Essa dica é para habilitar a conta root no Ubuntu, não sendo mais necessário ficar usando o comando "sudo" toda vez que for necessário dar um comando como super usuário.
Mas porque habilitar ou desabilitar a conta de super-usuário? Essa pergunta pode ser respondida da seguinte forma: a conta vem desabilitada por padrão porque não é seguro trabalhar como root o tempo todo, pois algum arquivo poderá ser movido ou editado de forma equivocada, sendo assim a conta fica restrita a ser usada com o comando sudo antes de cada comando para justamente evitar equívocos, porém quando estamos trabalhando montando serviços, programando ou fazendo alguma outra tarefa que exija poder de super-usuário, é super desagradável ficar usando o sudo, por isso é viável a habilitação do root, sendo necessário somente abrir um terminal, digitar "su" e colocar a senha do root.
1a. forma
Para habilitar dê o comando abaixo um terminal:
$ sudo passwd root
Digite e confirme a senha.
Pronto, agora para utilizar o usuário root basta se logar em um terminal e:
$ su root
e digitar a senha escolhida.
Para desabilitar a conta do root basta:
$ sudo passwd -l root
Aí a conta será desabilitada.
2a. forma
Outra forma de habilitar a conta é:
$ sudo su
$ passwd
Digite e confirme a senha.
(Essa segunda forma foi contribuída pelo moderador chemonz)
ATENÇÃO: Muito cuidado ao usar a conta de ROOT, tenha certeza do que você faz, pois pode estragar o sistema.
[2] Comentário enviado por bryan em 09/12/2006 - 11:53h
Caras, não precisa disso para ativar o root.Quando instalei o Dapper (e provavelmente isso continua no Edgy) o root começa configurado com a senha do usuário. Então, para entrar na conta de root através do su, executa-se o comando sudo su root. Digita-se a senha de usuário normalmente e pronto. Pode-se mudar a senha de root depois, pois esta configuração não é muito segura. Também pode-se adicionar o usuário comum num grupo com permissões de executar o su (por isso que se tem que usar o sudo antes do su, o usuário normal não tem permissão de executá-lo, mas tem permissão de executar comandos administrativos através do sudo). Concordo com josevitor, tem que se frisar que o root deve ser usado com muito cuidado. Um descuido só pode detonar o sistema inteiro.
[6] Comentário enviado por karoou em 29/07/2008 - 19:01h
eu digitei esses comandos no terminal e funcionou, só que quando eu fiz "logoff" não apareceu o root na hora de iniciar, somente apareceu
o meu usuário, sem direitos administrativos. como eu faço para iniciar o linux com o root?
[7] Comentário enviado por nathan12082001 em 29/01/2009 - 12:29h
sou novato em linux,e estou com problema para logar como root,porque quando eu vou salvar arquivos o sistema informa que não tenho privilegios para tal,o que fazer pro favor?
[10] Comentário enviado por nadoreis em 09/11/2009 - 08:24h
Nota dez, para a dica do colega, estou trabalhando diretamente com o linux mas sabe como é! A maioria das pessoas tem preguiça de ler, de aprender de pesquisar, ouvir etc...
Eu tb não sou diferente sempre usei windows, e continuo usar em dual boot,"não sou hipócrita," mas com tudo agora,estou usando muito mais o ubuntu e o " linux educacional", que é baseado no ambiente gráfico KDE. Que é usado pelo Mec na inclusão digital nos colégios, nos labs de informática de todo Brasil.
Chega de fast-food, já era!!
Agora é de ir em frente e trocar conhecimento de forma livre contribuir de alguma forma. Porque sanguessuga já temos de sobra, precisamos de uma mudança para fazer um mundo melhor!
P.S.. Uma dica.. tem tudo haver com o Linux pensa?
Experimente plantar tempeiro verde, é simples, e plantar feijão em pequena quantidade.. é simples, e depois fazer uma feijoada.
Não sabe fazer uma feijoada.??.é fácil, tem varias receitas na rede, ou naquele caderninho de receitas da nossa mãe ou da vovó. Sem duvida vc vai adorar o que vc conseguiu fazer...sucesso,,:-)
[12] Comentário enviado por mariomayerle em 07/07/2010 - 13:39h
Parabéns pela dica, mas pra mim é MUITO mais fácil digitar:
$ sudo bash
Colocar a senha de usuário principal do Ubuntu e começar a trabalhar com root.
#
A explicação é que bash é o shell padrão do root no ubuntu, e se vc executa ele como root, usando o sudo, logo você usará o shell do root como root da máquina.
[19] Comentário enviado por ecreziel em 28/05/2012 - 18:39h
Conseguir logar com o superusuario, porem para sair não deu, aparece a mensagem " Passwd: nao foi possivel bloquear etc/shodow; tente mais tarde." Alguem sabe porque?
[30] Comentário enviado por huerta2014 em 23/10/2019 - 09:31h
opa tudo bem,
excelente dica porém ao efetuar os passos acima retorna seguinte mensagem abaixo alguém poderia auxliar ?
scar@scar-275E4E-275E5E:~$ sudo passwd root
[sudo] password for scar:
Sorry, try again.
[sudo] password for scar:
sudo: unable to open /var/lib/sudo/scar/0: No such file or directory
Enter new UNIX password:
Retype new UNIX password:
passwd: Authentication token manipulation error
passwd: password unchanged