Pretendo mostrar como podemos usar várias distribuições instaladas no computador usando a mesma partição de arquivos de usuários (/home), otimizando o uso do disco e concentrando os arquivos em um único lugar, útil para quem tem seu próprio computador e quer seus vídeos, músicas etc num único lugar.
Bom, agora chegou a hora de organizar os diretórios dos usuários.
Fazendo o que indiquei até o momento, você teria 2 distribuições (ou mais) instaladas em seu HD usando a mesma /home, mas com usuários diferentes, ou seja, cada um tem sua pasta de usuário no ponto de montagem /home.
Então ficaríamos com:
/home/usuario1/Músicas
/home/usuario2/Músicas
/home/usuario1/Vídeos
/home/usuario2/Vídeos
O que não é muito útil, se você é o único que usa este computador, pois teria que ficar acessando o vídeo X na pasta do usuario1 e depois se quiser ver o vídeo Y na pasta do usuario2 teria que ficar saindo de um e entrando em outro.
Ok, vamos organizar as coisas então, podemos fazer o melhor uso do espaço do nosso HD e de quebra ter os arquivos que precisamos, independente do usuário e distribuição que estamos usando.
Elegeremos o usuário titular e o "sangue-suga" (aquele que vai apenas se aproveitar dos diretórios do usuário titular).
Defina qual é o seu 'usuário titular', localizado na /home, no meu caso seria o /home/usuario1, então...
Após iniciar com a distribuição que tem o usuário "sangue-suga" (usuario2), apague todas as pastas visíveis no seu /home/usuario2.
Para economizar no uso de imagens no artigo, vou usar comandos:
$ ln -s /home/usuario1/.thunderbird /home/usuario2/.thunderbird
(eu uso para o cache dos e-mails do thunderbird, bem útil)
ln -s /home/usuario1/.mozilla /home/usuario2/.mozilla
(eu uso para o cache do firefox, também pode ser útil)
Obs.: Criar os links com o mesmo nome do original ajuda bastante, pois algumas programas que apontam para estes diretórios conseguirão usá-los automaticamente, como o player de música Rhythmbox.
Bom, o que vai acontecer é que quando acessar o diretório (link) Vídeos do usuario2, na verdade você estará acessando a pasta /home/usuario1/Vídeos e assim terá todos os seus vídeos concentrados em um só lugar.
Obs.: Cuidado, não crie um link para a pasta home do usuario1 pensando que será uma ideia mais prática, pois o tiro pode sair pela culatra, pois com isso alguns programas podem ficar sobrescrevendo configurações e pior podem ser programas de versões diferentes usando o mesmo arquivo, aí você terá bugs estranhos no comportamento do seu sistema. Prefira fazer links para as pastas mais usuais, tipo Vídeos, Músicas, Fotos, Desktop, Documentos, Publico etc.
Ok, chegamos ao fim, façam suas críticas e vamos aprender juntos!
Espero ter contribuído para o aprendizado de alguém.
"A sabedoria é a coisa principal: adquire pois a sabedoria;sim, com tudo o que possuis adquire o entendimento." (Provérbios 4.7)
[1] Comentário enviado por asmayr em 07/06/2011 - 17:38h
Raimundo,
Eu prefiro colocar os dados (músicas, vídeos, documentos pessoais ...) numa partição separada, ao invés de colocar os dados nas homes. Esta partição representa 70% do meu HD. Sempre que instalo um outro sistema nunca perco nada, pois os dados estão sempre preservados e não tenho problema de espaço. As permissões e grupos dos usuários são diferentes dependendo das distros usadas e nem sempre esta visibilidade ocorre com facilidade. Só uma questão de opção. Mas dá certo do mesmo jeito, e faço assim há mais de três anos. E olha que já instalei e reinstalei sistemas zilhões de vezes :) Abs
[2] Comentário enviado por tiekookeit em 07/06/2011 - 18:02h
eu faço isso mas simplesmente altero em /etc/passwdo no nome do usuário para apontar para o home correto
ou quando instalo uma distro nova, removo o /home/homenova e faço um link da home do outro so ex:
meu home /media/sda3/daniel
no sistema recem instalado
cd /home/
mv daniel daniel.old
ln -s ../media/sda3/daniel daniel
envolve comando mas é mais facil para mim pelomenos
[3] Comentário enviado por rai3mb em 07/06/2011 - 19:31h
@tiekookeit
Se você fizer isso, alguns programas terão suas configurações sobrescritas, caso outra distro tenha o mesmo programa, e pode causa conflitos, como gnome/kde.
[4] Comentário enviado por rai3mb em 07/06/2011 - 19:33h
@asmayr
"Eu prefiro colocar os dados (músicas, vídeos, documentos pessoais ...) numa partição separada, ao invés de colocar os dados nas homes."
Foi justamente o que fiz, coloquei os dados de músicas, vídeos, documentos, etc, numa partição separada, a partição do /home, não teria muito sentido criar mais uma partição para separar esses dados, pois já estão seguros no /home (partição separada)
[5] Comentário enviado por iz@bel em 08/06/2011 - 12:24h
Eu faço algo parecido com isso...
O problema de fazer assim, é não poder ter o mesmo nome de usuário em todas as instalações...
Eu coloco todos meus arquivos em uma partição separada, na qual meus arquivos estão separados por várias pastas: imagens, filmes, musicas, artigos, programas, livros, homepage, ensino, mestrado, doutorado....
Então, a cada nova instalação de um linux com o /home dentro do diretório raiz /
Eu apenas removo as pastas de musica, imagens, video, etc.. do /home e crio link simbólicos de cada pasta da minha partição de dados para o /home
Ex:
ln -s /sda6/artigos /home/izabel/artigos
São mais de 10 pastas desse tipo hehehe
O importante é modificar no fstab para que essa partição seja montada automaticamente no boot com permissão de leitura/escrita para o usuário.
[6] Comentário enviado por nicolo em 08/06/2011 - 15:20h
hum... pode ser a coisa mais inútil do mundo, mas é uma idéia engenhosa e sui generis. (Já gastei 95% do meu latim). Gostei da parte do Link, o que realmente torna real somente o diretório do usuário master.
Parabéns, pela idéia. A maioria dos mortais nunca teve e jamais terá idéia nenhuma, e não há escola que dê jeito nisso.
Poderia com isso fazer partições menores para cada e criar os links para uma partição que contenha as músicas e os vídeos.
Gostei. Nota 10, com louvor.
[7] Comentário enviado por removido em 08/06/2011 - 15:44h
Fiz um tópico sobre este assunto um tempo atrás(talvez na metade de 2010), e você entre outros, também participou dele, Rai.
Foi uma ótima discussão da temática, como organizar as partições, compartilhar a '/Home' e também quanto ao criar usuários diferentes para cada sistema. Foi muito proveitoso e enriquecedor.
E o Artigo não ficou por menos. Detalhado e rico em imagens.
Agora já temos um Artigo que ensina como fazer isso, sem termos que ficar explicando passo-a-passos.
[8] Comentário enviado por rai3mb em 08/06/2011 - 21:39h
@nicolo
"Poderia com isso fazer partições menores para cada e criar os links para uma partição que contenha as músicas e os vídeos."
Não acho muito viável, criar uma partição apenas pra guardar músicas e os vídeos...mas é uma ideia, algumas pessoas podem colocar um HD a mais e apenas criar os links para o mesmo...
Gostei do "...pode ser a coisa mais inútil do mundo, mas é uma idéia engenhosa e sui generis..."
Para mim está sendo útil, abro uma nova distro e uso meus arquivos de música e vídeos, com outro usuário, vantagem em vista da situação em que criaria um usuário e depois outro em outra distribuição com o mesmo nome, e teria algumas configurações bichadas de aplicativos que passariam a compartilhar arquivos de configuração.
[12] Comentário enviado por .jack em 11/06/2011 - 21:54h
Bom esse tutorial e tira dúvidas. Pela diferença de 72 horas, eu teria feito igual antes.
Ilustrando:
Separei 4 partições nesse laptop (que não é meu, e já levaram embora daqui). :)
1. / Para a 1ª Distro
2. / Para a 2ª Distro
3. /Home
4. Swap
Formatei e montei as partições "/" e "/Home" na 1ª instalação. Na 2ª instalação, "/Home" não queria montar de jeito nenhum (Hein???). O instalador fechava sozinho se eu formatasse tanto "/" quando "/Home". Ao marcar "/Home" sem formatar, acusava um erro. Prosegui na 2ª instalação da 2ª Distro sem montar "/Home" mesmo.
Fim da História.
*Distros utilizadas: Ubuntu e Kubuntu versões 11.04 cada. O laptop e a dona não vem ao caso.
[13] Comentário enviado por liota em 13/06/2011 - 14:10h
Ótimo artigo, mas pessoal alguém sabe me dizer se consigo utilizar o meu /home configurado como meus documentos no Windows (que ainda não consegui tirá-lo por causa da minha familia). Para explicar melhor eu gostaria de utilizar o meu segundo HD (formatado com NTFS) que hoje ta configurado para os "Documents and Settings" no Windows, gostaria de confiurar esse mesmo HD (sem ter que formata-lo) como meu /home do meu Linux.
[14] Comentário enviado por rai3mb em 13/06/2011 - 21:29h
@liota
Não dar para usar um partição NTFS como /home, o que você pode fazer é montá-la automaticamente adicionando uma entrada no arquivo /etc/fstab e criar um link para seus arquivos dentro do /, ou dentro de alguma pasta de usuário.
Ou seja ficaria mais ou menos assim:
ln -s /media/windows/Documents\ and\ Settings /home/seu_usuario/dados_windows
Ai criaria um atalho para os arquivos do windows dentro da sua parta de usuário.
[15] Comentário enviado por R1c0 em 14/06/2011 - 20:37h
Nos meus dois sistemas (Debian e OpenBSD) eu aponto numa partição com /home, mas cada um tem seu user folder, assim mantenho certas configurações separadas, mas sempre dexo um link simbólico para economizar.
[16] Comentário enviado por pinduvoz em 14/06/2011 - 21:41h
A ideia é muito boa, pois usando usuários diferentes em distros diferentes (e com ambientes diferentes, como Unity/Gnome. apenas Gnome e KDE), podemos manter as configurações separadas e os arquivos juntos.
Vou utilizar a ideia aqui exposta na próxima distro que eu instalar.
[17] Comentário enviado por andersond em 24/04/2014 - 11:50h
Olá sei que o topic é antigo mas a esperança é a ultima que morre.. em ultimo caso abro um tópico novo se ninguem responder..
Na casa da minha mãe deixei um PC com Debian 6, e se bem me lembro deixei a /home separada..
Aí ela e minhas irmãs usam bastante, tem zilhões de documentos, no desktop, na pasta documents, downloads, etc.. (não tenho certeza tudo isso mora na home)
Supondo que eu não quero fazer backup, mas estou pensando em instalar o Lubuntu (ou mesmo o debian 7, clean install) por cima, e manter a home.. Os documentos serão mantidos? (aliás, o gerenciador de janelas do lubuntu é o mesmo do debian?)
Quanto a posições de janelas, alias, shortcuts, preferencias, wallpapers, etc.. não é importante, só os documentos físicos msm.. e se tb tiver na home, os favoritos tb, mas nao faço muita questão..