Neste artigo falarei sobre como distinguir níveis e tipos de permissão em arquivos e diretórios, utilizar os comando chmod e chown para modificar propriedades e permissões, distinguir os modos octal e textual para os parâmetros dos comandos de mudança de permissões, entender o que é máscara de um arquivo e como modificá-la, entender e utilizar permissões especiais, como stick bit e suid bit.
Espero que este artigo tenha sido esclarecedor na questão de permissões de arquivos e diretórios, uma vez que saber setar corretamente estas opções é parte indispensável para a segurança de uma sistema.
Abaixo, algumas dicas:
A umask pode ser de grande utilidade para programas que criam arquivos/diretórios temporários, pois desta forma, pode-se bloquear o acesso de outros usuários e a criação de arquivos, sem precisar recorre ao chmod.
Modifique a umask somente se necessário. É preciso atenção antes de escolher a umask, pois um valor mal escolhido poderá causar problemas de acesso a arquivos, diretórios ou programas não sendo executados.
Por padrão, quando um usuário é criado, é criado um grupo com o mesmo dome de usuário. É possível visualizar estar informações com o comando "id".
O comando chmod não permite a mudança das permissões de links simbólicos, ou seja, as permissões devem ser mudadas no arquivo alvo do link.
É possível copiar permissões de acesso do arquivo diretamente. Por exemplo: se o usuário digitar chmod o=u, as permissões de acesso dos outros usuários (o) serão idênticas ao do dono (u).
[5] Comentário enviado por pink em 15/07/2008 - 13:59h
Caro Eduardo/vodooo, parabéns pelo ótimo artigo! 10.
Muito didático, eu já conhecia o conceito das permissões, mas a forma como você descreveu está impecável, você teve uma simplicidade ao explicar um tema tão pouco discutido, para um leigo este esclarecimento é muito importante....
Parabéns novamente, obrigada pela contribuição.
Fique com Deus,
Michele