Para quem faz uso de microfone no
Linux para fazer gravações, lives, tutoriais em vídeo e tudo mais que requeira um microfone pode acabar passando por uma situação onde algumas passagens da gravação por voz o som fica mais alto ou mais baixo de repente, dando um ar de amadorismo à produção e criando muito incômodo tanto para quem cria quanto para quem consome conteúdo. Nessa dica vamos ver como diminuir a incidência desse "problema" que ocorre tanto no
Pulseaudio quanto no
Pipewire.
Primeiro temos que saber qual é o caminho dos arquivos de configuração (arquivos .conf) para o Pulseaudio. No Pulseaudio normalmente fica em:
/usr/share/pulseaudio/alsa-mixer/paths/
/usr/share/alsa-card-profile/mixer/paths/
Pode ocorrer do caminho ser diferente dependendo da distribuição mas, em todos os casos, deverão aparecer arquivos como na imagem abaixo:
Esses arquivos controlam os dispositivos de entrada e saída e, no nosso caso, vamos nos ater apenas aos dispositivos de entrada. Para saber qual dos arquivos está sendo usado, digite no Terminal (instale o pacote
pulseaudio-utils para usar o comando 'pactl'):
pactl list sources | grep ativa
Atenção que o item "ativa" vai depender se o seu sistema está em português. Algo como mostrado abaixo deverá aparecer:
Porta ativa: analog-output-headphones
Porta ativa: analog-input-mic
No nosso exemplo (real), o arquivo que devemos editar seria o
analog-input-mic:
sudo nano analog-input-mic.conf
Procure pelos itens
[Element Mic Boost],
[Element Mic] e
[Element Mic Boost (+20dB)] e em
volume troque o
merge pelo
zero ou
off. No
zero o recurso de autoganho fica diminuído mas não desativado; já o
off desliga essa opção. Todos os arquivos dos dispositivos de entrada tem essas opções; descobrindo qual está sendo usado basta mudar as opções mostradas.
Um complement que pode ser fieto é instalar o pacote
pavucontrol que é um controle de volume do
Pulseaudio (e que roda sobre o Pipewire). Na janela de
Input Devices você pode configurar fixamente o volume do microfone que não vai mais dar aqueles aumentos exagerados de volume do que é captado pelo microfone.
O "ajuste fino" do volume então deverá ser configurado de acordo com as suas necessidades mas o controle básico continuará podendo ser feito via ícones nas barras de status das interfaces gráficas que permitem o uso desses atalhos para o microfone e o volume. Então, nesse caso o Pavucontrol é usado para fazer o ajuste fino e, normalmente, só é usado uma ou duas vezes.