Upgrade Debian 4.0 (etch) para 5.0 (lenny) - 9 passos para um upgrade feliz

A versão 5.0 (Lenny) da distribuição Debian foi lançada em fev/09. Devido a mudanças significativas nos gerenciadores de pacotes e no próprio kernel, não basta apenas redirecionar os repositórios do APT para se fazer o upgrade da versão 4.0 (Etch) para a 5.0. Este artigo relaciona alguns cuidados a serem observados para uma atualização sem traumas.

[ Hits: 25.924 ]

Por: Cristiano Pezente Ferrari em 22/05/2009


Atualize a distribuição



6. Atualize o sistema básico antes de atualizar toda a distro. Ao invés de atualizar logo de início a distribuição inteira, execute antes uma atualização do sistema básico, pois no dist-upgrade, muitos pacotes poderão ser removidos para a solução de dependências ou para evitar incompatibilidades.

Para atualizar apenas o sistema básico, execute:

# aptitude upgrade

Este comando atualiza apenas aqueles pacotes que podem ser atualizados sem a necessidade de se instalar ou remover outros.

Alguns pacotes populares no etch, como por exemplo o base-config, hotplug, xlibs, netkit-inetd, python2.3, xfree86-common e xserver-common tornaram-se obsoletos e serão removidos no lenny. Para maiores informações, consulte as release a sessão 4.11 das release notes do Debian aqui:
a. Ambiente desktop

Se você está executando o Debian em um desktop, provavelmente terá os pacotes gnome ou kde instalados (ou ambos). Neste caso, antes de prosseguir a instalação para o sistema básico, é necessário verificar se você tem o pacote libfam0c102 instalado. Para isso, faça:

# dpkg -l libfam0c102 | grep ^ii

Caso este comando não retorne nada, é necessário instalar o pacote através do comando:

# aptitude install libfam0

Se você não possui o X, caso de servidores, estes passos não são necessários.

7. Finalmente, atualize o restante da distribuição. Para isso, use o comando:

# aptitude dist-upgrade

Esta etapa poderá exigir o download de um volume maior de pacotes e, dependendo da banda que dispõe sua conexão, isto pode tomar um tempo considerável. Além disso, fatalmente você terá, depois de feito todos os downloads e iniciada a instalação, que responder uma série de perguntas e tomar uma série de decisões sobre as novas configurações. Isto pode exigir que você passe algumas horas na frente do computador, esperando o fim dos downloads e o início da fase de perguntas e respostas.

Uma maneira fácil de encurtar este processo é pedir ao gerenciador de pacotes que baixe todos os arquivos necessários e não execute a instalação. Assim você poderá, por exemplo, iniciar o download à noite e deixar seu computador baixando os arquivos madrugada a fora, sem que precise ficar ao lado dele esperando a hora de responder as perguntas. Ao concluir o download, o gerenciador encerrará o processo sem fazer as instalações. Então você poderá executar novamente o comando de atualização e ir direto para a etapa de instalação.

Para executar apenas o download das atualizações, sem instalá-las, execute:

# aptitude -d dist-upgrade

Depois de concluir o download, quando estiver pronto para realmente instalar as atualizações, execute novamente o comando, sem o argumento -d:

# aptitude dist-upgrade

Tendo seguido todos os passos até aqui, dificilmente você terá problemas após a atualização, principalmente se estiver atualizando a partir de um sistema "etch" nativo. Porém, se você instalou pacotes de repositórios não oficiais ou backports, talvez possam existir conflitos entre os arquivos.

Se você receber erros durante o processo de atualização, é recomendado que leia a sessão 4.5.8 das instruções de atualização para maiores detalhes sobre resolução de dependências. Você pode acessá-las através deste link:
Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Antes de tudo, previna-se
   2. Prepare o gerenciador de pacotes
   3. Atualize o gerenciador de pacotes
   4. Atualize a distribuição
   5. Considerações finais
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Bacula no Debian Lenny

Converter uma distribuição Linux para rodar no coLinux

Expandir Disco no Linux - VMware

Instalando o CVS no Ubuntu Linux

PuTTY - Release 0.66 - Parte I

  
Comentários
[1] Comentário enviado por brunobns em 22/05/2009 - 23:28h

Eu consegui atualizar do Etch para o Lenny apenas modificando os repositorios...o Kernel também foi atualizado, será que há risco de ocorrer algum problema? Muito bom o artigo, abraço!

[2] Comentário enviado por boxmga em 25/05/2009 - 08:47h

<quote>
Eu consegui atualizar do Etch para o Lenny apenas modificando os repositorios...o Kernel também foi atualizado, será que há risco de ocorrer algum problema? Muito bom o artigo, abraço!
</quote>

Na realidade acredito que não. Usualmente a atualização do debian requer apenas a modificação do repositório. No caso da atualização em questão, há alguns pormenores que **podem** deixar o sistema inacessível no primeiro boot, caso da incompatibilidade da libc ou mudança na nomenclatura dos dispositivos de I/O e armazenamento. Mas isto vai depender totalmente do seu hardware.

Se atualizou e deu certo, me parece que está tudo ok.

[3] Comentário enviado por landex em 17/06/2010 - 11:46h

Poxa legal, vou ver se instalo o Debian qualquer hora no meu note...


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts