Como o próprio nome diz, o VideoCache é um programa auxiliar ao proxy, que permite com que os vídeos do Youtube, UOL, Tube8, Xtube e outros possam ser armazenados para que no acesso seguinte sejam enviados diretamente do servidor para o cliente, economizando banda e dinheiro.
Com isto já deverá ser possível acessar o conteúdo do diretório videocache através do browser. Recomenda-se que a opção Indexes esteja sem o sinal de "-" na frente para que isso seja possível. Contudo, o sinal deve ser recolocado para evitar que se acesse o conteúdo do diretório de forma indesejada.
O arquivo /etc/videocache.conf abriga as configurações gerais do videocache. Alguns de seus parâmetros devem ser alterados:
cache_host = <IP da interface da rede local no servidor>
proxy = http://<IP da interface da rede local no servidor>:3128/
base_dir = /videocache
video_lifetime = 30 (número de dias que o vídeo ficará no cache sem ser acessado)
enable_videocache_cleaner = 0 ou 1 (habilita ou não o videocache a limpar os vídeos não acessados por um determinado tempo)
Alterando o squid.conf
Adiciona-se as linhas abaixo no final do arquivo /etc/squid/squid.conf:
Toda vez que o arquivo /etc/videocache.conf for alterado, necessita-se que o Squid seja reiniciado para que as alterações sejam efetivadas. O VideoCache possui um arquivo de LOG que fica em /var/log/videocache/videocache.conf. Os erros, as páginas que estão sendo "cacheadas" e demais informações podem ser obtidas através de arquivo.
É bom ressaltar que este artigo foi feito baseando-se na distribuição Debian Lenny. Para distribuições padrão Red Hat há no site do VideoCache um pacote RPM já pronto. Contudo, alguns conceitos desse artigo, tal como o local aonde os vídeos serão armazenados e o que se deve alterar podem ser úteis no processo de instalação quando se utiliza RPM.
Espero ter contribuído e me coloco a disposição para qualquer dúvida ou sugestão.
[2] Comentário enviado por julioh em 01/08/2009 - 10:53h
Caro Joaquim,
Realmente alguns vídeos do Youtube não estão sendo cacheados. Será que houve alguma mudança recente, tipo uma semana atrás? Vou ver o que dá para fazer e posto aqui.
[5] Comentário enviado por sayrus em 18/08/2009 - 10:46h
Júlio obrigado por nos ajudar em primeiro lugar, mas não sei o que fiz de errado,não esta mais navegando depois de altera as linhas que foi pedido,porem o ping funciona contra os sites.Voltei as linhas e ja esta navegando.Deu certo pra alguem ai?
[6] Comentário enviado por julioh em 18/08/2009 - 20:35h
Olá Sayrus,
Eu fiz essas alterações acima. Inicialmente no videocache.py e depois no squid.conf. Está tudo funcionando perfeitamente. Revise as alterações com cuidado e não se esqueça que a linha que deve ser adicionada no squid.conf deve estar junto com as ACLs do Videocache.
Há um link no fórum no VideoCache que pode ter ajudar:
[7] Comentário enviado por sayrus em 18/08/2009 - 22:47h
Júlio esse é meu primeiro servidor pois sou novo no linux,fiz o que você falou alterando por último o squid.conf,e esta funcionando 100%.Muito Obrigado me ajudou de verdade era só o que faltava pra eu terminar.Valeuuuuuuuuuu
[8] Comentário enviado por hrslinux em 09/10/2009 - 03:53h
NÃO CONSEGUI FAZER O DOWNLOAD DO ARQUIVO VÍDEO CACHE POIS ELE É PAGO
JÁ TENTEI BAIXAR DE OUTRAS FORMAS...
...ATÉ QUE BAIXOU MAIS NÃO DAVA PRA EXTRAIR POIS NÃO TINHA NADA OU ESTAVA DANIFICADA!
SE ALGUEM TIVER ESSE ARQUIVO POR FAVOR ENVIAR PARA O MEU EMAIL -> hrslinux@hotmail.com
[9] Comentário enviado por cytron em 11/05/2010 - 01:48h
Difícil heim!!!! Basta o desenvolvedor perceber que não tem muitos por aí e já vai logo cobrando pelo produto, nada contra, é até direito deles, mas já que vai cobrar... então faz uma coisa que presta, funciona, é claro, mas tem que bater cabeça e algumas coisas nao rolam mesmo. Thundercache é bem melhor, só que mais difícil de fazer funcionar, já a versão 4 está fácil, se instalar no ubuntu mini que o biazus recomenda. Testei, é bom mesmo, grátis com limite de hit, cerca de 100 a 150 clientes. Acima disso tem que pagar, nada mais justo, pois o produto é bom.
Mas cá entre nós, fazer cache de vídeo deveria ser nativo do squid. O que não seria esforço algum para quem criou um proxy tão poderoso.
Quem dera eu tivesse talento pra desenvolver um rewriter desse, se bem que a versão antiga do thunder é em puro php... humm, isso está me dando uma idéia.
[13] Comentário enviado por julioh em 26/11/2010 - 09:04h
Olá Bonanati,
Eu acredito que não seja necessário remover o Videocache, basta você retirar as configurações do Videocache do squid.conf. Desta forma, o Videocache irá parar de funcionar e você pode colocar o TC no seu lugar.
[15] Comentário enviado por danillorc em 05/04/2012 - 19:23h
E ái galera, aqui não deu certo, uso o ubunto 8.10, instalei direitin, rodou sem as alterações, mas com as alterações não funfou, fiz tudo certim mas num deu certo, fiz primeiro com a versão 1.9.1 e depois com a 1.9.2 que vi alguem comentando que já a nova atualização do videocache 1.9.2 tinha sido corrigido o problema de não estar mais fazendo cache dos vídeos do youtube, mas também num deu certo não.