Neste artigo descrevo o passo-a-passo que realizei para deixar meu notebook 100% redondo (placa de vídeo 3D e wireless) com o sistema operacional Linux.
É com grande satisfação que escrevo meu primeiro artigo no Viva o Linux.
Há mais de 3 anos tento deixar meu computador 100% Linux e não conseguia devido alguma "coisinha" que faltava: principalmente o dispositivo de vídeo 3D.
A intenção deste artigo é mostrar a distribuição Linux que funcionou perfeitamente no notebook LE50 da LG depois de alguns pequenos ajustes.
A luta foi difícil, pois não desisti de ter o Linux no meu computador mesmo depois de testar, configurar e buscar soluções na internet para diversas outras distribuições sem obter sucesso.
Este artigo servirá para aqueles que possuírem um notebook da mesma série LE que contenha os mesmos dispositivos.
Segue abaixo marca e configuração do meu notebook:
Notebook: LG LE50 Express
Modelo: LE50-5K5P1
Processador: Intel Celeron M 1.6
Memória atual: 1GB DDR2 Dual Channel
HD: 60GB
Wireless: Ralink RT2500
LAN: Marvell Technology
Vídeo: ATI Radeon Xpress 200M 128MB
Som: HDA ATI SB
Mídia removível: Grava CD e lê DVD
Distribuição utilizada: Ubuntu 8.04 Hardy Heron
Gerenciador gráfico: Gnome 2.22.2
Vamos agora iniciar o sistema e ver o que acontece.
[3] Comentário enviado por osmano807 em 02/01/2009 - 14:30h
Cara, muito bom o artigo, focalizou certinho no que pretendia explicar.
Não tenho muita sorte com gráficos no Linux, até porque meu notebook tem uma placa unichrome.
Parabéns.
Só estou estranhando o ubuntu não detectar a placa wireless, a maioria da realtek e ralink são detectadas (pelo menos as minha, onde foi f*da até para achar drivers para windows)
[6] Comentário enviado por cesarscavone em 05/01/2009 - 01:53h
Opa!
Excelente seu tutorial. Eu tb sou usuário de Notebook na minha rotina de trabalho e agora estou em processo de migração para o Linux (opção minha, por conta de o notebook ser próprio). Vou testar o Linux em Dual Boot por 60 dias. Se eu não sentir problemas tanto em casa quanto no trabalho, vou optar por só ter o Linux.
Eu, graças a Deus, não tive problemas para configurar o meu sistema no meu notebook. Estou usando um Kubuntu 8.10 num Toshiba Satellite A205 Centrino Core 2 Duo.
Fiz a instalação usando o Wubi e todos os drivers e dispositivos foram reconhecidos. Daí, instalar o que eu precisava foi só usar o Aptitude.