Instalando o modem Pctel PCI no Conectiva 10

Instalação e configuração do winmodem pctel PCI - que é o modelo de modem onboard que vem nas placas Pcships M748LMRT (Xcell 2000) - na distribuição Conectiva 10 com o kernel 2.6.X, de uma forma bem simples e didática para os que estão iniciando no mundo Linux.

[ Hits: 18.340 ]

Por: Fernando Alessandro Vieira da Silva em 17/07/2006


Configurando o GRUB



Agora vamos voltar e fazer uma faxina no Grub.

O Grub é o gerenciador de boot padrão do Conectiva Linux. É ele que aparece na inicialização do micro mostrando as opções disponíveis para o boot. Através dele é possível escolher qual kernel ou mesmo qual sistema operacional você quer iniciar.

Você se lembra que foi criada uma entrada como o novo kernel no GRUB, porém esta nova entrada é uma entrada simplificada e não vai conter todas opções contidas nas entradas originais do sistema (como opções para o bootsplash e framebuffer).

Para resolver este inconveniente, basta editarmos a entrada padrão do Grub. Nesta tarefa, podemos usar o Webmin ou editar manualmente o arquivo de configuração do menu do Grub (/boot/grub/menu.lst).

Antes de prosseguir visualize o conteúdo da pasta /boot. Pode ser usando o konqueror ou mesmo em um terminal. A pasta /boot é o local onde fica o kernel propriamente dito. Cheque pelos arquivos que começam com "vmlinuz". Estes são os kernels que estão instalados no seu sistema. Note também que existe um arquivo chamado initrd correspondente à cada kernel. Anote cuidadosamente o nome do novo kernel (o que tem o número maior), por exemplo, vmlinuz-2.6.11-72032U10_17cl. É muito importante que não falte nenhum ponto ou traço, pois caso contrário, o sistema não conseguirá encontrar o novo kernel. Se quiser, copie e cole o nome.

Para usar o Webmin, acesse o painel de controle da Conectiva, clique em "Configurar Webmin", na próxima tela preencha o login como root e a respectiva senha, clique em "Hardware --> Grub Boot Loader". Você verá todas entradas disponíveis no menu do Grub. Entre na opção Conectiva Linux 10, que é a opção padrão.

Na tela apresentada, altere o campo caminho do kernel, substituindo somente o nome do kernel anterior (por exemplo: vmlinuz-2.6.5-63077cl) pelo do novo kernel (por exemplo vmlinuz-2.6.11-72032U10_17cl). Após esta ação, vamos fazer o mesmo com o campo arquivo inicial de ramdisk que deve conter o nome do "initrd" correspondente ao novo kernel. Seguindo o exemplo anterior, substitua initrd-2.6.5-63077cl por initrd-2.6.11-72032U10_17cl.

Após efetuar as alterações, não se esqueça de clicar em salvar.

Como já comentado, também é possível executar esta operação editando-se manualmente (como root) o arquivo /boot/grub/menu.lst e aplicando as mesmas alterações descritas acima.

Agora no próximo boot, ao selecionar a opção padrão Conectiva Linux 10, o sistema irá utilizar o novo kernel. Para ter certeza se o novo kernel está sendo utilizado, digite "uname -a" em uma janela de terminal.

Um alerta quanto a drivers e demais módulos do kernel


Quando se executa uma atualização do sistema, novos pacotes de drivers correspondentes à nova versão do kernel também são instalados. Verifique isto no synaptic procurando pelos drivers da nVidia ou de algum modem. Existe um pacote correspondente para cada versão do kernel.

Porém quando se usa um driver ou módulo de kernel que não é oficial do Conectiva Linux (ou seja, que foi instalado por um pacote RPM não oficial ou compilado usando-se ./configure - make - make-install), não existem pacotes para o novo driver correspondente ao novo kernel.

Portanto, nestes casos cabe ao usuário repetir os passos utilizados para a instalação de tais drivers ou módulos de maneira que seja gerado um novo módulo corresponde ao novo kernel.

Faxina final no Grub


Se após a atualização do kernel não for constatado nenhum problema (aguarde alguns dias por garantia até verificar tudo), pode-se atualizar a entrada correspondente ao modo texto e eliminar a entrada simplificada adicionada pela instalação do novo kernel. Apenas deve ser observada a opção de inicialização padrão. Pelo webmin, na página inicial do Grub existe o botão Editar Opções Globais. Clicando-se nele, deve-se selecionar a Opção de inicialização padrão desejada.

Ou então editando-se o menu.lst, alterar o valor da opção default para o valor correspondente (apenas lembrando que a primeira opção é 0, a segunda é 1 e assim por diante).

Um passo a mais na faxina seria desinstalar o kernel antigo, que já não tem utilidade. Para isto use o synaptic, que se encarregará de desinstalar os módulos correspondentes sem utilidade.

Espero que com este passo a passo eu possa vir à ajudar a comunidade.

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Atualizando o Kernel
   2. Instalando o modem
   3. Configurando o GRUB
Outros artigos deste autor

Modem PCTEL AMR PCI no Slackware 10.1

Leitura recomendada

Como configurar o Apache com PHP e SSL de um jeito mais seguro e sem complicações

MUGPIS 14.1

Configuração de Servidor BIND 9

VMWare Server no Debian Linux 4.0 (Etch) (i386 e AMD64)

Instalação, configuração, utilização e testes do DRBD 0.7

  
Comentários
[1] Comentário enviado por rodms em 18/07/2006 - 01:32h

Me arrependo profundamente de ter instalado o linux no meu pc (kalango 3.2), essa porcaria não aceita o modem us robotics voice win 1806, já tentei todo tipo de dicas de todo tipo de site e nada funciona, o windows pode até ser uma bela porcaria mas ao menos aceita quase qualquer modem e não precisa ser professor de programação para instalar um simples modem, e essa droga de linux não funciona nada, é preciso saber programação, irq, port, movimento das galáxias, física quântica, para instalar uma porcaria de um modem.

[2] Comentário enviado por bosetti em 18/07/2006 - 09:42h

Me desculpe, mas acho que você é que não tem a menor paciencia pra estudar um pouco...
Os modens funcionam no windows por um motivo obvio... foram feitos para windows e por mais porcaria que sejam, vem com drivers para windows...

[3] Comentário enviado por thelinux em 18/07/2006 - 14:44h

Ao rodms - cara os SOs do Linux e Microsoft tem suas vastagens e desvantagens. Acho que o palavriado ruindows ou linux merda em um site de TI devem ser repenssadas.
Mas realmente, é um pouco frustante as vezes não poder usar o modem no Linux algo que é simples no Windows.

[4] Comentário enviado por bosetti em 18/07/2006 - 17:21h

E eu também, fiquei mais d 4 meses tentando fazer meu modem funcionar, agora eu to feliz e contente com ele na internet =p

[5] Comentário enviado por mpinho em 18/07/2006 - 20:08h

rodms,

Ninguém nem o linux tem culpa se você compra uma josta de WIN modem (tem WIN de WINDOWS até no nome), ainda por cima que não é nem um dos poucos que tem algum driver para linux.

Eu tenho um USRobotics PCI hardmodem que funciona muito bem no linux.

Se não quer comprar um hardmodem pelo menos compre um winmodem suportado pelo linux. É barato. Larga de ser pão-duro e chorão.

[6] Comentário enviado por diegosilvaresrj em 07/08/2006 - 23:28h

Mano estou com o conetiva 10 instalado quero instalar o modem win modem lucent ,mas ñ estou achando um kernel p/ o conectiva 10, esssa porra de linux enche o saco até p/ instalar uma impressorinha nessa porra do conectiva 10 dá zebra que saco,mas vou insistir só de raiva ....

[7] Comentário enviado por diegosilvaresrj em 07/08/2006 - 23:50h

Por favor caras que entendam de linux,aí,como faço p/ instalar o win modem lucent off-board ,no conectiva 10, estou desesperado .........................................


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts