Prestem atenção ao usar o comando 'rm', visto que uma configuração errada podem levá-los ao início desse artigo! Depois não digam que não foram avisados!
Como visto acima ferramentas como o TestDisk e o PhotoRec podem nos salvar de muitos apuros, e são muito úteis principalmente para aqueles usuários que adoram testar e instalar uma nova distro ou mesmo os novatos chegados ao Linux.
Conclusão
Apesar da indicação do TestDisk, existem outras ferramentas que se propõe a mesma tarefa, das que conheço cito o 'foremost' e uma que nunca utilizei mas já vi artigos a respeito, e o 'ext3grep'.
[1] Comentário enviado por Fabio_Farias em 26/08/2011 - 14:42h
Excelente trabalho Edinaldo.
Esse seu artigo será uma referência quando o assunto for recuperação de arquivos. Muito bom! O TestDisk e o Photorec são realmente muito bons e deve constar na "caixa de ferramentas" de qualquer um. Meus parabéns pela contribuição!
Abraços!
[3] Comentário enviado por removido em 26/08/2011 - 15:35h
Excelente artigo Edps ! Muito bom mesmo. Já tive a oportunidade de trabalhar com estas ferramentas, queria muito ter um artigo desses na época para facilitar minha vida. Valeu mesmo !
[5] Comentário enviado por dario.quiroz em 26/08/2011 - 19:56h
Parabéns!!! esta semana tive um cliente que por erro no pendrive (ou erro dele) tinha sumido tudo!!
Utilizei o Foremost e recuperei tudo! incluso é mais fácil e rápido do que este aqui.
Mesmo assim é bom saber as alternativas..
Valeu!!
[6] Comentário enviado por eldermarco em 26/08/2011 - 20:59h
Muito bom @edps! Quisera eu ter lido ele no final de 2008. Naquela época, fui apagar um link que tinha criado para uma partição e sabe Deus os motivos, excluí a partição inteira, juntamente com o meu trabalho da faculdade que estava a escrever fazia semanas! E o pior: entregaria ele em dois dias...
A minha sorte foi que consegui recuperar esses e outros arquivos a partir de um programa para Windows, já que era uma partição NTFS e eu ainda tinha o Windows no meu HD. Nunca tinha ouvido falar de nenhuma ferramenta que fizesse isso no Linux até então.
Essa daí parece ser bem simples. Foi para os favoritos e irei recorrer a ela nos momentos de desespero! rsrs
[7] Comentário enviado por removido em 26/08/2011 - 21:25h
Obrigado pelos comentários:
@Thalysson S
@julio_hoffimann
@dario.quiroz e
@eldermarco
No artigo esqueci de relatar um caso que ocorreu aqui em casa, na festa de 1 aninho do meu filho algum 'espírito-de-porco' simplesmente formatou o cartão de memória da câmera digital, não fosse o Photorec a data passaria em branco!
Já tive a infelicidade de perder arquivos, a mais trágica foi com o DiskDrake do antigo Mandrake que por desatenção exclui todas as partições, na época acho que usei algum software da Paragon (MS Windows), usando Linux já me ocorreu algumas vezes, mas a sorte que temos é que nossos sistemas de arquivos não se fragmentam como no Windows, assim tornando a recuperação de arquivos mais fácil já que eles não são sobrepostos com tão facilidade como no M$, exceto é claro, quando não existe espaço suficiente para novos arquivos serem gravados.
[9] Comentário enviado por removido em 28/08/2011 - 11:32h
Já perdi distros, arquivos não. Qualquer experiência que faço, desconecto o USB do HD externo.
É sempre bom termos ferramentas de recuperação disponíveis, quanto mais melhor e de preferência com menos passos (se é que é possível).
O PhotoRec tem uma proposta interessante e menos complicada, não sei se foi sua explicação detalhada, mas senti segurança nos procedimentos.
[13] Comentário enviado por andretyn em 30/08/2011 - 21:34h
Cara, Muito legal teu artigo, é bom saber sobre essas ferramentas, nunca se sabe, como dizia muphy, "Tudo que pode dar errado, vai dar errado!!!!" hehehehhe
Mais um artigo teu que vai para o "favoritos" e obrigado por escreve-lo.
Abraços!!!!
[15] Comentário enviado por removido em 03/09/2011 - 11:25h
@andretyn, valeu brother thanks pela preferência! rsrsrs
@jlf.andriotti, obrigado pelo comentário.
ADENDO AO ARTIGO:
cuidado com o gerenciador de arquivos PCManFM! fui mover uma pasta para outro local e resolver cancelar a mesma foi removida!
* no momento estou recuperando os arquivos, os importantes são as fotos da minha filha, mas como a partição é de 120GB e só tenho 50GBs livre em outra partição, o jeito foi implementar um script para executar em paralelo à recuperação dos dados assim os arquivos recuperados que não preciso e que ocupem muito espaço são removidos, deixando espaço livre para o que é mais importante:
[21] Comentário enviado por removido em 04/08/2016 - 10:52h
Muito bom.
Gostaria de saber se existe a chance de salvar um diretório, ex: tenho um chamado documentos, será que o photorec salva apenas esse diretório, que esta na minha área de trabalho.