Nossa ferramenta será iniciada pelo CD de instalação. Desta forma, coloque o CD do Ubuntu Server no leitor e configure sua máquina para inicializar por ele.
Assim que carregado, escolha o idioma (Português do Brasil) e escolha a opção "Recuperar um sistema corrompido".
Perguntas sobre a configuração do seu teclado, nome da máquina e Time Zone serão perguntados. Basta respondê-los corretamente e aguardar pelo carregamento do sistema.
Será perguntado se deseja utilizar um sistema de ficheiros raiz. É necessário utilizar um sistema de ficheiros, pois só assim conseguiremos trocar a senha. Geralmente temos, no mínimo, duas partições. A partição da SWAP e a partição do sistema. Você deve escolher a partição do sistema. Caso escolha errado, você receberá uma mensagem de erro. Basta dar TABS até a opção Voltar e escolher a opção Entrar em Modo de Recuperação.
Na opção seguinte, escolha "Executar um shell em /dev/seu_disco" (sda1, sdb1, sdb2, etc).. Vamos utilizar este shell para modificar a senha. Será apresentada uma mensagem, bastando Continuar.
Pronto! Já estamos no shell do sistema como root (#) e sem ter de montar nenhum disco/partição, sem dar nenhum comando e nem modificar nenhum arquivo de sistema. O prompt já está pronto para seus comandos.
Lembre-se que no Ubuntu, por padrão, o usuário root não é habilitado. Desta forma e com esta ferramenta, podemos:
- criar uma senha para o root, habilitando-o à partir de então.
- modificar a senha do usuário administrador (geralmente o primeiro usuário criado ao instalar o Ubuntu).
Para criar uma senha para o usuário root, basta dar o comando "passwd" + ENTER. Digite a sua senha e confirme-a novamente. Sua senha de root foi escolhida e agora você pode fazer Logon com o usuário root... digite "exit" no terminal, escolha a opção Reinicializar o sistema e retire o CD do leitor. Na tela de Login, escolha Outro (Other), digite "root" e coloque a sua senha.
De dentro do sistema, como root, você pode fazer qualquer modificação necessária, modificar/criar um usuário administrador, por exemplo. Pode ser que alguém tenha apagado o usuário que você criou e configurou ainda na instalação. Só não é aconselhável ficar logado como root durante longo período, pois isto vai contra as boas regras de segurança.
Para modificar a senha de um usuário administrador, ainda no modo de recuperação, digite "passwd login_usuário". Desta forma você modificará a senha do usuário, sem habilitar o usuário root.
Segundo as boas regras de segurança, o usuário root habilitado fragiliza a segurança. Pense: eu posso não conhecer o login do seu usuário administrador, mas sei que em todos os
Linux existe o usuário root.
Desta forma, já sei uma das duas informações que preciso para acessar seu sistema... agora só falta a senha. Vai que você escolheu 123456, abcdef, senha, passwd, data de aniversário, placa do carro, nome do cachorro, etc, etc, etc... :)