Recentemente precisei configurar um laboratório de informática de uma faculdade de forma que os clientes
LTSP utilizassem o HD local para iniciar o processo de boot via rede e carregar o LTSP. Não é o objetivo deste artigo explicar a instalação e/ou configuração de um servidor LTSP, para isso utilizem outras fontes encontradas na internet, eu recomendo este arquivo:
Após algumas pesquisas me deparei com vários artigos explicando o processo de configuração da estação através do tomsrtbt (uma distribuição
Linux que funciona a partir de um disquete!) mas, após seguir todos os passos, não consegui dar boot nas estações. Então encontrei uma modificação feita no tomsrtbt que permite configurar a estação com um único comando! Segue abaixo o passo-a-passo.
Baixe a modificação do Tomsrtbt em:
Descompacte o arquivo, entre no diretorio gerado e insira um disquete novo no drive.
Execute o script de instalação:
# ./install.sh
Após alguns minutos será gerado um disquete de boot, onde você deve inicializar a estação com este disquete. Após o sistema carregar, basta digitar:
# ./ltsp.sh /dev/hda1 (utilize fdisk -l para descobrir a partição primária).
Reinicie a máquina, você deverá ter uma opção do Lilo chamada LTSP. Basta a utilizar e a estação vai iniciar o processo de boot pela rede.
Obs.: Essa solução usa um driver (etherboot) genérico que suporta diversas placas, mas vale ressaltar que podem existir problemas com algumas placas de rede não suportadas por este driver genérico, neste caso, você precisa baixar o driver correspondente a sua placa de rede na URL abaixo e gerar novamente o disquete de boot.
Até a próxima!
Referências
Nenhum comentário foi encontrado.