O slmodem-2.9.11-20080817 só suporta até o kernel linux-2.6.24. A limitação é só no modelo USB de softmodem, mas como este é compilado junto com o PCI, o make refuga ambos. Ensina-se a pular a parte do USB para compilar a PCI e instalar o software, independentemente da versão do kernel. Público alvo são os linuxers que gostam de resolver os problemas e não esperar que outros o façam.
A partir do Linux 2.6.25 o programa não pode ser compilado por falta de suporte à versão USB. Como os dois tipos são compilados juntos, o make acusa erro e não funciona. Isso talvez seja problema de pouca duração, e torço para que a utilidade deste artigo tenha data de validade curta.
O Linux 2.6.27 virá com os drivers gspca para um monte de webcams que antes não funcionavam em Linux, outro trabalho maravilhoso de Michel Xhaard (este nem sequer remunerado), e seria uma pena não poder usar softmodem com ele.
Compilar sem suporte a som
Esta é a forma mais fácil e mais usada. Começa-se por descompactar:
tar zxvf slmodem-2.9.11-20080817.tar.gz
$ cd slmodem-*
$ make
E vem uma mensagem triste informando sobre erro por causa da GPL etc. Isto se você não fez "make clean" após a instalação do Linux 2.6.26. Pois isso eliminará alguns headers necessários, cuja falta será acusada, mas basta voltar ao /usr/src/linux e dar um "make prepare". Entretanto a questão do "make clean" não é o assunto do artigo.
Solução
Se o problema é o código para USB, pulemo-lo!
Como o programa não compilará em kernels > 2.6.24, será necessário editar o arquivo ../drivers/Makefile. Basicamente suprime-se todas as referências à compilação, instalação e uso do slusb.