O por que de ter uma experiência no Shell puro?
Isso é masoquismo e é verdade, nossos antepassados viviam assim e muito bem, rendiam mais. Para quem gosta de ler texto ou escrever, nada melhor que usar o
Shell e com algum editor como
Nano,
Vim,
Vi para focar somente no texto, ou escrever.
Você sabia que o grande
George R. R. Martin usa o DOS puro, para escrever livros? É inacreditável isto, com toda tecnologia ele usa um computador de 1980. Tudo que ele fala é totalmente construtivo e vale pensar:
"Uso um computador de 1980, sem internet, assim não tenho problemas com vírus e foco somente na escrita".
Sem mais prolongar, vamos começar a nossa lista. Não vou ir muito a fundo sobre os mesmos, será somente um por categoria, os que mais gostos.
Editor de texto: Nano
Claro, texto por texto é tudo igual, você está no Shell e só vai ver textos, porém, um editor que facilita um pouco nossas vidas é bem vindo. Por isso, o
Nano com suas teclas fáceis é o melhor.
Cliente E-mail: Mutt
Existe uma grande variedade nesta categoria e eu tenho um preferido simples e fácil, é o cãozinho feliz, ele se chama
Mutt.
Ele já vem instalado em várias distribuições e está na ativa desde 1995. No começo, achei um pouco complicado de configurar, mas depois que se tem o "muttrc" configurado, só vai. Eu estou disponibilizando aqui meu "muttrc" todo certo, baixe, adicione as suas configurações e adicione em "~/.muttrc".
Browser: W3M
É a primeira vez que gosto realmente de um navegador modo texto. Links e Lynx tem seus bugs, os quais odeio, uma é a falta de praticidade de usar. Parece que o teclado não te obedece. É por isso que lhes apresento o
W3M, lançado também em 1995. Para usar é fácil,
h para navegar,
q para sair,
e direcional para navegar entre as páginas.
Gerenciador de arquivos: MC
Se você procura praticidade em gerenciar suas pastas e arquivos, recomendo o
MC.
Caso, por alguma eventualidade da vida, você venha usar o terminal, você pode também usar o mouse, o que deixa tudo mais fácil, sem falar que ele é extremamente leve, assim como todos os outros programas acima mencionados.
Ocupar alguns Kbytes na RAM, é para poucos.
Player de música: cmus
Carinha, depois de algum tempo para me acostumar, eu resolvi cair de cabeça no
cmus, uma que se você por lado a lado do Audacious (um player gráfico), mostra que um player em texto puro também é muito completo e funcional.
Para navegar entre as pastas, utilize as teclas (1,2,3,4,5,6,7). Leia também o manual e o modo de uso. Vale o teste? Não! Vale a troca total!