Este artigo mostra detalhadamente como instalar o Linux utilizando Raid 1 em todas as partições. Utiliza o mdadm, que é utilizado no lugar do raidtools em algumas distribuições como o Fedora 4, que foi a utilizada.
Tendo o disco instalado, basta particioná-lo usando o fdisk ou outro particionador de modo que tenha exatamente partições do mesmo tamanho do outro dispositivo, lembrando que o tipo de filesystem deve ser fd (Software Raid).
Pode listar as partições para certificar que estão corretas com:
# fdisk -l /dev/sdb
Neste ponto restam apenas duas alterações.
1. Restaurar os dados de um dispositivo para o outro:
# mdadm --manage /dev/md0 -add /dev/sdb1
Com este comando ele começará a restaurar os dados de um dispositivo para o outro.
O status do processo pode ser verificado com:
# cat /proc/mdstat
Na partição que estiver sendo restaurada será exibido o status do processo:
Pronto, o Raid já estará funcionando e você já pode reiniciar e novamente fazer os testes de verificação dos dados.
Conclusão
O Raid como demonstrado é uma das formas de ser utilizado, porém não necessariamente precisa ser utilizado para todas as partições e nem configurada na instalação do Linux. Poderia ser utilizado, por exemplo, apenas para a partição /dados.
É muito importante lembrar que o Raid não dispensa sua rotina de backup.
[5] Comentário enviado por removido em 20/04/2007 - 10:41h
Excelente artigo.
Foi o tutorial mais esclarecedor que achei até agora. Consegui implementar um servidor rapidinho.
Nos testes simulei falha no segundo disco e o primeiro funcionou perfeitamente. Mas quando removi o primeiro, o segundo não entrou: cai sempre na tela do grub a despeito das configurações deste. Alguma dica?
Sugiro uma correção:
O comando abaixo
# mdadm --manage /dev/md0 -add /dev/sdb1
# mdadm --manage /dev/md0 --add /dev/sdb1 (correto)
[6] Comentário enviado por leandrobhbr em 16/10/2007 - 11:21h
Olá gostei muito do seu artigo... mas segue uma dica se for intalar pelo ubuntu server pelo cd de instalação tome cuidado para não confundir partições reserva com ativa. Utlize apenas partições ativas...... até mais...
[7] Comentário enviado por waptec em 09/11/2007 - 17:27h
Cara show de bola!!!!!!! Sou iniciante no mundo linux, e recentemente instalei um FC4, com dois discos um SATA80G e outro de 160G Seria possivel apos esta instalação ainda utilizar este recurso de raid?
[9] Comentário enviado por manchatnt em 17/06/2009 - 17:15h
Pergunta:
Como é possível fazer raid1 depois de instalado o sistema?
Imaginemos que o raid foi instalado como descrito no artigo e um dos Hds deu pau, já substituímos este defeituoso e precisamos restaurar o Raid e resincronizá-los.
Alguém poderia dar esta dica?
[11] Comentário enviado por lcarlos_ctba em 09/03/2010 - 10:30h
Bom dia Braz.
Gostaria de tirar uma dúvida. Meu Raid 1 está funcionando perfeito. Consiigo verificar o sincronismo no momento em que simulo uma falha e substituo o disco. Porém, quando desligo ou reinicio a máquina, surge um alerta de falha: Stoping Array MD1 - Failed (Busy). Mesmo com o erro, ele desliga e reinicia. Isso é normal? Outra coisa é quando ligamos novamente a máquina, durante as mensagens de inicialização, eis que surge um bendito Unable to find swap-space signature - failed. Porém, a máquina liga normalmente e podemos constatar que o raid está funcionando perfeitamente. O que pode estar acontecendo?
[12] Comentário enviado por amado2vezes em 25/05/2010 - 16:55h
Braz bom artigo.
Estou precisando fazer raid 1 do diretorio raiz (/) seguindo este tuto eu não cosegui, o raid é criado, as partições são criadas, mas o /dev/md0 não existe. Eu consigo fazer raid 1 de qualquer partição que não esteja em uso mas do raiz nunca.
Estou usando o Debian Lenny para isso vc pode me ajudar?
[13] Comentário enviado por bass2001 em 09/07/2010 - 14:05h
Braz,
quando dou o comando root(hd0,0), ele dah a msg: Filesystem type unknown, partition type 0xfd. Depois se der o comando setup (hd0), ele dah a msg: Error 17: Cannot mount selected particion