Muitos até pensam em ajudar, mas muitas vezes acabam inibindo esta vontade por não saber exatamente como ajudar ou achar que só pode ajudar quem tem bons conhecimentos de programação. A verdade é que além de desenvolvimento, existem outras várias formas de ajudar o Software Livre e em alguma(s) delas seu perfil poderá se encaixar melhor.
Divulgação - O bom e velho boca-a-boca pode ajudar mais do que você imagina. Se você fala das vantagens do Software Livre para 5 pessoas e conseguir convencer 1 pessoa a pelo menos experimentar o Software Livre, já temos um grande lucro. Pois esta ação é multiplicadora e este 1 que experimentou por indicação sua poderá gostar e repassar a idéia para mais pessoas e assim por diante neste ciclo.
Participação em listas ou fóruns na internet - Aqui você ajuda no sentido de tirar dúvidas e dar apoio a quem possa estar começando com o Software Livre. Estas pessoas as vezes acabam desistindo do Software Livre por encontrar dificuldades e não ter ninguém para lhes ajudar ou tirar dúvidas.
Documentação - Escrever artigos, tutoriais, dicas e manuais sobre Software Livre, seja filosófico ou técnico, é sempre bom para ajudar aqueles que buscam informações sobre o mesmo na internet, já que todos sabemos que até para dúvidas como por exemplo "como dar nó em gravatas", o Google é o primeiro a ser chamado como forma de pesquisa. Escrever documentações e jogar pela web, seja em sites, blogs, papers, wikis, dentre outros, aumenta as chances deste curioso achar tal informação.
Traduções - Esta se divide em duas categorias:
- Tradução de documentações - Muita documentação já existe sobre Linux e Software Livre em geral, mas uma grande parte deste universo de documentações ainda não se encontra nativa em nossa língua (português do brasil). Esta é tão importante quanto a de documentação em si, já que amplia ainda mais as opções para quem busca informações e conhecimento sobre o assunto.
- Tradução de pacotes - Quem não gosta de ter seu sistema operacional escrito em sua língua? O papel do tradutor de pacotes também é de extrema importância, pois é ele quem vai tornar possível esta idéia de ter sua máquina funcionando 100% em sua língua nativa na qual as interfaces dos programas e aplicativos estarão lhe passando as informações da forma mais clara possível. Cada distribuição possui a sua forma de organizar essa tradução de pacotes, o que geralmente é simples de se fazer e muito valorizado.
Eventos e Install Fest - Qual forma de divulgação seria melhor do que mostrar e/ou falar sobre um assunto pessoalmente? Os eventos possuem uma importância primordial neste sentido por estarem sempre trazendo atrativos como palestras e mini-cursos abordando o Software Livre como um todo, bem como especificações técnicas de um determinado assunto em particular. Aqui você além de ajudar na organização do evento, pode ajudar com palestras, mini-cursos ou mesmo reunindo alguns amigos e organizando um Install Fest dentro do mesmo, no qual vocês estarão recebendo máquinas de pessoas que desejam ter o Linux rodando em suas máquinas mas não se sentem, por alguma razão, seguros para fazer a instalação por conta própria. Um exemplo de evento que estaremos tendo em breve é o
CESOL - Congresso Estadual de Software Livre, que acontecerá entre os dias 19 e 23 de Agosto.
Doações - Muitos projetos de Software Livre que você pode até utilizar no seu dia-a-dia são auto-sustentáveis e precisam de toda e qualquer forma de incentivo para ter uma continuidade garantida. Pessoas voluntárias utilizam suas horas vagas para desenvolver uma aplicação que muitas vezes será útil em diversas tarefas de nosso dia-a-dia. Além do tempo empregado na tarefa, muitas vezes existem custos para hospedagem da mesma a manutenção.
Muitos aceitam doações por paypal por exemplo. Não é tão raro hoje em dia vermos empresas que utilizam-se de Softwares Livres para atender clientes, e como retribuição, façam uma doação ao projeto como forma de também garantir a continuidade do mesmo.
Esta atitude é importante e deve sim ser encorajada. Muitos de nós as vezes ganham dinheiro por nada, como por exemplo com um blog que temos e ganhamos algum dinheiro por propagandas no mesmo, sem que nos custe nada. Este dinheiro também pode ser convertido em doação para algum projeto, como fez o
BR-Linux a pouco tempo.
Estas são apenas algumas formas existentes para aqueles que pretendem ajudar de alguma forma o Software Livre. O importante é achar a sua forma de ajudar, não importa qual seja.
Lembrando que cada distribuição tem a sua forma de organização e deve-se buscar estas formas na hora de resolver ajudar em algo.
Espero ter dado algum incentivo a vocês. Ajudemos o Software Livre. Esta é a forma de retribuir por tudo que o mesmo já nos fez.
Abraços.
Marcelo Cavalcante Rocha / Kalib