Senhoras e senhoritas do Viva o
Linux, aqui começa mais uma
Dica do Dino® adicionando mais uma entrada no menu de fast-foods do Open McSUSE Tips para os senhores. Hoje veremos como alterar o gerenciador de login no Camaleão. Para quem não sabe, a ex-distro da Novell não usa o systemd para essa tarefa, então isso aí embaixo não funcionará:
# systemctl enable lightdm
O
openSUSE mostra com orgulho que é um filho do
Slackware neste momento, pois a alteração de gerenciador de login é feita por meio da edição de um arquivo de sistema. Quer saber como faz? Então corra atrás de uns calangos na caatinga, compre umas coleirinhas para eles e vamos nós lidar com o nosso camaleão virtual!
1. O arquivo
O arquivo a ser editado é o
/etc/sysconfig/displaymanager, e não surpreendentemente isso deverá ser feito como root:
# vim /etc/sysconfig/displaymanager
Você pode usar o editor de textos de sua preferência, mas
GNU/Linuxers de verdade usam o Vim. Cyberboys usam Emacs, enquanto winusers e ubunteiros ficam no Gedit ou em qualquer outra coisa que não rode no terminal. Mas enfim, nesse arquivo procure a seguinte linha:
DISPLAYMANAGER="gdm"
Isso diz ao sistema que ele deve usar o GDM como gerenciador de login. Se na hora da instalação do sistema você preferiu o KDE, nesta linha estará escrito:
DISPLAYMANAGER="kdm"
Se você usa outro gerenciador de login o nome dele estará aí bonitinho e todo em letras minúsculas. Altere a linha para usar o gerenciador de login mais adequado ao seu gosto. No meu caso, por exemplo, fica:
DISPLAYMANAGER="lightdm"
1.1. Feeling lucky, lad?
Se você sabe qual é o seu gerenciador de login atual e sabe qual é o que você deseja, por que diabos abrir o arquivo acima citado em um editor de textos quando você tem o terminal três vezes poderoso em nome de "Bob" Dobbs? Basta rodar o comando:
# sed -i 's/DISPLAYMANAGER="orig"/DISPLAYMANAGER="dest"/g'
Troque orig pelo gerenciador de login atual e dest pelo gerenciador de login desejado.
Conclusão: e assim termina mais um item no cardápio de fast-food do Open McSUSE Tips, uma cortesia do Dino® para todos vocês!
Nenhum comentário foi encontrado.