Uma maneira simples de saber quantos botões o mouse tem é usando o comando xmodmap. Qualquer distribuição
Linux com os pacotes gráficos instalados já tem o xmodmap. Abra um terminal gráfico, por exemplo xterm ou de sua preferência e rode o comando:
$ xmodmap -e "pointer = 1"
Este comando vai gerar um erro, pois não existe mouse de 1 botão (não estou falando de Mac), mas o erro vai informar quantos botões seu mouse tem:
xmodmap: commandline:0: bad number of buttons, must have 5 instead of 1
xmodmap: 1 error encountered, aborting.
Que legal! Aprendendo com os erros. Você não indicou o número certo de botões, seu mouse deveria ter 5 ou invés de 1 botão.
Então execute novamente o comando, assim:
$ xmodmap -e "pointer = 1 2 3 4 5"
Ou com outra "sequência de números de botões" que seu mouse tiver, por exemplo, poderia ser: "1 2 3" (um simples mouse de três botões).
No exemplo acima era um mouse de 2 botões (esquerdo e direito) + a rodinha. O botão do meio... bem, era o próprio pressionar da rodinha, sem rolar, que funciona como o botão do meio.
Brinque um pouco trocando a posição dos botões e entenda o que faz cada botão do seu mouse. Depois disso acho que estaremos no caminho da compreensão para o que der e vier sobre botões do mouse.
Configurando para canhoto então teremos o comando para o considerado mouse de 5 botões:
$ xmodmap -e "pointer = 3 2 1 4 5"
Onde trocamos a função do 1º botão pelo 3º botão, ou do botão esquerdo pelo direito, ou do botão primário do mouse pelo secundário. Ou do jeito que você quiser chamar estes botões.
O exemplo acima serviu para um mouse comum de dois botões com rodinha. Mas o meu mouse ótico, bem parecido, foi considerado como um mouse de 9 botões, ficando assim o comando para canhoto:
$ xmodmap -e "pointer = 3 2 1 4 5 6 7 8 9"
Agora ficou muito mais fácil configurar mouse para destro ou para canhoto, ou outra configuração (conheço alguém que gosta de rolar as telas de forma invertida - se a rodinha sobe a tela rola para baixo).
Existem várias maneiras para você decidir onde o que fazer com esta configuração.
1. você pode usar o comando xmodmap em um terminal gráfico (xterm, konsole etc.).
2. você pode usar este comando em algum shell-script.
3. você pode guardar somente a linha de configuração "pointer = 3 2 1 4 5" no seu arquivo ~/.Xmodmap ou ~/.xmodmap dependendo da distribuição.
4. você pode rodar quando quiser o comando xmodmap, passando o nome do arquivo com a linha de configuração "pointer = 3 2 1 4 5". ex.:
$ xmodmap meuarquivo_xomdmap
$ xmodmap ~/.Xmodmap
É importante saber que o comando xmodmap também configura todas as teclas do seu teclado, da mesma forma possibilitando fazer o que quiser individualmente com qualquer tecla (prometo outro artigo sobre isto).