Zimbra 8.0 no CentOS 6.3

Instalando servidor de e-mail usando o Zimbra 8 Open Source Edition no CentOS 6.3 64 bits.

[ Hits: 73.963 ]

Por: Alex Silva em 24/10/2012


Firewall - Chat - Screenshots



Para quem usa um firewall, como via de regra, é fazer a liberação das portas no firewall para que o Zimbra funcione (envie e receba dados). Como no meu caso foi só para teste, eu desabilitei o firewall.

Um dos inúmeros recursos interessantes do Zimbra é o Zimlets, que tem a função, entre outras, que você pode ir adicionando, do chat. Este é um recurso que pode ser liberado de dentro do e-mail para os contatos do próprio domínio.

Então mãos à obra, vamos carpi. (hehehe)

Vamos logar com o usuário Zimbra:

# su - zimbra

Depois, basta executar:

zmprov -l -v mcf zimbraXMPPEnabled TRUE
$ zmprov -v mc default zimbraFeatureIMEnabled TRUE
$ zmprov -v mc default zimbraFeatureInstantNotify TRUE
$ zmcontrol stop
$ zmcontrol start


Screenshots

Uns screenshots das telas do Zimbra:
Linux: Zimbra 8.0 no 
CentOS 6.3   Linux: 
Zimbra 8.0 no CentOS 6.3   Linux: Zimbra 
8.0 no CentOS 6.3


Conclusão

Esta instalação foi feita em um ambiente de teste com Zimbra 8, para um ambiente de testes para estudos e conhecimento da nova versão da ferramenta.

Já para ambiente de produção, seria aconselhável o Zimbra 7.2.

Para visualizar o Zimbra no navegador, acesse:

- Esse é o console do Admin:
  • https://IP_DO_SERVIDOR:7071

- Interface do Webmail:
  • https://IP_DO_SERVIDOR

Obrigado, até a próxima.
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Páginas do artigo
   1. Instalação e Configuração
   2. Baixando e instalando o Zimbra 8
   3. Firewall - Chat - Screenshots
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Comentários
[1] Comentário enviado por danniel-lara em 25/10/2012 - 09:36h

Parabéns pelo artigo

[2] Comentário enviado por eduardo em 25/10/2012 - 20:09h

Muito bom o artigo. Parabéns!

[3] Comentário enviado por nelsonjfedalto em 25/10/2012 - 21:29h

Otimo artigo. Ficou bem detalhado e estruturado certinho. Parabéns!

Att

[4] Comentário enviado por cooperbr em 31/10/2012 - 15:38h

Sabes me dizer se e normal, instalei uma vm com vmware

executei
rndc-confgen -a -c /etc/rndc.key

pasou 1 hora que continua sem dar um ok ou algo assim.

sabes o que poderia ter feito errado

obrigado


[5] Comentário enviado por l0g1in em 31/10/2012 - 16:56h

Olá cooperbr, service named stop (CentOS/RedHat) service bind stop (Debian/Ubuntu) verifica as permissões do arquivos ls -l /etc/rndc.key
chown root:named /etc/rndc.key (CentOS/RedHat)
chown root:bind /etc/rndc.key (Debian/Ubuntu)
Caso esteja corretas tente limpar o arquivo e gerar novamente > /etc/rndc.key
rode o comando novamente rndc-confgen -a -c /etc/rndc.key demora realmente mais é muito pouco, se demorar tente olhar os (CentOS/RedHat) /var/log/messenges e se algo, (Debian/Ubuntu) /usr/sbin/named -g bem mais facil encontrar o erro.
Abraços [];

[6] Comentário enviado por ultrazone em 05/03/2013 - 03:05h

No meu caso instalei o zimbra 8 , mas meu DNS esta no 2008 R2, como ficaria os parametros no arquivo "db.zmexemplo.com.br" e "named.conf"

[7] Comentário enviado por l0g1in em 08/03/2013 - 12:06h

ultrazone, o db.zmexemplo e o named.conf não como chama no Windows Server 2008 R2, você tem que criar eles todos no Windows ai no servidor Zimbra /etc/resolv.conf você coloca o IP DNS do seu servidor DNS, no caso windows server, já fiz isso pra teste usando duas distribuição Linux uma como DNS outra só para o servidor de email Windows como DNS eu nunca fiz.

/etc/resolv.conf
search DOMINIO.COM.BR
nameserver IP_DNS_SERVIDOR_WIN_2008

[8] Comentário enviado por rkslinux em 28/04/2013 - 23:56h

Alex,

Preciso de uma grande ajuda sobre o Zimbra, versão 8. Olha só, a minha empresa passou a utilizar o serviço de DNS do UOL. Infelizmente, não pude fazer nada, mas prefiro o BIND 9 sob a minha administração. Vou direto ao assunto:

Configurei o Zimbra 8 na minha empresa, versão Open Source. Agora, preciso usar o bendito DNS do UOL para enviar e receber os e-mails do Zimbra. No entanto, só consigo enviar os e-mails; não consigo receber de forma alguma. Sei que o problema está no DNS UOL, mas mesmo assim estou com alguma dúvidas sobre a configuração diante dessa mudança de DNS.

Por se tratar de um DNS Externo, preciso fazer algum tipo de Relay para o SMTP do UOL, no Zimbra? Se for necessário, preciso configurar só nas configurações globais, ou preciso alterar na Class Of Service(COS), também? Preciso fazer alguma configuração especial sobre o MX, por ser do UOL, também?

SMTP Uol: smtp.clusterxx.whservidor.com
MX Uol: mx.clusterxx.whservidor.com

Fiz os apontamentos da nossa máquina Zimbra, no UOL, mas não consigo receber os e-mails de forma alguma. Por favor, se puder me ajudar, ficarei muito grato!

Um abraço,

Robson

[9] Comentário enviado por removido em 05/06/2013 - 09:26h

Poderia fazer algum tutorial com o Ubuntu 12.04?

[10] Comentário enviado por juzehh em 10/07/2013 - 11:15h

Olá aletrindadee

Tenho um cliente que usa o zimbra 7 e estamos tentando implantar o zimbra 8 para uma nova filial com um dominio diferente com o ambiente igual.

No caso temos um software pago mensalmente para capturar os emails filtrar virus/spam e reencaminhar para o zimbra, para isso mudamos a porta
do postfix para 10026 e tudo funciona perfeitamente.

Porem no caso do zimbra 8, quando mudamos a porta para 10026, o mta falha na inicialização.

Tem alguma ideia que possa nos ajudar a resolver essa falha?

Parabens pelo artigo.

[11] Comentário enviado por gabrieldsinfo em 08/08/2013 - 16:22h

Ótimo Artigo, Parabéns!

[12] Comentário enviado por gilpires em 29/10/2013 - 02:16h

Pow cara, eu segui os passos todos certos

Mas não passo daqui.

Se estiver tudo ok, execute:

# service named restart

Caso dê algum erro, verifique no /var/log/messenges. Se tiver algum erro de permissão, verificar a permissão com:

# ls -l /etc/rndc.key

Ou, faça da seguinte maneira:

# chown root:named /etc/rndc.key
# service named restart [ok] está tudo certo


o named não levante :/

eu olhei os logs e ele diz que a permissão no rndc.key foi negada. mas eu fiz o chown tudo certo e ainda não vai :/

[13] Comentário enviado por l0g1in em 30/10/2013 - 12:00h

Cara se nos logs está dando erro de permissão é porque tem erro de permissão.

[14] Comentário enviado por jeffersonclaud em 09/03/2014 - 15:49h

Boa tarde


Gostaria de saber de alguém pode me ajudar, instalei o zimbra mas não consigo acessar webmail cliente via https:// IP do servidor ou https://mail.nome do dominio , mas a pagina de Adm do zimbra consigo acessar somente não webmail cliente alguém saber se e necessário fazer alguma configuração ou onde pode estar o erro até desativei o iptables mesmo assim não abre webmail clinete no zimbra

Por favor me ajudem


Jefferson

[15] Comentário enviado por l0g1in em 14/03/2014 - 10:28h

- Esse é o console do Admin:
https://IP_DO_SERVIDOR:7071

- Interface do Webmail:
https://IP_DO_SERVIDOR

Você já chegou a verificar se se todos os serviços estão rodando no zimbra ?

su - zimbra e roda o comando abaixo verifica se está tudo funcionando
zmcontrol status

Posta o erro que dá ai fazendo um favor...

[16] Comentário enviado por rafael001_2 em 11/04/2014 - 09:18h

Ótimo tutorial, muito obrigado, vai me ajudar bastante.

Porém esta acontecendo algo no meu servidor. Consigo enviar emails normalmente, porém não recebo.
Ao tentar enviar uma mensagem para o servidor de algum outro email ele retorna a mensagem dando erro de acesso negado. Gostaria da ajuda de vocês para resolver esta questão, pois já verifiquei toda a configuração do servidor e não achei nada de diferente.

Segue mensagem que o servidor retorna.

"Delivery to the following recipient failed permanently:

admin@luce-imperial.com.br

Technical details of permanent failure:
Google tried to deliver your message, but it was rejected by the server for the recipient domain luce-imperial.com.br by luce-imperial.no-ip.org. [].

The error that the other server returned was:
554 5.7.1 <admin@luce-imperial.com.br>: Relay access denied"

Desde já obrigado!

[17] Comentário enviado por l0g1in em 11/04/2014 - 10:41h

Caro rafael001_2, pelo que deu pra entender seu servidor está em uma BlackList de Spam, teria que verificar essa situação e fazer a remoção do mesmo.

[18] Comentário enviado por rafael001_2 em 11/04/2014 - 10:44h

Olá Root360,

Acabei de criar o servidor, nem cheguei a utilizar este domínio ainda para nada, só usei para o servidor de email que criei agora.
Será q foi bloqueado sem mesmo enviar emails?

Obrigado pela resposta.

[19] Comentário enviado por l0g1in em 11/04/2014 - 10:53h

dá uma consultada nesses site:

http://mxtoolbox.com/blacklists.aspx

http://www.spamhaus.org/lookup/

[20] Comentário enviado por rafael001_2 em 11/04/2014 - 11:02h

Parece q obtive 3 bloqueios no site mxtoolbox.
Segue retorno do site.

Blacklist Razão TTL ResponseTime
ABERTA BARRACUDA 189.3.58.98 foi listado Detalhe 29770 187 Ignorar
ABERTA RATOS NoPtr 189.3.58.98 foi listado Detalhe 3369 94 Ignorar
ABERTA SPAM SORBS 189.3.58.98 foi listado Detalhe 3600 94 Ignorar

Como posso proceder neste caso?

Obrigado!

[21] Comentário enviado por l0g1in em 11/04/2014 - 11:09h

Pedir a retirada pelo site mesmo.

[22] Comentário enviado por rafael001_2 em 11/04/2014 - 11:30h

Obrigado, vou ver se acho a opção de pedir a remoção no site.

[23] Comentário enviado por rafael001_2 em 29/04/2014 - 14:51h

Olá,

Desculpe a insistência, mas agora está ocorrendo um outro erro.
Consegui implantar o servidor, estava enviando e recebendo corretamente em uma conta de teste que criei, porém parou de enviar e receber repentinamente, procurando o que poderia ser achei algo meio estranho, percebi que a fila de e-mail esta crescendo descontroladamente no servidor.
Segue abaixo link da imagem de um print que tirei.

http://www.imagebam.com/image/948c81323625479

Será que tem algo configurado errado no servidor?

[24] Comentário enviado por l0g1in em 30/04/2014 - 10:48h


[23] Comentário enviado por rafael001_2 em 29/04/2014 - 14:51h:

Olá,

Desculpe a insistência, mas agora está ocorrendo um outro erro.
Consegui implantar o servidor, estava enviando e recebendo corretamente em uma conta de teste que criei, porém parou de enviar e receber repentinamente, procurando o que poderia ser achei algo meio estranho, percebi que a fila de e-mail esta crescendo descontroladamente no servidor.
Segue abaixo link da imagem de um print que tirei.

http://www.imagebam.com/image/948c81323625479

Será que tem algo configurado errado no servidor?



Cara pode o teu DNS Reverso ou está em alguma blacklist dá uma verficada no DNS Reverso, coloca o mouse em cima da msg e se mostra algum erro, verifica também os logs do zimbra deve mostrar alguma coisa lá.



[25] Comentário enviado por rafael001_2 em 30/04/2014 - 11:51h

E este aumento de mensagens?
Só tenho 2 contas configuradas e não estava enviando emails por ela no momento, será que meu servidor esta distribuindo SPAM?
Posso te adicionar no skype para podermos conversar?
Obrigado.

[26] Comentário enviado por renatomartins_3 em 11/08/2014 - 20:40h

Essa versão é gratuita ?
até quantas contas de emails ?

[27] Comentário enviado por claycezar em 05/07/2022 - 06:57h

Que infraestrutura de rede esta usando ? se ficar sem internet os emails se perdem ? não faz relay acho que é isso, com outro servidor fora da sua rede para receber mensagem depois caso o seu fique offline por algum motivo ? Por mais que tenha 2,3 links em redundancia desastres podem acontecer, e se você ficar offline, mesmo que nao perca email dos clientes, nao pode parar de receber de quem envia no momento, se incomodaria muito.


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