago,
Não é necessário colocar isso no rc.local. Aliás, acho que nem o modprobe é necessário depois que tu reiniciar a máquina, uma vez que tu já terá colocado o módulo no lugar correto. Eu nunca cheguei a instalar um módulo individualmente, mas creio que o que eu disse abaixo deve funcionar.
Começando do zero, faça o seguinte como usuário comum:
E se o módulo tiver sido compilado com sucesso, tu deverá ver um arquivo chamado psmouse.ko no diretório atual. Se não ver ele, é porque houve algum erro durante a compilação, provavelmente porque está faltando algum pacote de desenvolvimento necessário para que dê tudo certo. Mas se deu tudo certo, copie o módulo para o local que o Lucas sugeriu, mas antes faça um backup do módulo psmouse.ko que está na sua máquina:
Em seguida, reinicie a sua máquina e veja se o botão direito funciona normalmente.
Uma outra alternativa seria, em vez de copiar o módulo para esse diretório, você descarregar o módulo que está lá e inserir esse:
$ sudo rmod psmouse
$ sudo insmod ./psmouse.ko
E testar o botão direito da sua máquina, sem precisar reiniciar. O problema é que tu terá que fazer isso toda vez que ligar a sua máquina, uma vez que o kernel vai sempre carregar o módulo psmouse oficial dessa maneira.
E nesse bug que é citado esse procedimento e é bom acompanhar ele para saber se uma atualização do kernel com essa correção foi liberada. Quando tu instalar ela, já não vai mais precisar fazer nada disso.
[8] Comentário enviado por eldermarco em 13/06/2014 - 19:53h
Pronto senhores,
Quanto ao problema com o clickpad , isso já foi resolvido no fedora e uma atualização do kernel já está disponível para o fedora 19 e 20. Eu testei e está tudo OK. Em breve deve ser resolvido também em outras distros porque a correção já faz parte oficialmente do kernel.
[9] Comentário enviado por lucasljj em 05/07/2014 - 02:58h
Correção para outro problema: Vocês já devem ter notado que o touchpad é inteiramente sensível ao toque, inclusive os botões, certo?
As vezes quando vou clicar em algo acabo movendo sem querer o cursor um pouco e acabo clicando nos lugares errados, para solucionar o problema eu desativei a sensibilidade touch nos botões do touchpad.
Caso queira fazer o mesmo abra o "Aplicativos de sessão" e clique em "Adicionar"
em "Nome" insira: Fix do botões do touchpad
em "Comando" insira: synclient AreaBottomEdge=1700
e em "Comentário" insira: Desativa a sensibilidade touch nos botões do touchpad
isso tem uma cara danada de gambiarra e só funcionará para o seu usuário, caso queira fazer em outros usuários repita o processo, como é algo que achei hoje hoje/ontem a noite não tentei colocar o código no lugar correto :-P
fica a referência de onde inserir o código caso você saiba o que esteja fazendo /usr/share/X11/xorg.conf.d/50-synaptics.conf
Não insira isso em qualquer lugar do arquivo ou terá uma tela preta da morte quando reiniciar o pc kkkk eu mesmo detonei o meu X umas 2 vezes só testando jogar o código entre as "tags", tenha muito, muuito cuidado :)
PS: apartir de alguma versão do Kernel 3.15 o problema do click direito não funcionar foi resolvido, caso queiram deixar de lado a gambiarra acima basta atualizar o kernel pra versão 3.15 final ou + :)
[11] Comentário enviado por lucasljj em 01/04/2015 - 00:04h
[10] Comentário enviado por jukinha em 31/03/2015 - 14:13h
Ola não consegui instalar mousepad e nem placa de video, poderia me ajudar?
Posso sim, esta dando esses erros pois você esta usando Debian, mas...
No Ubuntu, a partir da versão 14.04.2, os problemas com o touchpad e o áudio foram resolvidos automaticamente já que a versão LTS agora usa o Kernel 3.16, mas, a gente pode ver o que dá pra fazer aí... amanhã dou uma olhada e te ajudo
[12] Comentário enviado por lucasfariaslf em 23/02/2016 - 02:54h
Espero que esteja alguém por aqui ainda... Comprei um 5470 hoje. Porém:
Já testei duas versões do Lubuntu, a mais recente LTS 14, e a 15.10. Em ambas, simplesmente, sem áudio. :(
Resolvi tentar a solução do subwoofer apresentada no post, só que quando clico em Apply Now, aparece: tee: /sys/class/sound/hwC1D0/reconfig: Device or resource busy.
No alsamixer, aparece a placa de hdmi e a Realtek ALC290. Mas mesmo mudando os controles de som continuo sem áudio.
[13] Comentário enviado por thatiane.lima01 em 10/12/2016 - 11:21h
Gente, alguém aqui teve o problema com a rede wifi? Eu sou novata no Linux e acabei de comprar o Vostro 5480 e a rede tá caindo de 5 em 5 minutos. No site da Dell eles instruem a instalar um drive mas não tem a opção para Linux. No site da intel tem mais de uma opção e eu não sei qual colocar e nem como instalar alguém pode me ajudar?
Obrigada