O
Plasma é uma das principais tecnologias do KDE 4, e um dos mais visíveis para os usuários, é o componente que está "no comando" da interface da área de trabalho e de elementos relacionados.
No entanto, plasma vai um pouco mais longe do que estas peças para a interface comum. Ele traz uma nova tecnologia e toma uma abordagem diferente, instigando o usuário através da criação de um ambiente dinâmico e altamente pessoalizável.
Nessa tutorial mostro como alterar o tema padrão do
openSUSE 11 "Aya".
1. Adquirir um tema para o plasma. No exemplo usaremos o tema
Elegance;
2. Descompactar o tema salvo:
$ tar -vzxf 78034-Elegance_0.6.tar.gz
3. Criar uma pasta em "/home/SEU_USUÁRIO/.kde4/share/apps/" com o nome de "desktoptheme" (caso não exista):
$ mkdir ~/.kde4/share/apps/desktoptheme
4. Mover o tema Elegance para pasta desktoptheme criada:
$ mv Elegance ~/.kde4/share/apps/desktoptheme
5. Agora faça um logout e retorne ao ambiente (aconselho fechar todos os widgets caso estejam abertos).
6. Mudando o tema do plasma: basta clicar com o botão direito na "Área de Trabalho", ir até a opção "Configurar Área de trabalho" -> "Desktop Theme", selecionar o tema "Elegance". Faça logout novamente e retorne ao ambiente; pronto plasma alterado!
7. Mudando o esquema de cores: na pasta do tema acompanha um esquema de cor (color) que você poderá renomear para "Elegance.color" e copiar para a pasta "~/.kde4/share/apps/color-schemes" ou importar usando o "Configurações do Sistemas - Aparência - Cores". Você pode usar o esquema de cor da sua preferência.
Existe outra forma alternativa de mudar o tema plasma alterando o arquivo "plasmarc", que fica em "~/.kde4/share/config/plasmarc". Procure por "name=Default" e mude pra o seu tema "name=Elegance".
Reinicie o ambiente gráfico para a alteração, mas aconselho usar como descrito no artigo. Como sabemos o KDE 4 ainda apresenta alguns bugs; erros podem acontecer, mas o avanço desse componente tem sido considerável.
Bom, agora é usar a criatividade!
Abraço,
Ronnie Peterson B. Martins.
Referências:
Nenhum comentário foi encontrado.