Muitas vezes dividimos o uso de um computador com outras pessoas. No lar por exemplo, quando estamos jogando, dividindo consultas na internet, redigindo e revisando documentos. É aquele "quem é que vai usar o micro agora?" e por praticidade nem mudamos a sessão, muito menos fechamos o aplicativo usado. Em alguns casos, alguém pode ser canhoto. Alguém conhece alguma situação em que o pequeno fato de abrir alguma janelinha para uma simples clicada que mude a configuração dos botões do mouse, parece incomodar mais do que pegar o teclado arredar para direita e pegar o mouse e colocar a sua esquerda?
Já temos solução para o teclado trocar de lugar com o mouse (no futuro provavelmente todos serão sem fios), mas sobre a configuração do mouse para destro ou canhoto, isto é a inversão "de forma prática" dos botões esquerdo pelo direito, podemos conhecer um pouco mais usando linhas de comando.
Eu decidi escrever algo sobre mouse para destros e canhotos, baseado na minha situação que é a seguinte: sou ambidestro no uso do mouse, em casa uso como canhoto e no serviço como destro. Mas em casa, acontece de outras pessoas usarem o computador também. Fica ali aquele computador conectado na internet, que as pessoas muitas vezes usam sem se preocupar de abrir a própria sessão. Então acontece aquele pequeno incômodo, por exemplo com minha filha de 10 anos. Abrir aquela janela de configuração de mouse toda vez que vai usar o micro. Reclama! Por que tenho que ser diferente? Ou quando estou por algum motivo no ambiente dela (devolvendo aqueles ícones/pastas que as pessoas adoram fazer desaparecer da área de trabalho). As vezes estamos com alguma atividade comum, como jogando ou navegando na internet, usando o mouse alternadamente.
O mais incrível que existe também um fator psicológico - tentar mudar o hábito, ser destro em casa ou canhoto no serviço, causa também desconforto. Além do mais eu não quero perder esta capacidade de dividir meu uso do mouse. Mas isto também pode ser resolvido de forma prática no
Linux, e é o que vamos saber como.