Curso gratuito de Joomla e e-book (administração e programação)
Mesmo sendo um CMS simples, ainda existe quem considere o Joomla um CMS difícil de se usar: por conta disso, um dos objetivos desta dica é o de demostrar a facilidade de se lidar com ele.
Eu convido aos que acham que o Joomla é difícil e que tem um código feio a experimentarem os tutoriais deste site! Lembre que, se você é um destes a não experimentá-lo, estará deixando de usar uma ótima ferramenta de trabalho.
Caso tenha pressa e não queira ler as quase 250 páginas propostas, vá direto à seção de vídeo-aulas, que eu criei para ajudar meu filho de 9 anos (Elias) a usar o Joomla. Ele tem um site que criei e ele administra (elias.ribafs.org) e atualmente está aprendendo a criar sozinho sites com o Joomla.
Para os programadores, o Joomla tem um framework com boas funções que facilitam a vida. Para os designers, reconheço que o Joomla realmente ainda usa tabelas para o layout de alguns templates (mas apenas para alguns e podemos mudar isso).
Eu criei um template partindo do template padrão do Joomla 1.5 e, trocando as tabelas existentes por CSS, também incluí bons recursos no mesmo. Este template e diversas outras extensões de exemplo estão à disposição na seção código fonte (é um template com muitos recursos e mostrando detalhes da sua criação).
Com o conteúdo do site criei um PDF (e-book) e o coloquei à venda no Bubok e também no site do curso de Joomla (lembrando que o conteúdo do e-book é semelhante ao do site - o site, porém, ainda tem algo a mais, como as vídeo-aulas e o código fonte citado).
[1] Comentário enviado por guimaluf em 09/02/2010 - 11:21h
Cara parabens!!
Joomla é uma ferramenta excepcional!
Não sou muito habilidoso com desenvolvimento web e o joomla transforma o processo criativo em brincadeira de crianca!
[2] Comentário enviado por ribafs em 09/02/2010 - 11:28h
Concordo plenamento com você. Além de facilitar ele ainda traz uma grande quantidade de bons recursos.
Chega ao ponto de permitir que um cara desenrolado crie um site profissional sem nenhum conhecimento de programação web.
E ainda tem gente que acha o Joomla difícil. Pensando nesses criei este site. Acredito que isso se deve a pressa dos nossos dias e que nos impõe o uso dos computadores. Já prestou atenção que a maioria de nós é muito apressada. Acredito que em especial os designers, que se sentem de certa forma à vontade com o WordPress, sentem dificuldade no Joomla.
Repito o convite: veja primeiro a seção de videoaulas que criei para meu filho de 9 anos e que hoje já está aprendendo a criar sites com o Joomla. Depois, se achar que vale a pena veja outras seções.