Já pensou em usar
Linux para gerenciar um provedor? Agora você vai aprender de uma forma simples, como fazer isso e ainda vai ler algumas dicas sobre como começar um provedor.
Vamos usar a distribuição Linux
BrazilFW ou
BFW, ela é bem estável e está na sua versão 3.x. Para realizar a configuração em um servidor, pode usar um computador antigo com 2 GB de memória e HD 160G com 2 placas de rede (uma para a LAN outra para WAN).
Para obter sua imagem ISO, acesse o link abaixo. Depois de realizar o download, grave em um CD-R ou DVD-R.
A instalação é bem simples, coloque o servidor para iniciar o boot pelo DVD:
- Aperte Enter
- Depois faça login.
- Usuário: root
- Senha: root
- Clicar em Enter
- Escolha seu HD e clique em: Ok
- Clicar em: Enter
- Depois em Enter novamente.
- Remova o disco e clique em: Enter
Pronto! O BFW está instalado.
Em menos de 5 minutos seu sistema está instalado e pronto para usar. Nas próximas configurações, vamos usar o webAdmin, ele trás um IP padrão. Caso queira mudar, basta fazer login no terminal e digitar o comando:
# gedit /etc/brazilfw/logical/local
- Depois de alterar, digite: Ctrl+qy (salva e sai do arquivo).
- Depois disso, digite "backup" e depois "reboot".
- Dica: é necessário o comando backup para que sejam salvas as alterações.
- Já pode abrir em seu navegador o webAdmin: HTTPS://seu_ip:8181
- Deve dar um erro de certificado, pode clicar em: "Continuar".
- Usuário e senha padrão
- Usuário: root
- Senha: root
Essa deve ser a tela que será apresentada no navegador:
Informações básicas
Agora vou passar algumas informações básicas sobre o sistema antes de continuar.
Para alterar a senha:
→ WebAdmin → Menu → Configurações → Sistema → Senha do Sistema
Normalmente, ele já configura a conexão de internet por DHCP; se precisar alterar isso, é só seguir esse passo a passo Trocar IP do BFW.
Vamos preparar o ambiente para instalar o sistema do provedor.
→ WebAdmin → Menu → Configurações → Servidor MySQL → Configurações
Marca como "Ativo" e salva. Depois clica em: "Iniciar".
Agora já podemos começar a instalar o EPM e os demais pacotes.
Vamos atualizar a lista de pacotes:
→ WebAdmin → Add-nos → Gerenciar → Instalar/atualizar
Deve bloquear o Pop-Up, libere e aguarde carregar a lista.
Instalação de pacotes
Obs.: neste artigo, não será utilizado todos os pacotes, porém nos próximos será necessário, então já pode instalar.
Vamos Instalar alguns pacotes:
- Htop - visualizador de processo interativo em modo texto para Linux.
- phpMyAdmin 4 - é uma ferramenta livre escrita em PHP, destinado a lidar com a administração do MySQL via browser.
- TCPDF Minimal - Para gerar PDF.
- Samba - Samba é um conjunto de programas de interoperabilidade padrão do Windows para Linux e Unix.
- Easy Provider Manager - Gerenciador Fácil para Provedores de Internet.
Basta clicar em "Instalar" que é feito a configuração. Depois de ter feito as instalações, vamos ajustar alguns serviços de rede necessário para colocar o servidor em produção.
DNS
→ Configurações → DNS
Coloque seus servidores que já usa, eu prefiro os do Google.
Primário 8.8.8.8
Secundário 8.8.4.4
- Habilite o uso de servidor DNS externo.
- Salva e reinicia.
- Ativar o QoS.
- Configurações → Qualidade do Serviço → configurações
- Marcar: "Sim"
Depois no mesmo menu de qualidade do serviço, ponha o IP da sua máquina em isentar, para conseguir acessar o servidor EPM dentro da sua rede.
→ Configurações → DHCP → Escopo
Aqui você pode alterar a faixa de IPs.
Servidor Proxy/cache * opcional
O cache já foi muito usado, alguns gostam, outros não, fica sendo opcional ativar.
→ Configurações → cache em disco → ativo "Sim" salva
Depois de realizar as alterações, vamos salvar tudo, pois se reiniciar ele perde as configurações, sempre que fizer uma alteração, salve.
→ Configurações → Salvar configurações
EPM
Vamos às configurações do EPM.
→ Add-nos → easy provider manager → configurações
Ativo "Sim". Bloqueio "Sim".
URL para redirecionamento (copie o link do navegador ou vai dar erro!):
URL de exibição
Pode criar uma personalizada:
www.meuprovedor.com.br
Salva e inicia. Depois, faça backup do seu sistema.
→ Add-nos → easy provider manager → faixa preferencial de IPs
Coloque a faixa que vai trabalhar.
Agora vamos na parte de configurar os usuários, planos e velocidades:
→ Add-nos → easy provider manager → EPM Controle
Coloque seu login e senha, se for o padrão ainda:
- Usuário: root
- Senha: root
Vamos usar o menu cadastros: Cadastros → Plano → Clique em: "Adicionar"
- Em "Plano", coloque o nome por exemplo: 2MB
- Download padrão 2048
- Upload padrão 1024
ZPH
Pode por o dobro do download, ele é para usar o cache em disco.
Título e descrição, pode por algo referente ao plano de 2MB:
Agora vamos cadastrar o cliente. Cadastre os dados necessários e vamos para a próxima etapa.
Depois disso, vamos criar o login dele:
- Em controle com usuário e senha marque "Sim" e cadastre o login
- Depois preencha o nome de host IP MAC da reserva.
- Pode pegar essas informações no servidor dhcp também.
Reinicie seu servidor e seus clientes já vão ter que fazer login e senha, basta abrir qualquer site em http que aparece a tela de login.
Vamos na parte do financeiro: Controles → pagamentos
Na parte de boletos, sempre que der baixa, ele já cria outro com 30 dias à frente. Assim facilita sua vida na parte de gerar boleto.
Seu servidor está pronto para uso. Já pode começar a fazer os testes até se sentir seguro para colocar em ambiente em produção.
Dica: se estiver com o servidor, pode acessar o WebAdmin direto nele, basta usar o comando:
# videomode
Escolha a resolução do seu monitor e passe para o sistema com o mesmo comando, por exemplo:
# videomode 1
Faça backup:
# backup
Reinicia:
# reboot
Pronto! Já pode usar o navegador no próprio servidor, com o comando abaixo:
# startx
Referência:
BrazilFW Firewall and Router