O intuito desse artigo é ensinar como instalar esse maravilhoso ambiente gráfico que é o XFCE e utilizar um gerenciador de janelas muito leve e versátil: o Openbox. Para isso utilizaremos o aptitude (ou o apt-get para quem assim preferir).
Essa primeira parte se destina a apresentar rapidamente o XFCE e o Openbox para aqueles que não o conhecem.
O XFCE é um ambiente gráfico bastante leve que utiliza as mesmas bibliotecas GTK do Gnome (inclusive bem parecido, porém muito mais leve) o que os torna bastante compatíveis entre si, permitido o uso de ferramentas e aplicativos de um no outro sem muitos problemas.
O Openbox é um gerenciador de janelas do tipo *box (como Blackbox e Fluxbox).
Assim como seus "parentes próximos" tem como característica a leveza e capacidade de customização.
Uma diferença entre o Fluxbox e o Openbox é o fato de esse último não trazer um painel. Explicando: Enquanto no Fluxbox, você vê uma barra com botões correspondentes a cada aplicação aberta, no Openbox o que se tem é uma tela perfeitamente limpa, onde os programas minimizados ficam "fora da tela" sendo acessados apertando-se alt+tab.
Uma curiosidade (para quem quiser tiver curiosidade de utilizar o Openbox puro): embora o Openbox não venha com o painel embutido, pode-se baixar/utilizar painéis como o fbpanel, pypanel e até mesmo o panel do gnome (gnome-panel), bastando para isso digitar seus nomes (fbpanel ou pypanel ou gnome-panel) no terminal.
Estando ambos devidamente apresentados, vamos ao que interessa.
[3] Comentário enviado por Terramel em 16/01/2008 - 02:07h
Opa cara! Excelente artigo ;) E muito mais completo que o meu :D Obrigado por ter citado meu artigo :D E o seu está bem melhor que o meu, pois além de mais completo ainda fica mais leve, já que o Gnome é uma carroça dependendo do micro aehuaehueaheau!
[4] Comentário enviado por karioka_pr em 16/01/2008 - 13:55h
Fiz os procedimentos aqui no Debian no trabalho e tive probelmas co o aMSN, ele simplesmente TRAVA o desktop de uma maneira que só com o botão reset mesmo...
[5] Comentário enviado por gustavoh em 17/01/2008 - 08:49h
pouco tempo atrás estava utilizando o debian etch com o amsn 0.97b e nunca tive esse problema. Agora estou utilizando o debian lenny e tb nao tive problema do xfce4 com o amsn 0.97b.
quanto a usar o openbox no lugar do xfwm4, realmente nao vi diferença, alem da aparencia. dei um free -m e estava sendo consumido 102 MB de ram, ai depois de um "killall xfwm4" e "openbox --replace &" o consumo caiu para 101 MB.