O
LaTeX é um conjunto de macros criadas para o TeX, sendo continuamente aprimorado, especialmente através da criação de novos pacotes. De fato, qualquer pessoa com conhecimento suficiente da linguagem, pode criar novas funcionalidades para o sistema e disponibilizá-las na internet para pessoas que precisem da função em questão, não existente previamente.
Dessa forma, muitas necessidades locais que surgem no decorrer do tempo, dependendo de sua natureza, podem ser solucionadas através de um novo pacote, permanecendo o núcleo do sistema LaTeX inalterado, liberando os desenvolvedores para focarem seus esforços em realmente melhorar o programa, e não solucionar diferenças regionais.
1. Tenha sua instalação do TeX
Como dito acima, o LaTeX nada mais é que um conjunto de macros para TeX. Sendo assim, é indispensável que você possua uma distribuição TeX instalada em seu computador.
Atualmente, existem três principais distribuições TeX, são elas:
- MikTeX :: comum entre usuários do Windows, e atualmente em sua versão 3.0.
- TeXLive :: usada por usuários de sistemas Unix, como GNU/Linux, OS X e FreeBSD.
2. Escolha seu editor favorito
Existem dezenas, talvez mais de uma centena, de editores para LaTeX. E uma questão comum a um iniciante é: "Qual o melhor editor para usar?"
A resposta é simples, o melhor é o que lhe deixe mais à vontade na hora de escrever. Claramente isto varia de usuário para usuário. Deixo, a seguir, uma lista dos principais editores:
- Scientific WorkPlace :: software pago para o Microsoft Windows, porém, faz a integração entre um editor LaTeX WYSIWYM (como o Word) e um sistema de computação algébrica.
- Texmaker :: multiplataforma (isto é, possui versões para Windows, OS X e GNU/Linux), gratuito, de fácil configuração e integração com o sistema operacional. Além de contar com auxiliares para inserção de matrizes, tabelas e figuras (acredite, figuras são uma dor de cabeça no LaTeX!).
- Latexian :: um excelente editor nativo para OS X, também gratuito.
3. Leitores de PDF e DVI
Os dois formatos principais de saída de um documento LaTeX são PDF e DVI, existe também a opção de gerar um arquivo com extensão ps, bem como podemos usar o HTMLaTeX para gerar páginas HTML a partir do documento LaTeX. Tenha certeza de possuir programas adequados para esses formatos de arquivos.
Para PDF, podemos usar softwares como o Acrobat Reader ou o Sumatra PDF. Se é usuário de GNU/Linux, você pode usar o Evince ou Okular.
Cabe ressaltar que alguns softwares, como o Texmaker, possuem leitor embutido para estes formatos.
4. Boas apostilas
Uma das principais, senão a principal, dica a iniciantes no LaTeX, é possuir bons materiais de referência. Seguem algumas das melhores apostilas e livros sobre o assunto:
- Edición de Textos Científicos con LaTeX. Composición, Gráficos y Presentaciones Beamer. De Walter Mora F. e Alexánder Borbón A.
- Learning LaTeX. De David F. Griffiths e Desmond J. Higham.
- Math Into LaTe: An introduction to LaTeX and AMS-LaTeX. De George Gratzer.
Mais no site:
4 Dicas Essenciais para LaTeX | Ad Infinitum
"Atualmente, existem três principais distribuições TeX, são elas:
MikTeX :: comum entre usuários do Windows, e atualmente em sua versão 3.0.
TeXLive :: usada por usuários de sistemas Unix, como GNU/Linux, OS X e FreeBSD."
E a terceira seria???