As opções no painel Translation (seta verde) permitem gerenciar o conjunto de caracteres utilizado para exibição. A opção "Remote character set" - número 1 - deve ser configurada de modo compatível com a localização (locale) do servidor remoto. Por exemplo, se o servidor usa pt_BR.UTF-8 configure como "UTF-8". Caso o servidor utilize pt_BR.ISO8859-1 utilize "ISO-8859-1:1998(Latin-1, West Europe)".
A opção "Treat CJK ambiguous characters as wide" - número 2 - Existem caracteres UNICODE cuja largura não é bem definida. Na maioria dos contextos esses caracteres são tratados como simples. Todavia, em um contexto CJK (Chinese, Japanese e Korean) eles são tratados como duplos por razões de compatibilidade. Ao ativar essa opção PuTTY sempre tratará como duplo.
A opção "Caps Lock acts as Cyrillic switch" permite comutar entre o layout padrão do teclado US/UK e o teclado cirílico utilizando Caps Lock. Por exemplo, se escreve um texto em português e russo no mesmo documento precisa desta opção.
A opção "Adjust how PuTTY handles line drawing characters" - número 3 - define como PuTTY desenha certos caracteres. Terminais do tipo VT-100 permitem que o servidor envie sequências de controle para desenhar linhas e caixas. Isso pode ser interpretado por PuTTY de várias maneiras. Normalmente, esse ajuste é feito por tentativa e erro. As opções são:
Use Unicode line drawing code points - Tenta utilizar caracteres presentes em Unicode. Essa é provavelmente a opção mais confiável e funcional.
Poor man's line drawing - Assume que a fonte não pode gerar os caracteres corretos. Um conjunto alternativo formado por sinais gráficos (+, - e | ) é utilizado para desenhar as linhas e bordas das caixas. Quando todas as outras opções falham use essa.
Font has XWindow encoding - Essa opção é utilizada com fontes que tem uma codificação especial. Quando estiver utilizando fontes personalizadas, customizadas ou fontes convertidas do sistema X Window ative essa opção.
Use font in both ANSI e OEM modes - Tenta utilizar a mesma fonte em dois conjuntos diferentes de caracteres visando obter uma faixa maior de caracteres. Nem sempre isso funciona!
Use font in OEM mode only - Isso é mais confiável que a opção anterior. Todavia, podem faltar caracteres presentes no conjunto principal.
A opção "Copy and paste of line drawing characters as lqqqk" funciona do seguintes modo:
Por padrão, quando você copia e cola um pedaço da tela de PuTTY em um terminal do tipo VT100 as linhas e caixas desenhadas são coladas no formato que aparecem na tela. Essa opção desativa essa característica fazendo com que os caracteres sejam colados como ASCII. Isso significa que a maioria dos caracteres são traduzidos como uma sequência de letras "q" ou "x" com caracteres alternativos para desenhar os cantos. Caracteres recebidos como Unicode são sempre tratados como Unicode.