Aqui descreverei como espantar o fantasma que assusta quem está começando agora a mexer com Linux e se depara com um pequeno obstáculo: segurança, mais propriamente dito: IPTABLES. E agora? Veremos como configurar um firewall pessoal usando um programa com interface gráfica.
Depois da instalação "muito fácil", vamos dar um tapinha final.
Digite no terminal em modo gráfico:
# fwbuilder
Crie um novo projeto em "Create new project file", daí ele pedirá que você forneça uma pasta e um nome para o projeto do seu firewall pessoal. Salvando, pressione next, finish e a tela do FwBuilder abrirá.
O primeiro passo é criar os objetos que compõem sua network.
Encontrando ao lado esquerdo da tela teremos:
Addresses- Usado para fazer referência a apenas um IP;
Address Range - Possibilita filtrar uma faixa de IPs;
Group - Agrupa diversos outros objetos previamente criados, o que possibilita que sejam filtrados de uma só vez;
Hosts - Um computador com todas as sua interfaces de rede especificadas;
Networks - Classes de IPs identificadas pelo endereço IP e sua máscara de rede.
Para criar um objeto que identifique toda sua rede interna, clique em "Networks" e depois acesse a opção "New networks". Preencha todos os dados e depois dê um "apply changes", criando sucessivamente todos os objetos lógicos de sua rede.
Para as portas mais usadas, como 80, 25, 110, etc, o próprio FwBuilder contém uma configuração default para esses serviços que costumamos usar sem nos dar por conta.
Para isso clique sobre o campo User, na parte superior da tela esquerda e escolha a opção Standard. Em Service você irá visualizar uma lista de todos os serviços disponíveis.
[4] Comentário enviado por sidsodre em 17/11/2005 - 10:10h
Muito bacana mesmo o artigo!
Gostaria de saber se com esse modo gráfico de configuração de firewall dá para fazer todas as coisas da mesma forma que manualmente. !?
[5] Comentário enviado por gnudark em 17/11/2005 - 11:12h
Cara, é possível sim, pois de suas regras feitas graficamente é gerado uma espécie de "fonte" de suas regras de firewall, assim sendo você pode executa-las da mesmas forma que manualmente.
[7] Comentário enviado por bique em 18/11/2005 - 11:58h
Beleza e Parabéns pelo Artigo...Mas acho que nem tudo dá para fazer no modo gráfico e para além de que acho sempre bom saber do que se passa por trás e com o gráfico muitas vezes não sabemos.
[8] Comentário enviado por agk em 18/11/2005 - 14:27h
Parabéns pelo artigo. Esse programa realmente é muito bom, eu vi o pessoal da Celepar utilizando ele.
Eu particularmente achei difícil de montar as regras e manipular o FW Builder, prefiro muito mais fazer um shell script com as regras.
O importante é que temos mais uma opção para gerenciamento das regras do iptables.
[11] Comentário enviado por pitt3r_p4rk3r em 27/12/2005 - 17:13h
Muito bom o artigo...
Ele apenas mostrou 1 metodo de se inserir as regras pra quem ta começando...
Claro que pode parecer meio sem logica... mais pra quem ta começando a mexer com firewalls... é muito mais facil ver algo gráfico... passa mais confiança... sei la...
[14] Comentário enviado por debianwoman em 29/11/2010 - 22:00h
Como é feito o acesso modo gráfico?
Desculpe, minha falta de conhecimento, mas não entendi como será feito a interligaçãod do firewall por exemplo iptables e como eu crio as regras pelo modop gráfico.