Por mais que sejamos amantes do software livre e do sistema
Linux e fazemos uso deste como sistema operacional principal, é sabido (reconhecemos) que o Windows ainda detém o status de sistema operacional mais utilizado nos lares da maior parte das pessoas ao redor do mundo, sem mencionarmos as empresas.
Embora isso esteja mudando gradativamente, pois o número de pessoas que estão migrando ou utilizando simultaneamente os dois sistemas, ou seja, Linux e Windows no mesmo disco e em partições diferentes já chega aos milhares. Sendo possível iniciar um ou outro através de um sistema de arranque ou gerenciador de boot mais conhecido como Grub, acrônimo de (Grand Unifield Bootloader), que é gravado na MBR (Master Boot Record), que são os primeiros 1.024 kbytes do disco principal da máquina, que é o primeiro local lido após a leitura da Bios, que após uma instalação do MS vai forçosamente para o espaço; tendo como consequência a indisponibilidade do acesso ao Linux.
Mas esse tipo de problema pode ser facilmente resolvido com o shell script recGrub.sh, que permite recuperar o gerenciador e assim ter novamente o acesso ao sistema Linux e ao Windows, afinal o Grub é mais bem educado e democrático e não teme a concorrência.
A seguir os passos necessários para tal empreitada:
1. Copie e cole o código do recgrub.sh (no final do artigo) para o seu editor de texto preferido gedit (kedit) etc.
2. Salve com o nome recgrub.sh e dê via terminal a permissão para que possa executá-lo.
chmod +x recgrub.sh
3. Passe o recGrub.sh para um pendrive.
4. Você deve ter em mãos um Livecd do Ubuntu: 9.04 e/ou 9.10 e/ou 10.04 e/ou 10.10
5. Inicialize o Livecd normalmente como faria para testar o Ubuntu através do cd-rom.
6. Já com o Ubuntu carregado, insira o pendrive na porta usb.
7. Assim que abrir o conteúdo do pendrive, clique como o botão direito do mouse no recgrub.sh e copie-o para a home ou pasta pessoal Ubuntu, embora não exista oficialmente; pois o sistema está rodando diretamente do cd, mas a estrutura está lá e portanto (just do it :) ...
8. Agora vá em Aplicativos > Acessórios > Terminal e digite o comando abaixo sem o $ (cifrão):
./recgrub.sh
Obs.: Se o recGrub.sh for executado diretamente dá erro, por isso os passos citados!
Basta seguir as instruções do script e no próximo subtópico algumas explicações úteis para quem não está familiarizado com alguns dos termos mencionados.