O Crux é uma distribuição Linux otimizada para processadores i686, que tem por objetivo a simplicidade e o minimalismo. Utiliza um sistema de ports para a instalação de pacotes semelhante ao sistema empregado nos *BSD's.
O Crux é uma distribuição Linux otimizada para processadores i686, que tem por objetivo a simplicidade e o minimalismo.
Utiliza um sistema de ports para a instalação de pacotes semelhante ao sistema empregado nos *BSD's. O sistema de inicialização utiliza BSD-style initscripts, muito
parecido com os utilizado pelo Slackware e pelo Arch.
O programa de instalação do Crux Linux não possui interface gráfica do usuário (GUI) e toda a configuração do sistema é feita através da alteração de scripts.
Em função destas peculiaridades e de não ter encontrado nenhum material em português, resolvi escrever este pequeno tutorial afim de dar uma orientação a respeito das
configurações básicas desta distribuição.
[3] Comentário enviado por removido em 01/01/2012 - 16:27h
Eu cd de instalação do cruX eu já tinha,so me faltava a coragem,soube que é um pouco complicado,Levi você está fazendo um otimo trabalho,de mostrar -nos um pouco dessa distro vou instalar beseado em seu artigo!,parabens levi!,10!!!
[5] Comentário enviado por removido em 01/01/2012 - 21:37h
rsrsrs,
engraçado é que por duas vezes digitei essa montanha de comandos citados pelo rootgerr e só no final vi\ou\me dei conta de que poderia ter simplificado tudo com um único comando, já que a instalação se deu lendo toda a wiki.
bom artigo @levi, certamente no futuro farei uma nova tentativa com o Crux já que esbarrei na falta de acesso a Net na 2ª tentativa e com o desgraçado do LILO na 1ª! kkkkk
[7] Comentário enviado por levi linux em 02/01/2012 - 21:19h
Obrigado a todos pelos comentários. Como muito bem disse o amigo rootgerr os comandos:
# mount --bind /dev /mnt/dev
# mount --bind /tmp /mnt/tmp
# mount -t proc proc /mnt/proc
# mount -t sysfs none /mnt/sys
# chroot /mnt /bin/bash
Podem ser substituídos pelo #setup-chroot.
@ rootgerr, vlw pela dica.
@ edps também tive problemas com o lilo na primeira vez, depois alterei o /etc/lilo.conf e deixei parecido com o que uso no Slackware, aí funcionou tranquilo.
[8] Comentário enviado por chimico em 03/01/2012 - 23:36h
Olá levi, gostaria de saber se na iso oficial contém o wvdial, por que se não houver, eu vi no site que dá para construir uma iso personalizada com os pacotes que quiser.
[10] Comentário enviado por chimico em 15/01/2012 - 13:53h
Obrigado levi, meu interesse no wvdial é o uso de 3G, uma distro que não o tenha como padrão eu nem testo, porque baixando manualmente, sempre dá problemas de dependência, por isso não uso o Arch, ou outras distros que fazem tudo pelo Networkmanager, que comigo nunca funcionou ou funciona quando quer. Esta é a razão por que fico sempre com o Debian e o Slackware.