Neste documento, veremos como utilizar um Tablet, ou Smartphone, como um monitor estendido sem fio. Somente o Software Livre permite a criação de soluções bacanas e simples, como este proposto.
Antes de colocarmos a mão na massa, primeiramente, entenderemos o conceito e tecnologias envolvidas na solução. Os recursos utilizados estão presentes em qualquer distribuição GNU/Linux atual, sendo assim, não me preocuparei com os pacotes e as respectivas compilações ou instalações do mesmo.
Tecnologias utilizadas
As tecnologias/recursos utilizados serão mencionados a seguir. Para um maior aprofundamento, sugiro a busca de mais informações nos sites oficias de cada projeto.
O funcionamento da solução deste artigo, consiste na utilização do Xorg Dummy, Xinerama e VNC Server. A junção destes, permite obter a funcionalidade de um monitor estendido sem fio junto à instalação do VNC client no dispositivo móvel.
Ferramentas:
Xorg Dummy :: Nesta solução, utilizaremos o Xserver Dummy para permitir inicializar a tela virtual, ou seja, ao contrário do servidor X convencional, que não inicia sem um monitor, o Dummy permite tal operação.
Xinerama :: é utilizado por ser uma extensão do servidor X, que permite utilizar mais de um monitor físico com um único display virtual. Extremamente útil, neste documento.
x11vnc :: Outra ferramenta importante para este tutorial é o x11vnc, pois trata-se de um servidor VNC que disponibiliza o X de um Desktop Unix especificado, de tal maneira que um VNC client remoto, conecta-se com acesso total à tela real do seção gráfica
Android-vnc-viewer :: Este aplicativo Android-VNC, deve ser instalado em seu dispositivo móvel. Sua principal função, será operar como um cliente VNC na plataforma Android. Se estiver utilizando um aparelho com iOS ou Windows Mobile, procure um cliente VNC que funcionará perfeitamente com este documento.
Com as instruções de instalação deste artigo, teremos como resultado, dois ou mais monitores presentes no sistema operacional GNU/Linux.
A seguir, uma figura ilustrativa do resultado final do ambiente, o interessante é que podemos mover as janelas e o mouse do(s) monitor(es) convencionais para o Tablet como se fosse mágica. Caso desejarmos sair com o Tablet na mão para outro cômodo.
[4] Comentário enviado por shakur em 16/12/2013 - 18:34h
ola boa tarde achei bem legal,poderia me informar se e possivel colocar as telas como clones,no notebook uma tela na resoluççao maxima e no tablet uma tela com a resoluçao maxima dele?