Configurando impressora HP600 em modo econômico no Linux
Não sei se alguém aqui já teve este problema, então vou compartilhar o que aprendi com vocês aqui. Utilizo Ubuntu, mas provavelmente vá funcionar com outras distribuições também.
Recentemente migramos aqui no trabalho de Windows pra Linux, totalmente, porém quando fomos instalar o driver da impressora que usamos (uma HP Deskjet 600 velha de guerra), notei que mesmo que configurássemos a mesma para que imprimisse em modo "draft grayscale", a mesma imprimia no modo "normal" gastando horrores de tinta a cada impressão.
O "Erro"... Quando a instalei através do programinha de administração de impressoras que vem com o Gnome, escolhi o modelo de impressora que mais me parecia adequado para a mesma "Deskjet 600", lógico, mas não funcionou. Como driver utilizei o "hpijs", este está certo.
Qualquer dúvida quanto ao programa é só executar no terminal o comando:
$ gnome-cups-add
E será aberta uma janela que levará a figura abaixo:
Conforme a figura, com o modelo Deskjet 600 (que não deveria ser o errado), mesmo que configurasse tudo certinho nas preferências de impressão ela continuava imprimindo em modo normal gastando um monte de tinta.
A solução...
Fui experimentando outros modelos de impressoras da lista até que cheguei em um chamado "Deskjet 610CL" (acho que nem de longe é o modelo da minha impressora), mas tudo bem. Escolhi esse, configurei a impressão para "Draft Grayscale" e pronto... Lá estava ela novamente funcionando certinho.
Não sei o que poderia estar errado, acho que nada, mas mudando isso deu tudo certo.
Espero que essa dica ajude alguém mais a economizar uns trocados em tinta. :)
[3] Comentário enviado por gersonggoiano em 23/04/2012 - 11:59h
Ola, ai vai uma dica por experiencia própria:
Utilizo SO Ubuntu 11.04 e a Impressora HP PSC 1500 series e não conseguia imprimir em modo econômico.
Configurei no no modo "Fast Draft" ou "Rascunho Rápido" digitando "Impressão" no menu iniciar e acessei o gerenciador de impressoras.
Até ai, nenhum problema.
Em seguida imprimi um arquivo .pdf e ele imprimiu normalmente, gastando mais tinta do que o estimado.
Novamente no arquivo .pdf, executei o "Ctrl + P" e olhei as configurações, e não estavam do jeito que havia configurado como padrão.
O PROBLEMA: No Windows, uma vez configurada a impressor em "Preferencias de Impressão", é impresso tal qual foi configurado. Já no Ubuntu, isso não ocorre por que, no caso do arquivo .pdf, ele imprime a partir da ULTIMA CONFIGURAÇÃO VALIDA, aquele feita NA HORA. E não da configura padrão.
A SOLUÇÃO: NÃO PERCA TEMPO configurando a impressora pelo gerenciador. Se você imprimi arquivos de textos com frequência, por exemplo, basta você configurar uma vez na hora da impressão, e os demais seguiram a mesma lógica. Na duvida, aperte "Ctrl + P" e reveja as configurações. Espero ter ajudado.