Objetivo
Ao final deste tutorial, teremos os seguintes serviços instalados:
- Redmine: A nossa ferramenta para gerenciamento de projetos e tarefas;
- Mongrel Cluster: Permite que rodemos um cluster de Redmine, ou seja, ele quem possibilita rodar mais de uma instalação do Redmine no mesmo servidor.
Esta ferramenta irá emular servidores em que o Redmine irá rodar e usaremos o Apache para manipular o gerenciamento das diferentes portas em que as instalações do Redmine estarão disponíveis.
- Git: é um software que usamos para controle de versão, que será integrado ao Redmine.
Pré-requisitos
Na instalação do Redmine que será feita aqui, precisaremos de outras ferramentas já instaladas na máquina, pois estas irão fornecer suporte ou integração ao Redmine.
Com exceção do Redmine, todos os pacotes que serão necessários estão disponíveis nos repositórios Debian. Por isso, para que não haja quebra de pacotes, dependências não resolvidas ou outros problemas do gênero, aconselho que TODOS os demais pacotes sejam instalados usando o 'aptitude' do Debian.
Exemplo:
# aptitude install <nome_do_pacote>
Obs.: todas as instalações deverão ser feitas com usuário 'root'.
É provável que os pacotes citados abaixo estejam instalados, mas se não estiverem, instalem:
-Servidor WEB Apache:
# aptitude install apache2
-Banco de Dados MySQL:
# aptitude install mysql-common mysql-client-5.0 mysql-server-5.0
-Pacote especial para o MySQL; Biblioteca do MySQL para desenvolvimento, necessária ao Redmine:
# aptitude install libmysqlclient15-dev
-Ruby:
O Ruby deve ser instalado, pois o Redmine é construído em 'Rails', e esse por sua vez precisa do Ruby instalado.
- ruby 1.8 - Pacote da ferramenta Ruby. Deve ser instalada a versão 1.8, pois é a que oferece compatibilidade com a versão do Redmine que será instalada (versão 0.8).
- ruby1.8-dev - Pacote de desenvolvimento do Ruby exigido pelo Redmine.
- rubygems - Este pacote irá instalar o 'gems' do Ruby, é um gerenciador de pacotes para linguagem Ruby que fornece um formato padrão para distribuição de programas Ruby e bibliotecas.
É uma ferramenta desenhada para facilitar as instalações das 'gems', e através dele vamos poder instalar outros pacotes necessários diretamente no Ruby.
- rake - Ruby Make. É uma simples compilação do Ruby com capacidade similar ao Make. É necessário instalá-lo, pois usaremos o comando 'rake' mais abaixo. Intale:
# aptitude install ruby1.8 ruby1.8-dev rubygems rake
-OpenSSL
O Openssl é uma implementação de código aberto dos protocolos 'SSL' e 'TLS'. A biblioteca implementa as funções básicas de criptografia e disponibiliza várias funções utilitárias. O Redmine utiliza o 'SSL' para criptografar URLs.
* libopenssl-ruby1.8 - Biblioteca de integração do OpenSSL com o Ruby:
# aptitude install openssl libopenssl-ruby1.8
-Subversion
O Subversion é um gerenciador de versões que é utilizado aqui apenas para fazer download do Redmine para dentro do servidor.
# aptitude install subversion
-Instalar o MySQL via 'gem'
No Debian, o tradicional 'gem install mysql' não vai funcionar, é necessário fazer da seguinte forma:
# gem install mysql -- --with-mysql-config=/usr/bin/mysql_config
-Instalação do rails via 'gem'
A versão 0.8 do Redmine tem algumas incompatibilidades com a última versão do rails, a 2.2.2, portanto, vamos instalar a versão anterior que fornece suporte total, a 2.1.2. No entanto, se estiver instalando a versão 0.9 (ainda em teste) do Redmine ou superior, é aconselhável a instalação da versão 2.2.2.
# gem install rails -v=2.1.2