A primeira coisa que devemos fazer é escolher e BEM a figura humana
que utilizaremos, isto não é uma "brincadeira" que faremos com o
rosto de um parente ou o que for e sim um trabalho de arte.
Neste caso para o exemplo foi escolhida uma pose artística para dar
um tom mais conceitual ao trabalho (sim, todos os trabalhos são feitos
para dizer alguma coisa a alguém ou ao mundo inteiro. Ele reflete você
e você ele. Nunca se esqueça desta pequena "regra").
Depois de escolher a figura humana, é hora de abrir o Gimp e a imagem da figura humana escolhida.
Agora observe bem a imagem sem mover um pensamento a não ser o desenho que você deseja executar, seja ele complexo ou simples, este ato ajuda muito na concentração.
Muito bem, vamos começar. Abra as outras imagens que você deseja utilizar no trabalho ou crie uma nova camada no caso de você resolver utilizar apenas os brushes ou adicioná-los às imagens já coladas no seu trabalho.
Na figura abaixo podemos ver o que foi feito no exemplo
Para obtermos este efeito visto no exemplo, basta COLARMOS a imagem na figura e aplicarmos o efeito "Multiplicar" (relembrando que o mesmo fica no menu de camadas presente na interface do Gimp, no caso de customização você pode ter colocado o mesmo em uma janela separada). O menu de efeitos em camadas pode ser visto ao clicarmos na primeira opção chamada por padrão de "normal", tanto em inglês quanto em nossa língua. Lembrando que para facilitar o trabalho, quando trabalhamos com brushes, a camada a ser criada para trabalharmos com os mesmos deve ser transparente (setamos isso quando vamos criar a camada d).
Como podemos ver aqui, este é o menu de criação de uma nova camada na versão em inglês, no caso da versão "br" a ordem não se altera.
O motivo de criamos uma nova camada para o trabalho com os brushes é a facilidade de refazer o trabalho sem perder alterações anteriores em caso de erro.
A opacidade também deve ser ajustada de forma que a mesma fique em harmonia com a tonalidade da pele da figura humana. Isso vale tanto para o trabalho com camadas coladas quanto para os brushes, como podemos ver na figura abaixo:
Também é preciso lembrar que o contraste pode ser ajustado além da tonalidade da cor original, volume, saturação e muito mais pelo menu de opções de tratamento de camadas, ele fica no menu da interface da imagem. Na figura abaixo podemos ver melhor suas propriedades com ênfase no menu de cores, que é geralmente o mais utilizado.
Também não podemos esquecer que quando se aplica um efeito como
esse o desenho a ser criado não pode "vazar para fora" da figura
humana, lembre-se que a tatuagem é na pessoa e não na "parede"
(se houver uma na imagem) e que certas partes do corpo não podem
(tecnicamente falando se buscamos realismo), como por exemplo os
olhos, cabelos, etc).
Além disso a tatuagem com o tempo perde "tinta" (na vida real isso
acontece) e isso pode ser retratado cortando a opacidade ao ponto
de que a camada em que está o desenho fique quase invisível ou apenas
mais fraco.
Não é necessário também se restringir a cor "preta", já que existem
tatuagens coloridas. Você pode optar também por outros ajustes nas
camadas afim de obter novas tonalidades. Lembre-se que os brushes não
são perfeitos, não faça o desenho e "jogue-o" em qualquer lugar, mova
a camada de forma que o mesmo fique em harmonia com a figura humana
quantas vezes forem necessárias.
Você também é livre para mesclar as camadas após terminar o trabalho,
isso facilita o trabalho com tonalidade de cor no caso de você resolver
utilizar a ferramenta "Mapeamento alien 2" em larga escala sem se
preocupar com algum ponto específico da imagem.
Abaixo vemos um exemplo "realista" sem praticamente efeito algum
acrescentado a figura, a não ser uma pequena mudança de luminosidade e cor.
E agora uma mudança drástica para o semi-abstrato:
Não se prenda a apenas "tatuar", você pode empregar o abstrato também mesclado à figura humana, como visto na figura acima.