Primeiro programa
Para começarmos, vamos criar um arquivo "hello.lua" e dizermos uma simples mensagem de "Olá" para o usuário. Então, no seu terminal, você pode seguir os seguintes passos:
touch hello.lua
chmod +x hello.lua
vim hello.lua
No primeiro comando criamos o nosso script com a extensão ".lua", no segundo damos ordem de execução ao script para podermos executar ele sem problemas e por ultimo, abrimos o editor VIM para digitar nosso código.
Com o editor aberto, nosso código será o seguinte:
#!/usr/local/bin/lua
print("Olá, usuario!")
Na primeira linha do nosso código, dizemos ao sistema qual interpretador é pra ser usado, e claro, no caso vamos usar Lua, e qual o caminho que ele está. Esse é o caminho que colocamos nos passos de instalação.
"printf" é uma função, que é um bloco de código que faz uma tarefa especifica e que podemos chamar para ser executada quando e quantas vezes quisermos e, no caso, essa função exibe uma mensagem que colocamos entres aspas duplas na saída padrão (stdin) que geralmente vai ser o monitor.
Agora, vamos sair do editor e executar o script com o comando
./nome_do_programa, e no nosso caso:
./hello.lua
A saída será:
Olá, Usuário
Conceito de variáveis
Uma variável é um espaço na memoria que é reservado para guardar algum tipo de informação, seja números, nomes etc e em Lua existem oito tipos de dados que podem ser armazenados em variáveis:
- nil
- number
- string
- table
- thread
- boolean
- function
- userdata
Mas, nesse primeiro momento, vamos focar nas do tipo number e string:
Number: como o próprio diz, são os tipos de dados de variáveis para armazenar números, e em especificamente em Lua, ela não diferencia números inteiros de números com ponto flutuante, como outras linguagens fazer. Ex.: numero 3 é um numero inteiro, mas 5.6 é um numero de ponto flutuante.
String: é um tipo de dado que armazena uma sequência de caracteres, que pode conter letras, números, espaços, caracteres especiais e assim por diante. Ex.: João, Pedro123, $enha_1010.
Para podermos usar variáveis em Lua, precisamos criá-las/declará-las a sintaxe (regra para criação de algo), é assim:
nome_da_variavel = valor
Usando a sintaxe acima, se eu quisesse criar a variável nome com o nome de "Faísca" e a idade por exemplo, com o valor de 30, seria dessa forma:
nome = "Faísca"
idade = 30
O sinal de igual significa "recebe", então a variável "nome" recebe o valor do tipo string "Faísca" e a variável "idade" é a mesma ideia, recebe o tipo de dado Number, que no caso é 30.
Vamos passar isso para o código, que além de criar essas variáveis, mostrará esses valores na tela, então, vamos criar o arquivo "nome.lua", dar permissão de execução, no editor digitar o seguinte código:
#!/usr/local/bin/lua
nome = "Faísca"
idade = 30
print(nome)
print(idade)
Saia do editor, execute e a saída será essa:
Faísca
30
Nesse exemplo, veja que podemos usar a função "printf" para exibirmos variáveis, se tornando muito útil conforme avançarmos nos artigos e aprofundarmos sobre essa função e variáveis.
Para este artigo, é só. Nos próximos, iremos nos aprofundar na linguagem e vendo algumas convenções para boas práticas de programação, pois esse foi apenas um artigo introdutório da linguagem.
Espero que tenham gostado e acompanhem os próximos., até logo!