Acessar diretório home criptografado pelo Ubuntu usando live-cd
Se por algum motivo você necessitar acesso através de um Live CD ao diretório home de um determinado usuário, que foi criptografado pelo Ubuntu Linux, eis uma maneira de fazer isso (é necessário saber a senha de login do usuário).
Rodando a partir do live-cd, abra um terminal (irei acessar como root para não precisar usar o sudo a cada comando):
sudo passwd root
$ su root
Monte o Ubuntu que você tem gravado no HD no diretório /mnt do sistema que você está rodando no momento (live-cd):
# mount /dev/sda1 /mnt
* onde você deve substituir sda1 pela partição em que seu Ubuntu está instalado.
# mount -o bind /dev /mnt/dev
# mount -o bind /dev/shm /mnt/dev/shm
# mount -o bind /proc /mnt/proc
# mount -o bind /sys /mnt/sys
# chroot /mnt
Se o diretório home estiver em outro HD ou em outra partição, esta é a hora de montá-lo:
# mount /dev/sda6 /home
Agora faça login com o nome de usuário a qual pertence o diretório home que você quer acessar:
# su - gean
Para ter acesso descriptografado ao diretório home do usuário rode:
ecryptfs-mount-private
Você verá:
"Enter your login passphrase:"
* Informe a senha que o usuário dono do diretório utiliza para fazer o login do sistema. Feito isto, basta acessar a pasta do usuário que os arquivos aparecerão descriptografados:
[1] Comentário enviado por rildo.sgoncalves em 05/10/2010 - 08:23h
Bom dia Gean.
Estou com esse problema aqui. Tive um problema na placa de video outro dia e tentei reinstalar o X pelo modo gráfico. Não deu certo. Tentei usar o live cd para acessar meus dados mas a pasta estava criptografada, claro. Bom, o problema eh: acho que dei um comando de chown ou chmod na minha pasta e agora quando eu entro pelo meu sistema mesmo, a minha pasta continua aparecendo criptografada para mim.
Tentei utilizar o que vc descreveu acima mas não deu certo. O sistema reclama que não sou o dono da pasta. Tenho apenas a senha de login e não tenho a passphrase.
Será que vc sabe o que pode estar ocorrendo???
Estou um pouco preocupado pq uma parte do meu tcc está lah. Até já comecei a refazer mas preciso pelo menos da partição livre para reinstalar o Ubuntu. E não posso simplesmente copiar os dados criptografados (posso???).
Vlw.
[2] Comentário enviado por geanceretta em 13/10/2010 - 11:07h
Bom dia, desculpe a demora para responder, no meu tutorial você não ocupa a PassPhrase, apenas a senha de login mesmo, quando você der o comando 'su - usuário', você deverá fazer isso dentro do diretório montado onde estão as homes dos usuários, se não está reconhecendo você como dono da pasta, deve ter havido algum problema na hora do seu login, ou foi alterado alguma coisa no sistema de criptografia do Ubuntu e o meu tuturial ficou obsoleto. Creio que você possa copiar os dados criptografados, mas eles continuarão criptografados, seria melhor você se empenhar em descriptografar primeiro. Infelizmente não posso ver se o tuturial continua funcionando porque passei a utilizar o Debian.
Encontrei aqui algumas informações que podem ser úteis: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1484402 http://nerdbynature.de/s9y/?192
Eu tive o problema com o X também, foi o que me levou a ter que descriptografar os dados, na versão beta do ubuntu 10.04 a minha placa de vídeo era suportada, porém quando eu atualizei para a versão final no momento em que eu me logava a tela ficava preta e retornava para a tela de login, então eu comecei a usar o Debian.
Espero que consiga descriptografar os dados. Abraço.
[3] Comentário enviado por josesluz em 07/09/2011 - 10:09h
Com toda a certeza tenho que agradecer a você Gean,
Há dois dias estou tentando acessar meus documentos e arquivos que tinha um HD, que por algum motivo tive problema com a inicialização no ubuntu 11.04 e não carregava minha área de trabalho, somente dava acesso ao terminal pelo atalho do teclado.
Recorri a diversos fóruns e todos apresentavam uma única solução em todos eles, o qual pra mim não dava certo, porém com essas suas dicas tive acesso a meus documentos que estava criptografados, fiz esses passos e consegui! a única diferença é que não usei um live cd, como estava com uma instalação do ubuntu tbm em uma outra partição fiz por ele, o que funcionou certinho!
[4] Comentário enviado por josesluz em 07/09/2011 - 10:28h
fui acessar agora os arquivos através da do diretório que montei /mnt//home/nome_de_meu_usuario e aparece todos os meus arquivos lá e pastas, porém quando vou abrir qualquer arquivo diz que não existe.
Ex: vou abrir um arquivo em PDF aparece o erro: Não foi possível abrir o documento Erro ao abrir arquivo: Arquivo ou diretório não encontrado
Ou um vídeo: Localização não encontrada.
e para qualquer arquivo ou pasta
Lembrando que consigo visualizar todos os arquivos com seus devidos tamanhos corretos, seria alguma permissão que teria que fornecer?
[7] Comentário enviado por removido em 08/12/2012 - 05:46h
Comigo não deu certo! Não resolveu minha situação, infelizmente.
Estou começando a ficar desesperado, pois preciso muito acessar minha pasta pessoal nem que seja para copiar meus documentos e após formatar o meu computador.
[8] Comentário enviado por kud em 16/01/2013 - 21:12h
Boa noite caros GNU LINUX, tenho uma unidade inteira criptografada com Ubuntu 12.10, aquela que no momento da instalação, ela pergunta se quer ou não criptografar.
Hoje deu problema, ele pede a senha para descriptografar, insiro ela corretamente, é exibida a mensagem que foi bem sucedida a senha, porém,
quando ele vai para a tela onde iria inserir a senha de user, ele cai no prompit INITRAMFS.
Tenho arquivos importantissímos na unidade, segui os passos descritos, mas quando tento isso: # mount -o bind /dev /mnt/dev , ocorre isso:
root@ubuntu:/# mount dev/sda1 /mnt
root@ubuntu:/# mount -o bind /dev/ /mnt/dev
mount: o ponto de montagem /mnt/dev não existe <<<<<<Isso é exibido.
root@ubuntu:/#
[9] Comentário enviado por geanceretta em 17/01/2013 - 22:28h
kud, esta é fácil de resolver, o mount não está funcionando porque você não tem o diretório '/mnt/dev', basta criá-lo antes de rodar o mount, crie com:
'mkdir /mnt/dev' e em seguida rodar o mount que ta dando problema, tenta aí, abraço!