Este artigo tem a proposta de levantar a discussão sobre as vulnerabilidades do sistema operacional Linux. Mesmo sabendo-se que o Linux é o sistema operacional mais seguro que existe, fica o ALERTA: O Linux pode ser tão vulnerável quanto um Windows. Esta leitura é indicada principalmente para quem está iniciando. Espero que seja bastante produtiva.
Sempre atualize o seu sistema operacional. Nenhuma regra de segurança é páreo para um bug...
Rode somente os serviços necessários para a operação da sua rede. Serviços que não são muito utilizados caem no esquecimento do administrador.
Verifique se os serviços estão rodando com privilégios de root, estas permissões geralmente causam os maiores furos na segurança. Se não for necessário, desabilite esta opção.
Verifique se os serviços estão configurados adequadamente à sua rede. Tutoriais e "How-To" geralmente indicam o caminho de como configurar, mas na sua maioria não são muito específicos.
Estabeleça uma política de segurança para a sua rede, como por exemplo, serviços de compartilhamento disponíveis, política de senhas, etc.
Firewall. Estabeleça um filtro de tudo que entra na sua rede. De preferência feche todas as portas que não são necessárias para o funcionamento do servidor.
Evite serviços de comunicação p2p, como servidores de músicas, vídeos e até chats e mensagens.
Como última dica: monitore. Diz o ditado, "O boi só engorda aos olhos do seu dono". Se você cuida da sua rede, dificilmente terá problemas de vulnerabilidade.
Agradeço a atenção e espero que este artigo cause muita discussão por aí.
[1] Comentário enviado por y2h4ck em 27/09/2004 - 10:39h
Primeiro:
"Mesmo sabendo-se que o Linux é o sistema operacional mais seguro que existe, fica o ALERTA: O Linux pode ser tão vulnerável quanto um Windows." isso esta longe de ser real, linux nao e o sistema mais seguro do mundo, principalmente se for comparado como OpenBSD que esta a mais de oito anos sem uma vulnerabilidade remota em sua instalação Default.
Outra coisa que vc passou e eu achei estranho foi o seguinte:
"Sendmail: tem tal vulnerabilidade ...
bind: tem tal vulnerabilidade... "
O que realmente não é assim... nao existem vulnerabilidades pré-definidas, as vulnerabilidades que entram em cena sao explorações muitas vezes de alto nivel, portanto não se pode prever determinada vulnerabilidade até que a mesma seja encontrada e documentada.
Creio que não existem passos para tornar um sistema mais seguro, a não realmente criar uma verdadeira mentalidade de segurança, e pensar com mais segurança. Deixar o sistema sempre atualizado é uma boa maneira de deixa-lo seguro, a questao nao e por quanto tempo, mas sim : ele esta apto a resistir quando uma falha surgir ??
[2] Comentário enviado por dvissotto em 27/09/2004 - 11:27h
Bom, em primeiro lugar agradeço os comentários para o meu artigo "Vulnerabilidade e segurança no linux".
Houve um equívoco talvez quanto ao título do artigo, pois minha intenção estava longe de atrair "experts" na área de segurança. Por isto, este comentário é uma espécie de retratação.
O artigo destina-se aos aventureiros linux, que já não são poucos e estão inflacionando as listas de discussão querendo soluções rápidas e baratas para melhorarem a segunrança sem querer aprender muito. Logo, quando falo em o linux ser o sistema operacional mais seguro, estou falando dos sistemas operacionas "amigáveis", ou seja, aqueles que o usuário pode instalar e operar com uma certa facilidade.
Com relação as vulnerabilidades encontradas (bind, sendmail, etc...) são as reportadas no link de uma pesquisa realizada em 2003 e sem resultados atualizados ainda, logo, as vulnerabilidades FORAM reportadas nesta pesquisa e não pré-definidas ou previstas. Fazem parte de uma ESTATÍSTICA que é aqui comentada.
Concordo plenamente que a melhor política é criar uma mentalidade de segurança. Esta não se aprende passo-a-passo. É preciso experiência e conhecimento. Isto não é possível somente com um artigo sobre segurança. O que pretendi fazer foi criar alguns cuidados básicos para as pessoas menos pacientes que querem resultados rápidos.
Meu artigo NÃO apresenta uma solução de segurança para o sistema operacional linux, mas somente comentários sobre o assunto, válido, até certo nível de conhecimento em Sistemas Operacionais.
[3] Comentário enviado por androle em 27/09/2004 - 21:04h
Achei bem interessante. Para quem não é profissional do ramo e está iniciando é um artigo bem útil. E acho que até para quem é.
Indica onde começar a procurar, ou pesquisar. E a não ficar tranquilo com a instalação default. Se vc nem sabe o que está acontecendo na sua máquina, por que não tem idéia do que acontece, é difícil ter segurança.
Esse é o problema, e acho que a mentalidade do usuário médio tende a, muito lentamente, mudar com o tempo. Acho que com a popularização da banda larga e de máquinas sempre conectadas as pessoas começarão a ver ataques e invasões como algo mais próximo. Mais uma violência para atormentar o cidadão médio. E logo haverá pelo menos um interesse em saber mais. Do mesmo modo que não sou especialista em segurança pessoal e mesmo assim evito ruas escuras, coloco grades na janela, etc., com o tempo os usuários vão começar a pensar mais nisso em relação a computadores.
Saber que simplesmente instalar o Linux e ficar tranquilo não é suficiente é um bom começo. Tem de pelo menos saber o que pode desligar e o que não pode. Lembro que uma vez, quando usava RedHat ou Conectiva, não sabia o que podia desabilitar no ntsysv. E convenhamos, quem está iniciando e é usuário doméstico nem sabe onde começar a procurar informação sobre isso.
Por isso achei bom o seu artigo, indica onde começar a procurar entender, procurar saber o que são todas aquelas siglas no boot. :)
[6] Comentário enviado por wavemmx em 14/10/2005 - 11:02h
Sempre nos só criticamos o sistema da micro$oft. Só porque estamos com o Linux não quer dizer que estamos seguros (sempre ja vi aquela frase, "O linux é estável, versátil e seguro") e nós com a nossa ingenuidade esquecemos de atualizar o sistema, manter um firewall ativa e definir uma boa política de senhas e usar serviços seguros. O artigo é "show" me da mais motivo para eu ficar alerta
[7] Comentário enviado por ZX350 em 09/11/2005 - 10:11h
Que lavada, bom pra gente ter mais atenção na nossa rede, como disse o wavemmx "ñ é so pq estamos com o linux q estamos seguros". Vamos ficar espertos.
[9] Comentário enviado por Penrral em 26/02/2006 - 14:24h
Caro Dornelles! Achei seu artigo muito bom... porém discordo de um ponto... não sobre você, mas sobre quem falow "O Sistema Operacional mais seguro é aquele que você mais domina." com certeza para garantir segurança em qualquer sistema é necessario ter o dominio do mesmo.
Mas tem um ponto que vai além do sistema operacional, a principal falha de todos os sistemas é humana "Usuario e/ou Administrador descomprometido com a segurança ou mal treinados", atitudes simples porém desconhecidas por muitos podem deixar qualquer sistema, muito mais seguros. Como treinar seu usuario e dar a ele uma cópia da cartilha de segurança do CERT.br.
Temos hoje um cenário preocupante onde muitos admin "acham-se DEUSES" e esquecem que o protagonista na segurança de sistemas é nosso "REI" ou as vezes "demoniozinho nascido das profundesas do inferno" rsrsrs :)... o USUARIO.
De nada vale voce ter um sistema muito bem configurado sem uma politica de segurança de qualidade satisfatória. E temos que nos lembrar sempre: "A pior politica de segurança é aquela que fica guardada dentro de uma gaveta e NÃO é de conhecimento comum de todos os envolvidos"
[10] Comentário enviado por linus black em 11/09/2006 - 06:12h
como sou novo no mundo linux eu deixo aqui uma sugestão...
criar um escript,ou um programa pre teste de instalação para verificar e sugerir modificações no sistema a ser instalado .
não sou muito bom ainda mas por ler tanto sobre linux e suas aplicações sei que e pocivel pois quem criou o linux pensava como eu nada e impossível para a vontade humana.
nota 10
[11] Comentário enviado por kroz em 10/11/2006 - 15:20h
este artigo nao e so pra quem e "novato" ou aventureiro do linux....
si nao e tambem uma reprise pra quem ja eh xpert!, tem coisas q a gente esquece, ou nao da atencao... ingnoramos, as coisas nao sao bem asim como pensamos... o linux pode chegar a ser o OS mas vulneravel ainda q o Exemplo RuinDows... Galera somos "linuxistas" temos q deixar em alto a fama de melhor em seguranca... so pra lembrar de nossas obrigacoes como linux`user.
* este artigo e dez veio...
[15] Comentário enviado por loirojones em 03/03/2012 - 11:13h
Amigo.... esqueceste do essencial...política de segurança também é relacionada a educação dos funcionários da empresa para que não ocorra a chamada Engenharia Social.... outro caso...
mude a porta de acesso do seu ssh que por padrão é a 22
vc pode alterar no diretório vi /etc/ssh/sshd_config