Peço desculpas a todos, especialmente aos administradores e moderadores, pois não encontrei nada guiando a forma mais adequada para pedir ajuda na seção de "Perguntas". É possível mesmo que já exista aqui no site algo falando disso... mas não custa dar uma chovidinha no molhado.
Pois bem. Diz a Bíblia Sagrada, em Tiago 4:3: 3. "Pedis e não recebeis, porque pedis mal".
Muitas perguntas não são respondidas simplesmente porque são mal formuladas.
Livre-se dos "emessenismos", como "plz help", "ajudaaaaaaaaa plz", "AJUDAAA COM TAL TAL". Seja claro. Seja sério. Seja objetivo.
E isso começa no título dela... Veja-se alguns exemplos:
- Recuperar histórico
- Problemas no ubuntu 9.04
- amsn
- ubuntu 9.04
- Não estou consseguindo alguem mi ajuda
Aí quem está lendo, que talvez possa te ajudar, vai olhar de cima pra baixo e perguntar:
- recuperar histórico de que?
- que problemas no Ubuntu 9.04?
- amsn o que?
- ubuntu 9.04 o que?
- não esta conseguindo o que? quer ajuda para que?
Para depois abrir a pergunta e verificar que não tem a menor ideia de como ajudar.
Agora, veja umas outras perguntas:
- configurar web cam
- web cam no linux 3.0
Estas perguntas ainda estão longe do ideal, mas seus títulos estão propostos de forma a indicar sobre que assunto a pessoa solicita ajuda. Se o leitor não tiver a menor ideia de como configurar uma webcam, não abrirá a mensagem, mas ela poderá ser vista por quem estiver enfrentando problema semelhante, na busca por uma resposta que lhe sirva.
O ideal (ou quase ideal...):
- modem 3g no mandriva
- Amsn não funciona no Kurumin
- Problemas no amd64 Debian lenny
- Internet discada (Ubuntu 8.10)
Estas últimas perguntas, ainda que não perfeitamente claras (coisa quase impossível de se escrever concisamente...), indicam a que distro se refere o problema e onde está a raiz de todos os males. Isso facilita a vida de quem responde e deixa claro a quem busca ajuda a que se refere aquele tópico, se poderá servir para ajudá-lo.
A comunidade
Linux é formada por gente ocupada, que trabalha no mundo real para viver e, mesmo assim, dispõe-se a ajudar os novatos ou aqueles que estão enfrentando alguma dificuldade.
Então, há de se ter consideração com estas pessoas, pelo menos indicando clara e sucintamente o seu problema, pois assim quem está disposto a ajudar não perderá tempo tentando entender seu problema, que não foi exposto de forma clara e a sua solução, quando buscada na internet, servirá para ajudar novos usuários que enfrentem o mesmo problema.
Veja agora, o que eu idealizaria como uma pergunta bem redigida:
[Ubuntu 8.10] Webcam Logitech Quickcam Express não funciona
"Olá, (bla bla bla) não estou conseguindo instalar a webcam Logitech Quickcam Express no Ubuntu 8.10. Que devo fazer?"
Pronto. É bem simples. No título diz a distro (quem não entende nada de Ubuntu não perde tempo na sua pergunta, salvo se tiver uma solução genérica que te sirva), o hardware (ou software: escreva "PROGRAMA TAL" no lugar da descrição da webcam) problemático e o problema ("NÃO FUNCIONA"; se for software: "NÃO EXECUTA", "DÁ O ERRO TAL" etc).
Por outro lado, quem "googlar" com problema igual, pode achar sua pergunta e aí dessa vez, você devolve à comunidade o que retirou dela, ajudando indiretamente um usuário novo, ajudando expandir mais e mais a comunidade Linux.
Você com certeza verá mais resultados nas sua buscas. Aliás, falar em buscas, antes de postar uma nova pergunta, veja se no site não existe nada relacionado. Busque lá em cima na tela, no canto direito. Digite seu problema e mande buscar. Quer ver um exemplo?
"ubuntu 8.10 webcam logitech"
Retornará um monte de coisas. Se isso já existe respondido no servidor, por que você vai entulhar mais ainda o servidor com a mesma coisa? Para obrigá-lo a gastar mais tempo? Pára forçar a comunidade a responder novamente perguntas respondidas, enquanto outras que não tem resposta ficam em aberto, porque "a seara é grande, mas poucos os trabalhadores"?
Tenha iniciativa. O Linux, pessoal, força o usuário a ser "independente", ao mesmo tempo em que este pode contar o tempo todo com uma comunidade ativa e bem disposta. O Linux requer que você pense com sua cabeça, busque soluções por si mesmo. Às vezes, a sua solução (sim, você novato) acaba ajudando um antigo usuário Linux, porque ele não se focou ou buscou aquele conhecimento que você adquiriu em pouco tempo.
Quando fizer uma pergunta, coloque-se no lugar de alguem que não te conhece e nunca te viu e que não sabe seu problema. Pense: "minha pergunta está clara?" Se não estiver, é hora de modificá-la.
O espírito do Linux é dar e receber. Você recebe informações e ajuda e direta ou indiretamente ajuda outros. Mantenha-se nesse espírito.
O resto daquela passagem em Tiago diz: "Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Não sejamos egoístas, mas pródigos em ajudar e sermos ajudados.
Obrigado.