Visto que é bem simples quebrar a senha de qualquer usuário do sistema utilizando o método aqui ensinado, então como podemos fazer para impedir que isso aconteça conosco?
O método é simples e óbvio, mas indefectível: só é possível salvar suas senhas com outra SENHA!
Como assim?
Visto que nos utilizamos de parâmetros passados ao kernel por meio do Grub para podermos desviar o INIT, iniciarmos o BASH e "resetarmos" a senha do usuário escolhido, então a maneira mais simples de nos protegermos contra isso é colocando uma senha no Grub para impedir qualquer pessoa de acessar essas opções! Fácil né?! ;)
Então vamos lá.
GRUB LEGACY
Na linha de comandos, execute:
# grub-md5-crypt
Esse comando irá gerar uma senha criptografada para seu Grub no padrão MD5. Para tanto, ele pedirá que você digite a senha:
Digite sua senha:
Confirme sua senha:
Após digitar e confirmar sua senha, logo abaixo aparecerá sua senha criptografada em MD5. Copie essa senha exatamente como ela aparecer, pois uma única letra ou número errados podem comprometer todo o resto! Agora vamos editar o arquivo
/boot/grub/menu.lst.
Procure no arquivo uma linha comentada que possua o seguinte texto no início:
# password --md5
Descomente-a e cole a sua senha criptografada na frente ficando assim:
password --md5 SUASENHACRIPTOGRAFADA
Feito isso, salve, feche o arquivo e atualize o GRUB:
# update-grub
GRUB2
Para o Grub2 o processo é praticamente similar, porém iremos utilizar o seguinte comando:
# grub-mkpasswd-pbkdf2
Ele também pedirá uma senha e confirmação, gerando uma senha criptografada logo após. Como no Grub Legacy, copie essa senha. Porém, o arquivo que iremos editar agora será o
/etc/grub.d/00_header.
# vim /etc/grub.d/00_header
No final desse arquivo, você terá de adicionar as seguintes linhas:
set superusers="USUÁRIO"
password_pbkdf2 USUÁRIO SENHACRIPTOGRAFADA
Onde: USUÁRIO será o usuário que terá permissão para alterar parâmetros na tela inicial do Grub2 e SENHACRIPTOGRAFADA é a senha que você copiou do comando utilizado para gerar a senha criptografada. Salve o arquivo, feche e atualize o Grub2:
# update-grub
Outra maneira de fazer isso no Grub2 é adicionando simplesmente o seguinte no final do mesmo arquivo:
set superusers="USUÁRIO"
password USUÁRIO SENHA
Onde: USUÁRIO será o usuário que terá permissão para alterar parâmetros na tela inicial do Grub2 e SENHA uma senha qualquer definida por você para esse usuário. Note que nesse caso a senha não será criptografada, mas ficará legível para qualquer usuário por meio do arquivo. Fica a seu critério a segurança da senha.
Feito isso, salve o arquivo, feche e atualize o Grub2.
# update-grub
Faça o teste tentando, ao reinicializar a máquina, entrar nas opções de edição na tela do Grub como fez antes. Se tudo funcionou corretamente, ele lhe pedirá para digitar a senha que você escolheu para ele, impedindo qualquer um de ter acesso livre a essas configurações.
Pronto! Essa é uma boa e segura maneira de proteger sua máquina de tentativas locais de alterar senhas inadvertidamente. Isso não impede que outra pessoa remotamente faça isso, mas já é um bom começo proteger-se localmente, não acha?!
Enfim, espero ter colaborado com todos para tanto quebrar alguma senha se necessário e proteger-se desse mesmo ato de outros.
Até a próxima!