Neste artigo tento compartilhar com vocês um pouco do que aprendi da linguagem PERL (Practical Extraction and Report Language). A Perl é uma linguagem sem burocracia, para todos os gostos. Tem uma enorme flexibilidade e poder de operação. Espero que o material possa contribuir com o enriquecimento da comunidade. Para aqueles que ainda não conhecem essa linguagem, fica o convite para a leitura...
Perl (Practical Extraction and Report Language) é uma linguagem versátil e poderosa. Como o próprio criador Larry Wall disse: "Existe mais de uma maneira de fazer programação Perl". Algumas linguagens tornam algumas coisas mais fáceis e outras extremamente difíceis. Outras linguagens (geralmente de peso industrial) tornam tudo muito complicado.
Com Perl, tarefas fáceis são tornadas mais fáceis ainda e, as difíceis são simplificadas ao máximo. Você não precisa dizer muito para a Perl fazer o que você quer. É uma linguagem para todos os gostos. Cito abaixo alguns motivos para se usar a Perl.
Você não precisa ser nenhum mago para compilar um programa em Perl;
Os tipos e as estruturas usadas pela Perl são fáceis de entender e usar;
Strings e arrays podem crescer até o tamanho desejado pelo programador;
Perl pega emprestado elementos de outras linguagens como (Python, C, BASIC, awk, inglês e grego);
Perl é gratuita;
Você pode incorporar Perl em outras linguagens e incorporar outras linguagens em Perl;
Perl protege o programador contra erros de segurança acidentais, através de um mecanismo de rastreamento de dados que impede operações perigosas antes que elas venham a acontecer.
[1] Comentário enviado por cguerra em 25/09/2007 - 11:07h
Muito bom o artigo, porém poderia explicar, ou até mesmo exemplicaficar melhor as variaveis...
no caso, usou mais string do que tudo no mundo, e não usamos só string no nosso dia-a-dia, mas mesmo assim está muito bom este artigo, com uma linguagem bem sintetisada e fácil.
[4] Comentário enviado por fabio em 26/09/2007 - 05:37h
Tenho um carinho especial pelo Perl, além de ter sido minha primeira linguagem de programação no Linux, é uma ferramente muito poderosa pra criação de rotinas de manutenção de servidores. Seu suporte a expressões regulares é único!
[5] Comentário enviado por rafael martins em 26/09/2007 - 06:56h
Obrigado a todos pelos comentários. Com relação ao "suporte a expressões regulares", Fábio, é único mesmo. O Perl interage com as RE's maravilhosamente bem. Utilizo bastante o Perl em conjunto com RE para a manutenção do Firewall (iptables), proxy, controle de banda, só para citar alguns! Vou escrever um próximo artigo sobre Regex para postar na Comunidade. Um abraço a todos.
[6] Comentário enviado por galmeida07 em 26/09/2007 - 08:14h
Existe alguma documentação específica para iniciantes em Perl? Otimo artigo, sempre quis aprender, mas nunca achava nada 'introdutorio'. O brigado e parabéns!
O livro da Deitel, "Perl Como Programar" é excelente para quem está iniciando com Perl.. Se você quiser mesmo aprender a linguagem, invista um pouquinho num livro como este..
Um abraço.
[8] Comentário enviado por eskenT em 27/12/2007 - 00:26h
Cara, muito bom o conteudo.
sobre a documentação, o unico problema é que são todos em inglês.
mas também estou dificultando as coisas, programação sem saber inglês não é programação.