Por que algumas empresas crescem e outras não

Neste artigo exponho minha conclusão sobre algumas das razões que levam algumas empresas no ramo de tecnologia e informática crescerem e outras não.

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Por: Leandro Alexandre ® em 07/04/2009


Analise sua concorrência e realize uma auto-análise da sua empresa



Perguntei a meu amigo: "Você é mais velho que ele no comércio?"

"Sim! Como disse, já fazem 10 anos... Fulano abriu a sua loja faz mais ou menos 4 anos."

Indaguei então:

"Alguma vez você procurou informações sobre os produtos e serviços que ele oferece?"

Meu amigo respondeu: "Não"

"E Fulano já pediu para alguém pesquisar informações sobre seus produtos e serviços?"

Meu amigo disse: "Já, várias vezes... no ano em que abriu a loja, enviava constantemente pessoas para pesquisarem meus preços."

Disse a meu amigo: "Sei, e com relação a seus produtos e serviços? São melhores do que os de Fulano?"

Meu amigo ficou quieto, pensativo e disse: "Faço isto há mais de 10 anos! Com certeza o meu serviço é melhor que o dele."

"Será? Como você está convicto disso? Você mal sabe que tipos de produtos e serviços Fulano vende. Afinal, você nunca pesquisou! Eles podem estar oferecendo melhores produtos e serviços que vocês. Eles podem estar crescendo em cima das suas deficiências, como por exemplo:

o cliente chega até a loja dele e só tem uma caixa de determinado produto. Se o cliente quiser mais que uma caixa hoje, será obrigado a aguardar 3 dias pela encomenda."

Continuei:

"Pense bem, o cliente precisa do produto para hoje, não precisa para daqui 3 dias. Ainda que você venda mais barato que Fulano você não tem o produto. E mais: promete para o cliente que o produto vai chegar na terça e não vem na data prevista. Oferece curtos prazos de pagamento para os clientes. Tem uma atendente na loja que não sabe nada de nada... um dia eu perguntei a ela onde você estava e ela respondeu que não fazia idéia..."

Sinceramente, uma desorganização! Se perguntar para algum atendente da loja se tem um produto ou qual sua configuração do mesmo e para que serve, ela não saberia responder. E meu amigo quer vender ainda!

Aí vocês, leitores, concordarão comigo que a pergunta de meu amigo já está respondida: "Por que Fulano tem sucesso e eu não?"

Voltando ao meu amigo: "Você vai me desculpar, colega, mas você não treina o funcionário. Só o emprega e diz que é atendente de vendas. Ser vendedor apenas não adianta! Ou você ensina o serviço para ele ou contrate uma pessoa que tenha conhecimento para atender os clientes... não existe meio termo."

Muitos empresários acreditam ter achado um técnico (ou que seja, um vendedor mais ou menos com salário baixo). O pior é que ficam felizes em dizer que pagam "x" para seu funcionário, achando que estão ganhando algo por pagar pouco.

"O resultado que eles estão obtendo, já parou para analisar? Se você não tem um vendedor que saiba explicar como seu sistema funciona, e quando o cliente tem uma dúvida? Só com isto, imagine o quanto você está perdendo."

"Ou o técnico que só sabe fazer metade do serviço, depois você tem que ir lá terminar ou enviar outro técnico?"

É... tudo tem que ser analisado, pois os empresários fazem entrevistas com o interessado em um cargo e acham que é demais o salário que alguns profissionais pedem.

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Páginas do artigo
   1. Saber delegar e não perder tempo com pequenas coisas
   2. Analise sua concorrência e realize uma auto-análise da sua empresa
   3. Você (ou sua empresa) está focado em quê?
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Comentários
[1] Comentário enviado por dastyler em 07/04/2009 - 15:02h

artigo muito bom o seu Leandro!!

Já vi empresas agirem da forma que nao devem agir varias vezes.

[]´s


[2] Comentário enviado por eduardo em 07/04/2009 - 15:58h

Parabéns, muito bom seu artigo.

Abraços

[3] Comentário enviado por Teixeira em 08/04/2009 - 07:22h

Para se ter sucesso em qualquer empreendimento, e não apenas na informática, é necessário que seus produtos ou serviços, sua forma de atendimento, a maneira como sua organização é vista e sentida pelos clientes tenha um diferencial.

Pessoas podem ser muito bem sucedidas com pequenos negócios.
Havia em BH uma lojinha (um bequinho, por assim dizer) que não fazia mais nada qua vitaminas de futas.
Eles tinham 6 ou 8 liquidificadores que tinham pouquíssima trégua durante o dia.
Isso significa que os clientes ali accoriam por questão de preferência mesmo, pois na cidade havia na época várias lanchonetes que também serviam vitaminas e não tinham tanto movimento assim.

Considero que o atual "fenômeno PEGN" seja uma faca de dois gumes.
Porque aquilo que é um excelente negócio para uns será certamente o principal motivo da falência de muitos e muitos outros.
Não é porque o Zezinho abriu um estabelecimento e apareceu na TV como um empreendedor bem sucediso, que eu posso fazer a mesma coisa com a garantia de que a coisa dê certo para mim também.
É necessário um pouco de cabeça nas nuvens porém com os pés no chão.
Muitos iniciam empreendimentos motivados apenas por um sentimento de inveja!...
Isso simplesmente não funciona, e resultará em um "picareta" a mais no mercado.

Sem um sonho próprio (ou melhor dizendo uma META) não é possível chegar a nada. Mas sem os pés no chão certamente não haverá embasamento.
Deus criou ou homem à Sua imagem e semelhança. Isso significa em parte que, dentre todos os seres do universo, o homem é o único que tem a capacidade de crear (ou "criar", se preferirem).
Quase nunca é bom sonhar os sonhos dos outros.
O sonho tem de ter alguma exclusividade. Pode até mesmo ser mirabolante, mas ser viável, e factível de execução.

Diariamente chegam ao escritório pessoas que desejam fazer associações, cooperativas, ongs, oscips.
Chegam com excessivo entusiasmo e posteriormente esvaziam suas instituições por falta de interesse e do que fazer.
Estão com as cabeças e os pés nas nuvens, e arrrastam consigo uma turma de entusiastas-auxiliares ou de pessoas de bom coração que são incautamente envolvidas no empreendimento.

Não seria ético comentar aqui as coisas horríveis que temos presenciado.
Mas de uma forma genérica, podemos apontar pessoas que iniciam seus empreendimentos apenas porque "querem ser empresários" a todo custo, porém sem consistência alguma em seus empreendimentos.
Desejam ter sucesso através de alguma mágica, a qual na verdade não funciona de forma alguma, simplesmente porque não existe .
Há os que desejam "mandar", ter poder, ser patrões, tomar decisões verticalizadas (e SEMPRE desastrosas para seus empreendimentos).

Há os que se deixam deslumbrar pelo sucesso de pessoas como os nossos Samuel Klein ou Senior Abravanel (e muitos outros fora do Brasil), e que pensam que o caminho das pedras é abrir uma nova Casa Bahia ou um Baú da Felicidade. Não é.
O que existe em comum entre essas pessoas é a vontade de trabalhar, o fato de trabalhar, as metas de trabalho para o futuro, uma idéia diferenciada e também saber delegar, especialmente funções estratégicas.




[4] Comentário enviado por nicolo em 08/04/2009 - 10:52h

Das premissas da qualidade, duas são de aplicação rápida: Conheça o seu cliente (saiba o que ele quer), e Tome decisão sobre fatos e dados
Significa a equação matemática do negócio, o que dá lucro e o que não dá.
Você não oferece melhor serviço se não oferecer o que o cliente quer.

2-A outra ponta, a do funcionário, é mais grave. As relações de trabalho no Brasil tem um ranço escravocrata.
É muito difícil alinhar os gerentes e funcionários com o seu negócio, porque isso implica em avaliar as expectativas de cada gerente e funcionário
e isso só um bruxo consegue fazer. Conselho de um bruxo: Saiba qual o sonho de cada um da sua equipe, crie expectativas
de realização permente (mas jamais os deixe realizar completamente, ou terás um bando de hienas demandando cada vez mais).

3-Volatilidade do negócio. Todas as teorias do mundo resultam em nada se o negócio for volátil. Há muitas informáticas.
A maioria dos nichos são voláteis e desaparecem com a mudança da tecnologia que muda rápido.
Criar gado, plantar soja ou cana, rende pouco, mas não é volátil.

4-Quem vende serviço de tecnologia (informática) vai depender muito da sua equipe, exatamente da parte mais difícil.
Não adianta comparar com a loja de brinquedo, ou com a empresa de petróleo (segundo melhor negócio do mundo).
A Apple vende excelência para clientes sofisticados, dispostos a pagar o supréfluo, e continua crescendo.
Certos usineiros plantam cana há cem anos, não mudaram quase nada e nem pensam em mudar.
Não há receita pronta, apesar dos gurus que ganham milhões receitando soluções miraculosas.

Boa sorte (homens de negócio precisam disso).

[5] Comentário enviado por f_Candido em 08/04/2009 - 15:04h

Artigo interessante, parabéns.

Abraços

[6] Comentário enviado por rogerio_gentil em 08/04/2009 - 15:24h

Bom como material introdutório e experiência vivida, uma vez que está comprovado que muitos empreendem, mas poucos sabem empreender.

[7] Comentário enviado por Ignorante em 08/04/2009 - 20:40h

Muito bom o artigo, adorei mesmo...
Artigo como esse faz muita gente refletir e rever seus conceitos administrativos.
Parabens +favoritos

[8] Comentário enviado por TSM em 09/04/2009 - 08:12h

Muito bom seu artigo, parabéns.
Verdadeira aula de empreendedorismo.

[9] Comentário enviado por stremer em 09/04/2009 - 18:28h

concordo com o nicolo!
Acho que tudo depende do negócio. Não há uma receita.
Se você for montar um comércio, basta ter bons lideres e bons processos que a coisa funciona.
Se for montar uma empresa de desenvolvimento de software ou uma empresa de projetos de construção civil, dependerá demais de seus programadores ou de seus engenheiros e não serão os processos nem os lideres que garantirão a eficiência... precisará também de bons profissionais.

[10] Comentário enviado por clubelinux em 09/04/2009 - 19:01h

Muito bom artigos desta ordem pois não apenas de material essencialmente técnico vive o profissional de informática, mas muito do seu sucesso profissional vai depender do conecimento do mercado.

Pois se apenas conhecer "tecnicamente" um assunto como: programação, redes, linux etc... e não souber o Bê a Bá do mercado, muito provavelmente vai terminar na frente de uma mesa com um computador e sendo explorado, recendo bem menos que poderia receber.

Para terminar, apenas citando o colega acima "stremer", se você colocar excenlentes profissionais (operacionais) dentro de quatro paredes e não ter um lider para tocar o barco não vai adiantar nada, um bom lider sabe identificar as deficiências da sua equipe e recrutar bem quando precisa.

[11] Comentário enviado por pmichelazzo em 10/04/2009 - 20:40h

Só gostaria de achar um que tem dez funcionários e vai para a praia nos finais de semana. Será que é um número mágico?

Eu com doze trabalho tanto quanto com um :-)

Abs

[12] Comentário enviado por le-unix em 11/04/2009 - 13:36h

Realmente não é um número mágico, o foco deste artigo é "Ter uma melhor Administração, e se expandir cada vez mais!"

Tenho um pouco vivência, e estou procurando passar aos amigos da comunidade o que aprendi no decorrer dos tempos.

O fato de achar um "Empresário" que tem 2, 10, 20, 50 ou mais funcionários, e poder ir a praia aos finais de semana, depende muito dos seus subordinados e de você Lider.
O Lider do seu negócio, pode ou optar em sair passear ou não, mesmo que tenha pelo menos uma pessoa de "total" confiança para te ajudar a "expandir".

Muitos Empresários erram também em colocar pessoas sem "competência" ou "brincalhões" no cargo, e querem que a Empresa melhorem, crescam e etc.

Não tem segredo algum, e não é nenhuma formula mágica, analise a "Cabeça" deste funcionário para ver se tem "temperamento bom, jogo de cintura para resolver os problemas, comprometimendo e honestidade".

O fato é que as vezes está pessoa está ao lado, e não se enxerga..
Infelizmente não é todo Empresário que tem visão de fora para dentro, enxergando como os Clientes vêem sua Empresa, o que esperam dela.

Um dia tive um esbarrão de uma amigo bem sucedido que me disse:
"Quem trabalha não pensa, e quem pensa não trabalha" esta frase me abriu a cabeça!

Ele me disse:
Quando abri a minha Empresa trabalhei muito, hoje apenas "administro" meu negócio, de longe, o que fiz foi criar condições para administrar minhas Empresas a "longa distância".

Obrigado pelos elogios e críticas com nexo.
Sem mais amigos da comunidade, espero que vocês possam tirar proveito deste artigo para aplicar na sua Empresa.

Leandro Alexandre

[13] Comentário enviado por gersonraymond em 12/04/2009 - 04:25h

Vamos analisar com o carinho o artigo do Leandro, pois tenho visto alguns empreendedores reclamarem "meu funcionário me abandonou, etc ..." Então fica de novo a dica: Empresários valorizem seus profissionais com cursos, bons salários, etc... ou fatalmente vão perder os mesmos para outra empresa ou serão seus próprios adversários "grandes empresários" com grande vantagem, pois conhecem claramente suas deficiências.

Um grande abraço a comunidade Linux.

[14] Comentário enviado por escastilho em 14/04/2009 - 14:00h

Achei o artigo excelente, de grande utilidade para vários exemplos no País e no mundo. Mas agora me diz uma coisa Leandro, no meu caso e de tantos outros que trabalhamos no setor de TI de uma Empresa, ou seja, que a pessoa não seja proprietária da Empresa e sim um funcionário, como crescer dentro da Empresa? Ter o reconheçimento pelo serviço prestado?

No meu caso, às vezes me sinto um pouco perdido, trabalho no setor de TI de uma empresa que é Administradora de Consórcios, tenho 45 computadores na rede, sendo 6 servidores que somente eu que administro. 2 Windows Server 2003 fazendo o serviço de "Terminal Service" 1 servidor de banco de dados Oracle, 1 servidor Firewall/Proxy e outro servidor de compartilhamento de arquivos, fico me perguntando faço tantas coisas aqui e será que o que eu ganho $$$ condiz com a atualidade do mercado? me pergunto também qual é a minha profissão? sinceramente não sei, trabalho com redes, opero sistemas, configuro servidores e estou começando a trabalhar com o Oracle também.

Fazendo uma análise deste ponto de visto o que você me diria?

Atenciosamente
Erik Castilho

[15] Comentário enviado por diegohsa em 15/04/2009 - 09:13h

BOM ARTIGO!

[16] Comentário enviado por everton3x em 20/04/2009 - 16:48h

Bom o artigo, porém incompleto em relação ao que se entende como necessário para a criação, desenvolvimento e crescimento de qualquer negócio nos dias atuais.

Além da dimensão dos concorrentes, dos clientes, dos funcionário e do foco (visão, missão, como queiram), faltou abordar o planejamento, a dimensão sociedade (sim, hoje temos que ter responsabilidade social) e a dimensão financeira e de resultados.

Diriam, em síntese, que o artigo é bom, porém muito superficial. Mas isso não tira o mérito dele em fazer-nos pensar sobre o tema.

[17] Comentário enviado por thiago_program em 29/04/2009 - 20:32h

É como o everton3x disse.

Está superficial, mas é um ótimo começo e uma descarga de ânimo para quem está começando no ramo empresarial.

Abraços a todos

[18] Comentário enviado por thiagoluis em 03/05/2009 - 21:39h

Muito bom ! :-)


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