Instalação
Para instalar o
VirtualBox é bem simples, basta executar (como root):
# sh VirtualBox-1.6.2-Linux_x86.run
Sem muitos problemas o VirtualBox deve ser instalado na sua máquina.
Após a instalação, adicione seu usuário ao novo grupo criado, o
vboxusers. Para fazer isso (como root):
# vim /etc/groups
E coloque o login do seu usuário ao lado do grupo vboxusers. Feito isso você vai precisar fazer um logoff para que as configurações sejam recarregas.
Para executar o VirtualBox:
$ VirtualBox
Será pedido que você faça o registro do VirtualBox, vou pular direto para a parte principal. Para criarmos uma nova máquina virtual, clique em "Novo".
Clique em "Próximo". Nesta tela dê um nome para sua máquina virtual e escolha a versão do Windows que você vai instalar.
Na próxima tela você vai selecionar o quanto de memória deve ser liberada para rodar sua máquina virtual. Por padrão, já vem com a quantidade referente à versão do sistema operacional que foi escolhido.
Na tela seguinte vamos criar uma partição virtual que vai conter nosso Windows, para isso clique em "Novo".
Clique em "próximo" na apresentação e, na tela seguinte vamos marcar "Imagem dinamicamente expansível". Isso vai fazer com que não seja liberado todo o espaço necessário no HD de uma vez só. Clique em "próximo".
Dê um nome para sua imagem, que é a partição virtual, e informe o tamanho dela. Assim como a memória, o tamanho vem com o padrão para o sistema escolhido. Clique em "próximo" -> "Finalizar".
Clique em "próximo -> finalizar" mais uma vez e pronto! Sua máquina já está criada, vamos instalar o Windows agora.
Clique no ícone "Iniciar", a máquina será aberta e um Wizard vai guiá-lo na instalação do sistema operacional. Clique em "próximo" na apresentação e, na próxima tela, selecione o tipo de mídia óptica que você deseja utilizar na sua máquina, CD/DVD-ROM ou disquete.
Logo abaixo informe a mídia que será usada para instalar o Windows. Se for de um CD, escolha o drive em "Drive do hospedeiro", se você for usar uma imagem (ex: .iso), selecione a opção abaixo. Clique em próximo e em finalizar e a instalação começará.
Proceda normalmente a partir daqui.
Configuração da rede
O VirtualBox possui vários recursos de rede. Sem maiores configurações você consegue fazer seu Windows acessar a internet, compartilhar pastas e arquivos com o Linux e acessar alguns serviços básicos, como o HTTP.
Porém, para que o Linux possa acessar algumas funções do Windows requer algumas configurações a mais. Neste caso usaremos o que é chamado de Bridge, que requer o pacote
bridge-utils.
Se você usa Slackware,
baixe aqui. Para Debian's like:
# apt-get install bridge-utils
Feito isso, salve os comandos abaixo em um arquivo qualquer:
mkdir /dev/net
mknod /dev/net/tun c 10 200
chown -R vinicius.vboxusers /dev/net # altere o usuário aqui.
brctl addbr br0
ifconfig eth0 0.0.0.0 # usei a eth0 para estabelecer o bridge. Neste momento a conexão será perdida, cuidado.
brctl addif br0 eth0
ifconfig br0 192.168.0.1
VboxAddIF vbox0 vinicius br0 # altere o usuário aqui.
ifconfig vbox0 192.168.0.2
# Se você recebe um IP via DHCP, descomente a linha abaixo
# dhclient eth0
Salve e dê permissões para execução:
$ chmod +x /home/vinicius/vbox-bridge
Você terá que executar este script (como root) antes de iniciar sua máquina virtual para que o bridge funcione.
Se sua máquina virtual estiver aberta, finalize. Abra o VirtualBox, selecione sua Máquina Virtual e clique em "Configurações". Clique em "Rede", marque a opção "Placa de rede do Hospedeiro" e, na placa de rede, coloque "vbox0", que é o bridge que criamos. Salve e inicie sua máquina virtual.
Após o início do Windows a rede deve ficar com a conexão limitada, se isso acontecer então estamos no caminho certo. Abra as propriedades da placa de rede e coloque o IP 192.168.0.4 e a máscara 255.255.255.0, pronto, conexão estabelecida!!!