Para quem procura distribuições
GNU/Linux bonitas e que lembram o
Mac OS recomendo testar três.
Elementary OS
Pinguy OS
Pear OS
No momento da criação deste artigo a distribuição Elementary OS está com a versão Luna em fase beta. Pinguy OS está na versão 12.04 e Pear OS está na versão 6. As duas primeiras são baseadas no
Ubuntu LTS (12.04) enquanto Pear OS é baseado na versão atual do Ubuntu 12.10. Como todas são baseadas em Ubuntu possuem a vantagem de herdar praticamente toda documentação disponível para Ubuntu.
Pantheon Shell
O maior diferencial delas em comparação com as outras distribuições é que elas tentam se aproximar um pouco do modelo visual do Mac OS. Elementary se destaca mais ainda porque seus desenvolvedores criaram uma variação do
Gnome Shell chamada de
Pantheon Shell. Dessas três, apenas Pear OS não usa Pantheon Shell. E o que tem de mais nesse Pantheon Shell?
Bem, é uma modificação do Gnome Shell que acrescenta alguns efeitos (pequenos, mas bonitos) como sombras mais profundas e animações suaves diversas. Além disso, a barra de menu se comporta um pouco diferente da barra do Gnome Shell. Melhor mesmo é dar uma olhada no vídeo para ter uma ideia de como funciona o Pantheon Shell esteticamente falando:
Isso tudo porque ainda está na fase beta!
Note que uma das características do Pantheon Shell é que não há, no controle na janela, o botão de minimizar. Aparentemente, pelo que li, os desenvolvedores querem eliminar aos poucos a diferença entre fechar e minimizar porque, de acordo com eles, para o usuário final não há muita diferença.
Se o usuário quer abrir um aplicativo basta clicar sobre o ícone dele não importando se está fechado ou minimizado e dependendo da aplicação o botão fechar na verdade não fecha, apenas esconde o aplicativo... (como alguns tocadores de música) sendo assim o que o botão faz quando é clicado deve ser responsabilidade dos desenvolvedores.
Essa é uma questão que vem sendo debatida e pode ser conferida em:
Mas dá para se acostumar com a falta de botão de minimizar, até porque para quem vem do Gnome Shell sabe que por padrão só existe o botão de fechar!
O Pantheon Shell é modular, ou seja, você não precisa instalar tudo que o compõe. Pode instalar tudo menos o painel inferior, por exemplo, e usar outro. Você monta como quiser.
O Pantheon Shell é formado por:
- WingPanel - Painel superior
- Slingshot - Menu de aplicativos
- Pantheon Wallpaper - Serviço de troca de papéis de parede
- Plank - O painel inferior
- Cerbere - Serviço que reexecuta algo que travou
Além disso possuem os seguintes aplicativos:
- Postler - Cliente de e-mail
- Dexter - Livro de endereços
- Maya - Agenda/calendário
- BeatBox - Player de música
E outros.
Os atalhos do Elemetary OS e do Pear OS podem ser conferidos aqui: