O
Conky é um monitor de sistema bastante leve e personalizável, capaz de exibir qualquer informação do computador, em texto ou em elementos gráficos como barras e gráficos. Para isso, ele vem com suporte a extração de informações de mais de 250 objetos distintos, incluindo informações do sistema, email (IMAP e POP3), tocadores de música (MPD, XMMS2, BMPx, Audacious) e outras, que podem ser exibidos em texto ou em elementos visuais como barras e gráficos, com ou sem cores.
Nesse artigo você verá o que o Conky pode fazer por você e aprenderá a instalá-lo e configurá-lo para exibir as informações mais comuns do seu computador.
Instalação
Por ser um software fácil de empacotar, o Conky está presente nos repositórios de todas as principais distribuições
Linux como Fedora, Ubuntu, Debian, Mandriva e openSuSE. Utilize o gerenciador de pacotes da sua distribuição e procure pelo pacote "conky". No Zenwalk, utilize o Netpkg. Para Slackware, procure um pacote em algum repositório como o
LinuxPackages.net, baixe-o e instale-o com o comando "installpkg".
Se você preferir, pode baixar o código-fonte e compilar o Conky para que ele tenha suporte somente às funções que você precisa. Para isso, primeiro você deve baixar o código-fonte no endereço abaixo:
Depois, descompacte o arquivo:
tar zxpf conky-1.6.1.tar.gz
$ cd conky-1.6.1
Agora, verifique as opções disponíveis para compilação:
./configure --help | less
Anote as opções que você vai usar e execute a configuração, como segue:
./configure --enable-[recurso 1] --enable-[recurso 2]
Para compilar o Conky com suporte a todos os recursos, o comando fica da seguinte forma:
./configure --prefix=/usr --sysconfdir=/etc --sharedstatedir=/var/lib --localstatedir=/var --enable-dependency-tracking --enable-shared --enable-audacious=yes --enable-bmpx --enable-xmms2 --enable-rss --enable-smapi --enable-wlan --enable-nvidia
Algumas bibliotecas e cabeçalhos além de utilitários de compilação serão necessários para que o processo ocorra corretamente. Ao final, poderemos iniciar a compilação propriamente dita:
make
Depois, é só instalar:
su -c 'make install && /sbin/ldconfig'
Ou, no Ubuntu:
sudo make install
$ sudo ldconfig
Instalação concluída, vamos aprender a configurar o Conky para monitorar nosso sistema. Vire a página.